segunda-feira, 6 de março de 2023

O processo de frutificação

Hoje nós vamos meditar em um texto que mostra claramente que para frutificarmos, precisamos permanecer em Jesus e em Seu amor.

Leitura do texto:

(João 15:1-17)

(V. 1-8) Jesus declara que devemos permanecer na videira.

(1) "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.

(2) Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

(3) Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.

(4) Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.

(5) "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

(6) Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.

(7) Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.

(8) Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.

(V. 9-16) Jesus declara que devemos permanecer no amor d'Ele.

(9) "Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.

(10) Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.

(11) Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.

(12) O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.

(13) Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

(14) Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.

(15) Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.

(16) Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

(17) Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros."


Meditação do texto:

Jesus, em suas últimas horas antes da crucificação, afastou da multidão e ministrou especificamente aos Seus discípulos:

(João 15:1-17)

Jesus usou uma figura muito conhecida em todo o Antigo Testamento

(A figura de uma videira - Pé de uvas)

No Antigo Testamento Israel era a videira de Deus, mas fracassou em seu propósito de produzir frutos para a Sua glória.

Complementar:

O propósito da videira é de produzir frutos, caso não produza frutos de qualidade será queimada - não serve para mais nada.
  • (Isaías 5:2) "Ele cavou a terra, tirou as pedras e plantou as melhores videiras. Construiu uma torre de sentinela e também fez um tanque de prensar uvas. Ele esperava que desse uvas boas, mas só deu uvas azedas."
  • (Ezequiel 15:1-6) (1) "A palavra do Senhor veio a mim. Disse ele: (2) Filho do homem, em que a madeira da videira é melhor do que o galho de qualquer das árvores da floresta? (3) Alguma vez a madeira dela é usada para fazer algo útil? Alguém faz suportes com ela para neles pendurar coisas? (4) E, depois de ser lançada no fogo como combustível e o fogo queimar as duas extremidades e carbonizar o meio, servirá para alguma coisa? (5) Se não foi útil para coisa alguma enquanto estava inteira, muito menos o será quando o fogo a queimar e ela estiver carbonizada. (6) Por isso diz o Soberano Senhor: Assim como destinei a madeira da videira dentre as árvores da floresta para servir de lenha para o fogo, também tratarei os habitantes de Jerusalém."

(1) "Eu sou a videira verdadeira, 
  • Cristo agora declara que Ele é a videira verdadeira, a fonte da vida.

e meu Pai é o agricultor.

Deus é o agricultor, aquele que supervisiona diretamente a videira.

O propósito do Pai como agricultor é amoroso, 
mas o procedimento pode ser doloroso

A função do Pai como agricultor: Cortar e podar.
(2) Todo ramo que, 

Os ramos são os discípulos de Jesus.

estando em mim, 

Em Jesus, a Palavra de Deus, a fonte da vida.

Complementar:

Jesus é a Palavra, ela tem os nutrientes necessários para produzirmos fruto de excelência.

não dá fruto, 

Não permite o processo de santificação, de crescimento espiritual.

ele corta; 

Ou a pessoa permanece na videira e frutifica, ou ela é cortada e lançada fora para ser queimada.
  • (Romanos 11:17-21) (17) "Se alguns ramos foram cortados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado entre os outros e agora participa da seiva que vem da raiz da oliveira, (18) não se glorie contra esses ramos. Se o fizer, saiba que não é você quem sustenta a raiz, mas a raiz a você. (19) Então você dirá: "Os ramos foram cortados, para que eu fosse enxertado". (20) Está certo. Eles, porém, foram cortados devido à incredulidade, e você permanece pela fé. Não se orgulhe, mas tema. (21) Pois se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você."

e todo que dá fruto ele poda, 
  • Nenhum ramo produtivo é poupado.

Os sofrimentos internos e externos também tem o poder de nos santificar:
  • (Hebreus 12:5-11) (5) "Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, Pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho". (7) Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? (8) Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos. (9) Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos! (10) Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade. (11) Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados."

para que dê mais fruto ainda. 
  • O nosso Pai sabe onde cada um precisa ser podado. 
O Pai celestial cuida da videira com muita atenção, podando os ramos que dão fruto para que dê mais fruto ainda.

Tudo o que que for necessário ser removido da nossa vida para frutificarmos, o Pai removerá.


Complementar:
Da mesma forma que um ramo não frutifica da noite para o dia, nenhuma pessoa frutifica da noite para o dia. É um processo que leva tempo...

O crescimento espiritual depende da entrega diária de cada pessoa:
  • (João 8:31) "Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos"."
Precisamos ouvir, aprender e guardar a Palavra de Deus em nosso coração e praticá-la.


Os ensinos de Jesus tem o poder de nos santificar

(3) Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado."
  • (João 17:17) "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade."
  • (Salmo 119:9-11) (9) "Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. (10) Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. (11) Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti."
  • (1 Pedro 1:22) "Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração."

(4) Permaneçam em mim, 

Dependência contínua da videira.
  • (Hebreus 4:12) "Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus."

e eu permanecerei em vocês. 

Jesus permanecerá em nós.

Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.

A santificação não pode ser produzida pelo ser humano, é obra do Espírito Santo nos santificando pela Palavra de Deus.

(5) "Eu sou a videira; 
  • A videira não é a igreja.
  • A videira não é o pastor.
  • A videira é Jesus.

vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; 

A nossa permanência em Jesus nos leva a uma vida de crescimento espiritual e o cumprimento do propósito de Deus em nossa vida.

Uma vida alinhada as virtudes do Espírito Santo:
  • (Gálatas 5:22,23) (22) "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, (23) mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei."

Precisamos construir a nossa vida sobre os ensinos de Jesus.
  • (1 Coríntios 3:11-15) (11) "Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo. (12) Se alguém constrói sobre esse alicerce, usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, (13) sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. (14) Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa. (15) Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo."

Essa verdade precisa penetrar em nosso coração:
pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
  • (Filipenses 4:13) "Tudo posso naquele que me fortalece."

É possível que um homem conheça a Cristo e não permaneça em Sua presença? 

(6) Se alguém não permanecer em mim, 

Se alguém...
  • Rejeitar a Palavra de Deus.
  • Rejeitar a santificação.
  • Rejeitar uma vida de fé prática.

O que acontece quando uma pessoa não permanece na presença de Jesus?

será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.

O destino de todas as pessoas que rejeitam a Cristo é a destruição.

Deus não poupou os ramos naturais, não nos poupará também...
  • (Romanos 11:21,22) (21) "Pois se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você. (22) Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado."

Temos aqui uma grande promessa...

A quem essa promessa é dirigida?

(7) Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido."

As condições para desfrutar dessa grande promessa é permitir que a Palavra de Deus habite ricamente em nós, governando todo o nosso ser.
  • (Colossenses 3:16,17) (16) "Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações. (17) Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai."

Essa promessa não é dirigida a todas as pessoas que estão na igreja, somente para as pessoas que tratam a Sua Palavra com um profundo respeito, com reverência... Que permitem que a Palavra de Deus permaneça viva dentro deles...


(8) Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; 
  • Vida transformada.
  • Vida guiada pelo Espírito Santo.

e assim serão meus discípulos.

Seremos discípulos se frutificarmos para a glória de Deus. 


(9) "Como o Pai me amou, 

Como Deus amou a Jesus com um amor eterno e perfeito...

assim eu os amei;

Jesus ama os Seus discípulos, Jesus ama aquele que valoriza a Sua Palavra.
  • (João 17:24,26) "Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo. Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja."

permaneçam no meu amor.
  • Jesus nos advertiu porque o risco de não permanecermos é muito grande.
É responsabilidade nossa permanecermos no amor de Cristo.

O que pode nos afastar do amor de Cristo?
  • (Lucas 8:14) "As que caíram entre espinhos são os que ouvem, mas, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem."
  • (1 João 2:15-17) (15) "Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. (16) Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. (17) O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre."

(10) Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, 

Não podemos nos enganar dizendo que amamos a Cristo sem respeitarmos profundamente a Sua Palavra:
  • (João 14:15) "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos."
  • (João 14:21) "Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele."

permanecerão no meu amor, 
  • Desfrutaremos do Seu amor.
A condição para permanecermos no amor de Cristo é a obediência aos Seus mandamentos.

assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.

Jesus nos deixou o Seu exemplo:
  • (1 Pedro 2:21,22) (21) "Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. (22) "Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca."

(11) Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.

A verdadeira alegria é o resultado de permanecermos em Sua presença, de nos entregarmos totalmente a Ele e obedecermos os Seus mandamentos.
  • (Salmo 16:11) "Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita."

Complementar:
  • (João 14:27) "Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo."

(12) O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.

Quando permanecemos em Jesus e em Seu amor, o Seu amor flui através de nossas vidas para a vida dos nossos irmãos.


O amor é a primeira virtude do Espírito Santo:
  • (Gálatas 5:22,23) (22) "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, (23) mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei."

Esse amor nos leva a uma vida de renúncias em favor do nosso próximo:
  • (1 Coríntios 13:4,5) (4) "O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. (5) Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor."

(13) Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

Jesus deu a Sua vida por nós, e nós devemos amar o nosso irmão com um amor abnegado e generoso.

Complementar:
  • (João 3:16) "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."

(14) Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.

Jesus considera os Seus amigos, somente aqueles que obedecem os Seus mandamentos.

Amar o nosso irmão também é um mandamento:
  • (12) O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.

(15) Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.

Deus revela os Seus segredos aos que O temem:
  • (Salmo 25:14) "O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança."

Complementar:
  • Dependência total de Deus.
Embora Jesus declarou que se relaciona conosco como amigos e não como servos, nós vemos alguns escritores do Novo Testamento declararem que eram servos de Cristo:

  • (Romanos 1:1) "Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus."
  • (Tiago 1:1) "Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações."
  • (2 Pedro 1:1) "Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa."
  • (Judas 1:1) "Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo."

(16) Vocês não me escolheram, 

Deus nos escolheu antes da fundação do mundo:
  • (Efésios 1:4) "Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença."
mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, 

Uma vida totalmente rendida à Palavra de Deus e ao poder do Espírito Santo transformando totalmente a nossa maneira de viver. 
  • (Gálatas 5:22,23) (23) "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei."

Complementar:
  • A salvação, a santificação é obra do Espírito Santo.
Por isso é importante as pessoas se entregarem a Cristo voluntariamente e não por um apelo emocional.


a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

Quando permanecemos firmes na Palavra de Deus, desfrutamos de uma vida de orações com respostas.
  • (João 14:13,14) (13) "E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. (14) O que vocês pedirem em meu nome, eu farei."

Mais uma vez somos ordenados ao amor fraternal:
(17) Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros."

Essa é a verdadeira obra de Deus:
  • (Marcos 12:28-31) (28) "Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante? (29) Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. (30) Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. (31) O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes".

Esse é o tipo de amor que Deus deseja encontrar na igreja de Cristo:
  • (Efésios 4:32) "Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo."

Conclusão:

A frutificação não acontece do dia para a noite, mas depende totalmente de nós permanecermos firmes na Palavra de Deus e em Seu amor.


Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado