sexta-feira, 10 de março de 2023

Vivendo pelo Espírito

Essa era a nossa condição espiritual antes de confessarmos a Jesus como nosso Senhor e Salvador:

(Efésios 2:1-5) 

Estávamos mortos espiritualmente e separados de Deus por causa de nossas transgressões e pecados:
  • (1) "Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, 

Estávamos totalmente debaixo da influência deste mundo, debaixo da influência de Satanás, totalmente na incredulidade:
  • (2) nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. 

O nosso comportamento era governado pela carne com os seus desejos pecaminosos. Estávamos debaixo da condenação eterna:
  • (3) Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. 

Nós fomos alcançados pela graça de Deus e vivificados espiritualmente. Hoje não estamos mais debaixo da condenação eterna:
  • (4) Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, (5) deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos."

Recebemos a vida de Deus...

Nos tornamos filhos de Deus e o Espírito Santo foi enviado 
por Ele aos nossos corações...

  • (Gálatas 4:6) "E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: "Aba, Pai"."
  • (Romanos 8:15) "Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai"."

O nosso corpo agora é o santuário do Espírito Santo...

  • (1 Coríntios 6:19,20) "Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? (20) Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês."

Com o novo nascimento...

A natureza humana e o Espírito Santo estão continuamente em conflito

Leitura:
(Gálatas 5:17) "Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam."


Meditação:

(Gálatas 5:17) "Pois a carne 
  • A carne - Indicando aqui simplesmente a natureza humana, separada da influência divina, e por esta razão inclinada ao pecado.
A natureza inteira do homem, seu senso e razão, sem o Espírito Santo.


deseja 
  • Deseja: Anseia, deseja veemente...

o que é contrário ao Espírito; 

O que é completamente contrário ao Espírito.


e o Espírito, 
  • Espírito: Espírito Santo de Deus e a suas influências no coração.

o que é contrário à carne. 
    O Espírito se opõe à carne.


    Eles estão em conflito um com o outro, 
    • O Espírito e a carne são adversários irreconciliáveis entre si.
    Não existe acordo entre eles, a carne e o Espírito estão continuamente em conflito.

    de modo que vocês não fazem o que desejam."


    As pessoas que são guiadas pelo Espírito Santo desenvolvem essas virtudes:
    • (Gálatas 5:22,23) (22) "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, (23) mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei."
      • (Gálatas 5:25) "Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito."

      As pessoas que são guiadas pela carne andam na prática desses pecados:
      • (Gálatas 5:19-21) (19) "Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; (20) idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções (21) e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus."


      A luta contra o pecado é às vezes esmagadora

      Leitura:
      (Romanos 7:18-25)
      (18) Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.
      (19) "Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.
      (20) Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.
      (21) Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto a mim.
      (22) Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus;
      (23) mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.
      (24) Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?
      (25) Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado."

      Meditação:

      (Romanos 7:18-25)
      (18) Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. 
      • A carne - Indicando aqui simplesmente a natureza humana, separada da influência divina, e por esta razão inclinada ao pecado.
      A natureza inteira do homem, seu senso e razão, sem o Espírito Santo.

      Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.
      • Precisamos da ajuda do Espírito Santo para praticarmos o bem.
      Somente pelo poder da força de vontade, embora é definitivamente importante, não é suficiente para permanecermos em obediência aos princípios da Palavra de Deus.


      (19) "Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.
      • Precisamos da ajuda do Espírito Santo para não praticarmos o mal.
      Sem a ajuda do Espírito Santo não perseveramos em fazer o bem, mesmo desejando fazê-lo.


      (20) Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o fazmas o pecado que habita em mim.

      A natureza humana, inclinada ao pecado, assumindo o governo, levando o ser humano para a prática do pecado.


      (21) Assim, encontro esta lei que atua em mim: 

      Assim encontro a lei do pecado e da morte assumindo o governo da minha vida.
      • (Romanos 8:2) "Porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte."
      Quando quero fazer o bem, o mal está junto a mim.

      Quando quero fazer o bem, a natureza humana inclinada ao pecado, quer resistir a direção do Espírito Santo de Deus.


      (22) Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus;

      O homem nascido de novo tem prazer no caminho da obediência aos princípios da Palavra de Deus.
      • (Salmo 119:35) "Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele encontro satisfação."

      (23) mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, 

      A lei do pecado e da morte, assumindo o governo com seus apetites e desejos.
      • (Romanos 8:2) "Porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte."

      guerreando contra a lei da minha mente,

      Guerreando contra o discernimento espiritual.

      tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.

      E me subjugando e me fazendo prisioneiro, porque o homem é escravo daquilo que o domina.
      • (2 Pedro 2:19) "Pois o homem é escravo daquilo que o domina". 

      (24) Miserável homem eu que sou!
      • A alma humana clama por libertação.
      A pessoa que tenta vencer o pecado pela força de vontade, fica exausta emocionalmente, fisicamente e espiritualmente.

      Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?
      • A alma humana clama por libertação de toda a opressão!
      Quem me libertará dessa natureza inclinada ao pecado?


      O apóstolo Paulo responde:
      (25) Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! 

      Graças a Deus pela minha libertação por Jesus Cristo, nosso Senhor!
      • (João 8:32,36) (32) "E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. (36) Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres."
      De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado."

      Existe um conflito interno dentro de toda pessoa nascida de novo...


      O apóstolo Paulo nos apresenta um solução:


      Leitura:
      (Romanos 8:5-9)
      (5) Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja.
      (6) A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz;
      (7) a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.
      (8) Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.
      (9) Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

      Meditação

      (Romanos 8:5-9) 

      (5) "Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja;
      • Inclinam-se... dedicam a mente para agradar a si próprio.
      Viver segundo a carne é atender os apetites pecaminosos, ou seja, ceder as tentações.

      mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja.
      • Inclinam-se... dedicam a mente para agradar a Deus.
      Viver segundo o Espírito é viver uma vida dentro dos princípios bíblicos.


      (6) A mentalidade da carne é morte
      • Dedicar a mente para agradar a si próprio... é morte espiritual, separação de Deus.
      mas a mentalidade do Espírito é vida e paz;
      • Dedicar a mente para agradar o Espírito Santo... é vida e paz.
      Quando fazemos a vontade de Deus desfrutamos de alegria e paz interior, um bem-estar espiritual que só desfruta quem tem o Espírito Santo.


      (7) a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.

      A pessoa que é governada pela natureza humana não está em comunhão com Deus, porque não vive segundo os princípios da Sua Palavra.
      • (Isaías 59:1,2) (1) "Vejam! O braço do Senhor não está tão curto que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir. (2) Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá."

      (8) Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.

      Quem vive para atender a natureza humana, com seus apetites pecaminosos não pode agradar a Deus.

      O lugar da carne hoje:

      (9) Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, 

      O homem nascido de novo não é controlado pela natureza humana inclinada ao pecado...

      mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês.

      Mas é guiado pelo Espírito Santo...
      • (João 6:13) "Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir."

      E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

      Se alguém não confessou a Jesus como Senhor, e não é guiado pelo Espírito Santo, não é filho de Deus.
      • (Romanos 8:14) "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus."


      O Espírito Santo mantém uma íntima 
      comunhão conosco...

      O Espírito Santo é o nosso Consolador, advogado, intercessor, conselheiro, fortalecedor, é Ele é quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo:
      • (João 16:7,8) (7) "Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. (8) Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo".

      ... e nos guiará a toda a Verdade...

      • (João 16:13a) "Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade."

      Aprendendo a evitar a queda espiritual

      Leitura:
      (Tiago 1:13-15) 
      (13) "Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
      (14) Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.
      (15) Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte."


      Meditação:

      (Tiago 1:13-15) 
      (13) "Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

      Pois a tentação não vem de Deus, mas de nossas próprias falhas.


      (14) Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.

      Cada pessoa é tentada pelos próprios maus desejos, sendo por eles arrastados e seduzidos.


      (15) Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; 

      Os maus desejos alimentados no coração levam para a prática do pecado.

      O ser humano tem a tendência de culpar a Deus e os outros pelos próprios erros e pecados:
      • (Gênesis 3:12,13) (12) "Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi". (13) O Senhor Deus perguntou então à mulher: "Que foi que você fez? " Respondeu a mulher: "A serpente me enganou, e eu comi"."

      e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte."

      A prática do pecado leva a morte espiritual.
      • (1 Coríntios 10:13) "Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar".

        Conclusão:
        • (Hebreus 4:14-16) (14) "Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, (15) pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. (16) Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade."

        Graça e paz,
        Pra. Angela Caldas.


        Nenhum comentário:

        Postar um comentário

        Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado