segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Jesus : O nosso Pastor e Guardião de nossas almas

Introdução: 

Aqui temos o resumo do Evangelho de Cristo, o grande amor de Deus pelo mundo inteiro, e esse amor não é somente um sentimento, é um amor prático, um amor verdadeiro. O nosso Deus e Pai celestial deu o Seu Filho para que desfrutemos da Vida Eterna. O projeto de Deus para os Seus filhos é um projeto de Vida e não de morte. Começamos a desfrutar das bênçãos da Vida Eterna no momento em que confessamos Jesus como nosso Senhor.
  • (João 3:16) "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."
  • (Romanos 10:9,10) (9) "Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. (10) Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação."

Precisamos nos dedicar a conhecer a Palavra de Deus, porque a Vida Eterna está no conhecimento do nosso amado Pai celestial e do Seu Filho Jesus...
  • (João 17:3) “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”
  • (1 João 5:20) "Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna."

1) Jesus suportou o fardo do nosso pecado para que por meio d'Ele fôssemos declarados justos diante de Deus:
    (2 Coríntios 5:21) "Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus."


    (2 Coríntios 5:21) "Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, 

    Na cruz do Calvário as nossas iniquidade foram colocadas sobre Jesus, Ele foi considerado inocente, puro e santo aos olhos de Deus.
    • (1 Pedro 2:22) "Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca."

    Complementar:
    • Jesus se colocou no lugar do pecador e sofreu as consequências dos nossos pecados.

    para que nele nos tornássemos justiça de Deus."
    • Doutrina que trata do modo pelo qual o homem pode alcançar um estado aprovado por Deus.
    O que realmente aconteceu na cruz do Calvário?

    No momento da crucificação de Jesus, Deus fez cair sobre Jesus a iniquidade de toda a humanidade (Isaías 53:6) e a justiça de Jesus foi derramada sobre a humanidade.
    • Foi derramada na ressurreição de Jesus porque o Senhor aceitou a oferta do sacrifício... por ter achado Ele puro, sem pecado.
    Mas essa justiça só se manifesta de forma individual quando o pecador confessa Jesus como o seu Senhor (novo nascimento) e caminha em Sua presença. O pecador passa a ser considerado justo aos olhos de Deus.

    Essa justificação é uma declaração que o pecador está ocupando uma correta posição diante de Deus, não está mais debaixo da ira divina (Efésios 1:1-3). 

    Não significa mudança de caráter e sim uma modificação de posição judicial. 

    Complementar:
    • (Hebreus 7:26) "É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus."

    2) Recebemos a justificação gratuitamente:

    (Romanos 3:24) "Sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus."


    (Romanos 3:24) "Sendo justificados 

    Perdoados por Deus, fomos declarados justos por Deus...
    • (Colossenses 1:13,14) (13) "Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, (14) em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados."

    gratuitamente por sua graça, 

    A justificação é pela graça, ou seja, um favor imerecido, um presente celestial, não por obras praticadas.
    • (Romanos 3) (25) "Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; (26) mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus."
    • (Romanos 5:1,2) (1) "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, (2) por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus."
    • (Efésios 2:4,5) (4) "Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, (5) deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos."

    por meio da redenção que há em Cristo Jesus."

    Uma libertação efetuada pelo pagamento de resgate, o preço foi o sangue de Jesus (Ele foi o sacrifício).
    • (Efésios 1:7,8) (7) "Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, (8) a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento."
    • (Colossenses 1:13,14) (13) "Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, (14) em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados."

    Antes estávamos debaixo do governo de Satanás:
    • (Efésios 2:1,2) (1) "Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, (2) nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência."

    Complementar:
    • Redenção - Libertação em razão do pagamento de uma redenção; utilizando com referência à libertação do poder e das consequências do pecado que Cristo tomou sobre si ao entregar a sua vida como redenção por todos os que creem.

    3) Mas com um propósito: Morrermos para os pecados e vivermos para justiça.

    (1 Pedro 2:24,25) (24) Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados. 

    (25) Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispos de suas almas."


    (1 Pedro 2:24) "Ele mesmo levou em seu corpo 

    Seu corpo foi oferecido em sacrifício.

    os nossos pecados sobre o madeiro, 
    • Ele levou em seu corpo a culpa, o castigo e maldição pelos nossos pecados.
    Na cruz do calvário Jesus foi tratado como um criminoso, sofreu graves consequências no lugar do pecador. Sofreu dor física, dor mental e dor espiritual (separação da comunhão com Deus).
    • (Isaías 53:10-12) (10) "Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão. (11) Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles. (2) "Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores."

    a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; 

    Abandonar uma vida na prática do pecado e viver segundo a Palavra de Deus. O propósito de Jesus levar os nossos pecados na cruz do Calvário foi para que nós morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça.
    • (Romanos 6:2-7) (2) "De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? (3) Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? (4) Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. (5) Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. (6) Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; (7) pois quem morreu, foi justificado do pecado. (8) Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos."
    • (Romanos 6:11) "Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus."
    • (Gálatas 2:20) "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim."

    por suas feridas vocês foram curados."
    • Nesse contexto fomos curados da doença do pecado, o pecado também é considerado uma doença.
    Por causa da desobediência ao primeiro mandamento ordenado por Deus, a morte espiritual e física; e as doenças entraram no mundo, por isso precisamos ir diante do trono da graça clamar pela libertação completa: espírito, alma e corpo.
    • (Hebreus 4:16) "Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade."
    • (Isaías 53:4,5) (4) "Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. (5) Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados."
    • (Isaías 61:1-3) (1) "O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, (2) para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes, (3) e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória."
    • (Mateus 8:16,17) (16) "Ao anoitecer foram trazidos a ele muitos endemoninhados, e ele expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os doentes. (17) E assim se cumpriu o que fora dito pelo profeta Isaías: "Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças."

    (25) Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora
    • Quando confessamos a Jesus como nosso Senhor, entramos debaixo da Sua proteção...
    se converteram ao Pastor 

    O Senhor Jesus Cristo é o grande Pastor das ovelhas:
    • (Hebreus 13:20,21) (20) "O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas, (21) os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém."

    O nosso Pastor Jesus...
    • Alimenta, sustenta e guia.
    • Cura todas as dores e doenças.
    • Fica atento aos inimigos que tentam o rebanho para destruir.
    • Protege e defende.
    • Traz de volta a ovelha perdida.
    • Compartilha a Sua vida conosco.

    Complementar:
    • (Salmo 23:1-3) (1) "O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. (2) Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas; (3) restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome."
    • (Isaías 40:11) "Como pastor ele cuida de seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentas suas crias."
    • (Ezequiel 34:11) "Porque assim diz o Soberano Senhor: Eu mesmo buscarei as minhas ovelhas e delas cuidarei."

    e Bispos de suas almas."
    • Superintendente, líder, ou supervisor de um igreja cristã.
    Ele é o principal bispo ou supervisor das almas que Ele comprou com o Seu sangue precioso. Ele mesmo, Jesus, através da Sua Palavra Viva e Poderosa nos alimenta e nos guia.
    • (1 Pedro 3:12) "Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal."

    Complementar:
    • (Atos 20:28) "Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue."

    Conclusão:

    Podemos descansar na fidelidade do nosso Deus e Pai celestial, Ele nos ama e quer o melhor para cada um de nós.

    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado