segunda-feira, 8 de abril de 2024

Salmo 142 - Um pedido de livramento

Temos aqui um modelo de oração fervorosa

O salmo 142 é um salmo de lamento, foi escrito por Davi quando ele estava enfrentando intensa perseguição, fugindo do ciúme assassino de Saul.

Ele estava escondido em uma caverna. Não se sabe se era a caverna em En-Gedi (Salmo 57; 1 Samuel 24); ou na caverna de Adulão (1 Samuel 22:1,2). 

O salmo 57 foi escrito por Davi nas mesmas circunstâncias.


(Salmo 142:1-7)

1) Davi clamou por misericórdia em alta voz:
(1) Em alta voz clamo ao Senhorelevo a minha voz ao Senhor, suplicando misericórdia.
  • Um grito bem alto de tanta angústia.
Escondido em uma caverna, Davi inicia a sua oração clamando ao Senhor, ele levanta a voz para orar e o faz com muita insistência, ou seja, ele grita por misericórdia.


2) Davi descreveu o seu estado de espírito:
(2) Derramo diante dele o meu lamentoa ele apresento a minha angústia.
  • Derramo - Despejo.
  • Lamento - Choro, pranto.

Davi corajosamente abriu o seu coração diante do Senhor e falou tudo o que estava sentindo (reclamações, ansiedades, problemas, necessidades, angústias, dores, aflições).
  • (Salmo 62:8) "Confie nele em todos os momentos, ó povo; derrame diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio."

Complementar:
(Habacuque 1:1-17). 


3) Davi sentiu o seu espírito sobrecarregado, sem energia:
(3) Quando o meu espírito desanima, 

Davi reconheceu seu próprio desamparo e vulnerabilidade.


4) Davi reconheceu a onisciência de Deus:
és tu quem conhece o caminho que devo seguir. 

Ele reconheceu que Deus é poderoso para orientá-lo e guiá-lo...


5) Davi estava cercado por perigos:
Na vereda por onde ando esconderam uma armadilha contra mim.
  • Um grande desespero tomou conta do coração de Davi.
Davi estava desesperado porque já não tinha mais segurança no caminho onde ele andava, agora ele estava preocupado com as armadilhas dos seus inimigos.


6) Davi descreveu as circunstâncias que o levaram à angustia:
(4) Olha para a minha direita e vê; ninguém se preocupa comigo. 
  • Davi estava sozinho, sem nenhum amigo ou conselheiro de confiança. 
Não tenho abrigo seguro; 
  • Davi não tinha para onde ir, estava constantemente em fuga, se sentido desprotegido.
ninguém se importa com a minha vida.
  • Davi estava se sentido desesperado e desamparado, sem ninguém para cuidar dele.

Apesar de saber que o Senhor conhecia a sua vereda, era a forma que ele estava se sentindo, sem ninguém para cuidar da alma dele. 


7) Davi declarou sua dependência de Deus:
(5) Clamo a ti, Senhor, e digo: Tu és o meu refúgio; és tudo o que tenho na terra dos viventes.

Em meio a dor e ao desespero, Davi faz uma declaração de fé.


8) Davi clamou por livramento:
(6) Dá atenção ao meu clamor, pois estou muito abatido; livra-me dos que me perseguem, pois são mais fortes do que eu.

Davi se sentia fraco e pediu livramento dos seus perseguidores.

Saul e seu exército:
  • (1 Samuel 24:2) "Então Saul tomou três mil de seus melhores soldados de todo o Israel e partiu à procura de Davi e seus homens, perto dos rochedos dos Bodes Selvagens."

9) Davi se sentia prisioneiro da aflição:
(7) Liberta-me da prisão, 

O pedido aqui é para o Senhor tirar a sua alma da prisão, tirar a sua alma do desespero, da adversidade.

 
10) Davi prometeu ser grato a Deus:
e renderei graças ao teu nome. 

Davi fez um voto de honrar a Deus pelo seu livramento.

Então os justos se reunirão à minha volta por causa da tua bondade para comigo."

Em meio a perseguição, Davi declara em fé que seria cercado por pessoas justas, que se juntariam a ele para dar graças ao Senhor por Sua bondade.

As pessoas que são tementes a Deus, se alegram quando veem que outras pessoas foram abençoadas 


Conclusão:

O nosso Deus e Pai celestial permite que passemos por várias provações, mas não passamos sozinhos, podemos clamá-Lo que Ele ouve e responde as nossas orações.
  • (Isaías 43:2) "Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas."

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado