segunda-feira, 8 de abril de 2024

Do sentimento de abandono a gratidão a Deus - Salmo 13

Temos aqui, um modelo de oração em meio ao sofrimento...

O Salmo 13 foi atribuído a Davi. É um salmo curto, mas com muitas lições para a nossa vida de oração. 

Temos muito a aprender com Davi, porque ele foi um homem segundo o coração de Deus:
  • (Atos 13:22) "Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade’."
Esse salmo, é um salmo de lamento. Davi estava passando por momentos difíceis e expressou claramente as suas emoções, desde o sentimento de abandono até a sua gratidão a Deus. Davi fez um clamor sincero diante de Deus e aguardou o Seu agir.


Vamos aprender 5 atitudes de Davi em meio ao sofrimento:

 
(Salmo 13:1-6)

1ª atitude: 

Davi questionou o tempo de sofrimento:

Os dois primeiros versículos, compreendem os sentimentos de Davi ao perguntar a Deus por quanto tempo ainda teria que suportar o sofrimento.
  • Ele pergunta a Deus: "Até quando?". 

Davi inicia esse salmo fazendo 4 perguntas ao Senhor:
  • A intensidade e a permanência da aflição colocam à prova a nossa confiança em Deus.

A alma de Davi estava atribulada:
(1) "Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim? 
  • Davi expressou claramente o sentimento de abandono.
Até quando o Senhor vai me ignorar? Até quando o Senhor não vai se importar comigo?

Até quando esconderás de mim o teu rosto?
  • Davi expressou claramente o sentimento de rejeição.
Até quando o Senhor vai permanecer escondido?


(2) Até quando terei inquietações e tristeza no coração dia após dia? 
  • Davi expressou claramente os sentimentos de ansiedade e tristeza.
Até quando sofrerei com a minha alma atribulada?

Até quando o meu inimigo triunfará sobre mim?
  • Davi expressou claramente o sentimento de derrota.

Em outras palavras, Davi estava clamando a Deus por misericórdia. Tem misericórdia de mim, tem misericórdia de mim...
  • (Salmo 63:15) "Olha dos altos céus, da tua habitação elevada, santa e gloriosa. Onde estão o teu zelo e o teu poder? Retiveste a tua bondade e a tua compaixão; elas já nos faltam!"

Davi derramou o seu coração diante de Deus:
  • (Salmo 142:1,2) (1) "Em alta voz clamo ao Senhor; elevo a minha voz ao Senhor, suplicando misericórdia. (2) Derramo diante dele o meu lamento; a ele apresento a minha angústia."
  • (Salmo 62:8) "Confie nele em todos os momentos, ó povo; derrame diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio."

O nosso Deus às vezes se "distancia" para colocar o nosso coração à prova, para ver a nossa reação, se deixaremos de confiar n'Ele, se deixaremos de servi-Lo, se deixaremos de depender d'Ele...

Complementar:
Oração de Isaías quando sentiu o afastamento de Deus:
  • (Isaías 8:17) "Esperarei pelo Senhor, que está escondendo o seu rosto da descendência de Jacó. Nele porei a minha esperança."
  • (Isaías 30:18) "Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!"


Aplicação pessoal:

Como o salmista, devemos derramar o nosso coração diante de Deus, expressando os nossos sinceros sentimentos.


2ª atitude: 

Davi clamou pelo agir de Deus:

Davi primeiro questionou o tempo de sofrimento com as perguntas "Até quando", e em seguida se dirigiu a Deus clamando....
  • Olha para mim...
  • Responde...
  • Ilumina.

(3) Olha para mim  
  • Olhar: Mostrar consideração, prestar atenção.
e responde, Senhor, meu Deus.

Mesmo com a alma totalmente atribulada, Davi aguardava pela orientação e direção de Deus.

Davi clamou pela resposta de Deus, porque sabia por experiência, que Deus ouve as orações do Seu povo:
  • (Salmo 65:2) "Ó tu que ouves a oração, a ti virão todos os homens."

Aplicação pessoal:

Nós não devemos orar somente por orar, mas devemos orar desejando a orientação e direção de Deus.


O primeiro remédio que devemos buscar no tempo de sofrimento é o remédio para o espírito:
Ilumina os meus olhos, 

Davi clamou por entendimento espiritual:
  • (Efésios 1:18) "Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos."
  • (Salmo 19:8) "Os preceitos do Senhor são justos e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos e trazem luz aos olhos."
  • (Esdras 9:8) "Mas agora, por um breve momento, o Senhor, o nosso Deus, foi misericordioso, deixando-nos um remanescente e dando-nos um lugar seguro em seu santuário, e dessa maneira o nosso Deus ilumina os nossos olhos e nos dá um pequeno alívio em nossa escravidão."

Quando recebemos entendimento espiritual, conseguimos enxergar além do sofrimento. Esse entendimento reflete também nas nossas emoções e em nosso corpo.


Aplicação pessoal:

Muitas pessoas desistem no meio do caminho. Devemos orar para o Senhor restaurar a nossa visão espiritual, curar a nossa alma e renovar as nossas forças.


Davi temia a morte física:
ou do contrário dormirei o sono da morte;
  • Davi expressou claramente o sentimento de fraqueza e clamou pela intervenção divina.
Essa declaração significa que a situação era muito grave, e que ele realmente estava se entregando a morte...

Davi sentia que a morte estava se aproximando...

Davi sabia que a sua morte daria grande satisfação aos seus inimigos:
(4) os meus inimigos dirão: “Eu o venci”, e os meus adversários festejarão o meu fracasso.
  • Davi expressou claramente o sentimento de fracasso, derrota.

Em outras palavras, Davi declarou que a sua derrota seria uma desonra para Deus.

Complementar:
  • Declaração de Moisés:(Números 14:15-17) (15) "Se exterminares este povo, as nações que ouvirem falar do que fizeste dirão: (16) ‘O Senhor não conseguiu levar esse povo à terra que lhes prometeu em juramento; por isso os matou no deserto’. (17) “Mas agora, que a força do Senhor se manifeste, segundo prometeste."

3ª atitude: 

Davi declarou a sua confiança no amor de Deus:

(5) Eu, porém, 
  • Davi expressou claramente a sua confiança no amor de Deus.
Mesmo sem a resposta da sua oração, Davi continuou confiando em Deus, porque ele conhecia o Seu caráter.

Sua alma descansou em Deus:
confio em teu amor; 
  • Davi não confiou em si mesmo, mas decidiu continuar confiando em Deus.

Deus é amor:
  • (1 João 4:8) "Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.'

Davi colocou a sua esperança no amor de Deus e descansou em Sua fidelidade.
  • (Hebreus 10:35) "Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada."

Aplicação pessoal:

Para continuarmos confiando em Deus em meio à tribulação, precisamos alimentar o nosso coração com o que pode trazer esperança:
  • (Lamentações 3:22) "Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança."

4ª atitude: 

Davi declarou a sua grande alegria no livramento de Deus:

o meu coração exulta em tua salvação.
  • Davi expressou claramente a sua alegria no livramento de Deus.
  • Deus é a fonte da sua salvação.
O coração de Davi se alegrou grandemente, porque ele tinha a certeza que Deus o livraria das mãos de seus inimigos.


Aplicação pessoal:

Precisamos confiar que o Senhor nos livrará de toda obra maligna:
  • (2 Timóteo 4:18) "O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém."

5ª atitude: 

Davi declarou que louvaria a Deus pelas bênçãos recebidas:

(6) Quero cantar ao Senhor pelo bem que me tem feito."
  • Davi decidiu expressar a sua alegria, expressar a sua gratidão a Deus através do cântico de louvor.
As circunstâncias ainda não tinham mudado, mas Davi já estava desfrutando da alegria da presença do Senhor. 

Mesmo em tempos difíceis devemos concentrar na bondade de Deus:
  • (Salmo 103:1,2) (1) "Bendiga o Senhor a minha alma! Bendiga o Senhor todo o meu ser! (2) Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos!"

Aplicação pessoal:

Mesmo em meio às circunstâncias contrárias, devemos escolher louvar a Deus, devemos escolher manter um espírito de gratidão a Deus.

Não podemos permitir que o nosso coração seja entregue a murmuração:
  • (Efésios 5:18-20) (18) "Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, (19) falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, (20) dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo."

Conclusão:

Davi passou por vários estágios, desde o sentimento de abandono até a gratidão a Deus, mas o ponto decisivo para Davi foi o seu clamor diante d'Aaquele que pode mudar as circunstâncias. 

A Palavra de Deus declara:

  • (Filipenses 4:6,7) (6) "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. (7) E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus."


Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado