quinta-feira, 18 de abril de 2024

Descansando à sombra das asas de Deus - Salmo 57

O Salmo 57 é um modelo de oração de confiança e ação de graças em meio às perseguições.

O Salmo 57 é um salmo de lamento, foi escrito por Davi durante um momento de grande angústia.

Davi estava escondido em uma caverna (Adulão ou En-Gedi) fugindo das perseguições de Saul.

Embora Davi se encontrava escondido de Saul em uma caverna, ele sabia que seu verdadeiro refúgio não era a caverna, mas era à sombra das asas de Deus.

Davi expressou sua confiança na misericórdia e na fidelidade de Deus.

Complementar:
Outros salmos escritos por Davi durante a perseguição de Saul.
(Salmos 4; 52; 54; 56; 59; 6; e 142).


A estrutura do poema é a seguinte:

(Salmo 57:1-11)

Clamor pela misericórdia divina:

(1) Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.

(2) Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.

(3) Ele dos céus me envia o seu auxílio e me livra; cobre de vergonha os que me ferem. Envia a sua misericórdia e a sua fidelidade.

Profissão de fé:

 

(4) Acha-se a minha alma entre leões, ávidos de devorar os filhos dos homens; lanças e flechas são os seus dentes, espada afiada, a sua língua.

(5) Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e em toda a terra esplenda a tua glória.

(6) Armaram rede aos meus passos, a minha alma está abatida; abriram cova diante de mim, mas eles mesmos caíram nela.

(7) Firme está o meu coração, ó Deus, o meu coração está firme; cantarei e entoarei louvores.

Determinação de louvar a Deus:


(8) Desperta, ó minha alma! Despertai, lira e harpa! Quero acordar a alva.

(9) Render-te-ei graças entre os povos; cantar-te-ei louvores entre as nações.

(10) Pois a tua misericórdia se eleva até aos céus, e a tua fidelidade, até às nuvens.

(11) Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e em toda a terra esplenda a tua glória."


Vamos meditar no texto...

(Salmo 57:1-11)

Para chamar a atenção de Deus, Davi clamou por misericórdia duas vezes seguidas:
(1) "Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, 
  • Misericórdia - ser gracioso, mostrar favor, piedade.
Davi não exigiu livramento, ele se dirigiu a Deus com muita humildade porque dependia totalmente da graça de Deus para livrá-lo das calamidades que se encontrava.

Um apelo pela proteção de Deus diante dos seus perseguidores.

Davi estava com a alma tão angustiada que iniciou a sua oração clamando duas vezes por misericórdia. Um clamor pela bondade e pelo favor do Senhor.


Uma declaração de fé: 
pois em ti a minha alma se refugia; 
  • Refugia - Buscar refúgio, fugir em busca de proteção; depositar confiança em (Deus), confiar ou ter esperança em Deus.

Davi estava escondido em uma caverna, mas a sua alma não encontrou abrigo e segurança na caverna, mas em Deus.
  • (Isaías 25:4,5) "Porque foste a fortaleza do pobre e a fortaleza do necessitado na sua angústia; refúgio contra a tempestade e sombra contra o calor; porque dos tiranos o bufo é como a tempestade contra o muro, (5) como o calor em lugar seco. Tu abaterás o ímpeto dos estranhos; como se abranda o calor pela sombra da espessa nuvem, assim o hino triunfal dos tiranos será aniquilado."
  • (Salmo 33:22) "Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança."

Uma declaração de fé:
à sombra das tuas asas me abrigo, 
  • Sombra é um lugar de descanso.
  • Debaixo das asas de Deus é um lugar de segurança e proteção.
Davi estava dentro da escuridão da caverna e declarou que estava se abrigando à sombra das asas de Deus, ele estava buscando proteção em Deus.

Davi se aproximou ainda mais de Deus no tempo do sofrimento, porque somente o Senhor pode acalmar a alma do ser humano.


A imagem de um filhote se escondendo sob as asas da ave-mãe:
  • (Salmo 17:8) "Guarda-me como a menina dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas."

  • (Salmo 91:1-4) (1) "O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente (2) diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. (3) Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. (4) Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo."
  • (Rute 2:12) "O Senhor retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do Senhor, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio."


Complementar:
(Salmo 36:7), (Salmo 61:4), (Salmo 63:7), (Mateus 23:37).


Uma declaração de fé:
até que passem as calamidades.
  • Calamidade - Abismo (figura de destruição), ruína envolvente, destruição, perigo.
  • Calamidade dentro do contexto do salmo - Inimigos sedentos de sangue, homens hostis e sanguinários.

Até que...
  • Davi conseguiu enxergar pela fé o fim dessas perseguições.
Davi declarou que desejava permanecer nesse lugar de proteção até que passassem as calamidades.


Davi clamou ao Senhor, você tem clamado?
(2) Clamarei ao Deus Altíssimo,
  • Davi clamou em alta voz ao Deus todo-poderoso.

Davi aguardou pela intervenção de Deus:
ao Deus que por mim tudo executa.
  • Davi acreditava na fidelidade de Deus para cumprir todas as Suas promessas.
Davi declarou que o Deus todo-poderoso cumpriria o Seu propósito na vida dele.


Ninguém pode impedir o agir de Deus:
  • (Isaías 43:13) "Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?"

Tudo o que Deus planejou cumprirá:
  • (Apocalipse 21:5,6) (5) "E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. (6) Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida."

Davi aguardou pela intervenção de Deus: 
(3) Ele dos céus me envia o seu auxílio e me livra; 
  • A ajuda de Davi viria dos céus e não da terra.
Davi aguardava pela resposta do seu clamor, pelo livramento de Deus.

Os anjos de Deus obedecem às suas ordens:

  • (Salmo 103:19-21) (19) "Nos céus, estabeleceu o Senhor o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo. (20) Bendizei ao Senhor, todos os seus anjos, valorosos em poder, que executais as suas ordens e lhe obedeceis à palavra. (21) Bendizei ao Senhor, todos os seus exércitos, vós, ministros seus, que fazeis a sua vontade."


Davi aguardou pela intervenção de Deus:
cobre de vergonha os que me ferem. 
  • Davi aguardou a manifestação da justiça divina.

Deus é um Deus justo:
  • (Êxodo 34:6,7) (6) "E, passando o Senhor por diante dele, clamou: Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; (7) que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração!"

Davi aguardou pela intervenção de Deus:
Envia 

Davi aguardou por estes dois atributos divinos:
a sua misericórdia e a sua fidelidade.
  • Misericórdia - bondade, benignidade, fidelidade.
  • Fidelidade -  firmeza, fidelidade, verdade. 
Davi aguardava pela misericórdia e pela fidelidade de Deus para socorrê-lo nesse momento de desespero.


Aqui descreve o caráter cruel dos seus inimigos:
(4) Acha-se a minha alma entre leões, ávidos de devorar os filhos dos homens; lanças e flechas são os seus dentes, espada afiada, a sua língua.
  • Leões - homens hostis e sanguinários.
Os inimigos do salmista eram como leões famintos, incansáveis e sem misericórdia. 

Davi era alvo de inveja, ódio, calúnia e difamação. O caráter cruel das pessoas que não temem a Deus, sempre ferindo profundamente com palavras destruidoras.
  • (Tiago 3:6) "Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno."

Davi não devolveu o mal com o mal:
  • (1 Samuel 24:10) "Os teus próprios olhos viram, hoje, que o Senhor te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que eu te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a mão contra o meu senhor, pois é o ungido de Deus."

Davi exaltou o poder de Deus e clamou pela manifestação da glória de Deus:
(5) Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e em toda a terra esplenda a tua glória.

Não podemos permitir que as lutas calem a nossa adoração:
  • (Salmo 113:4) "Excelso é o Senhor, acima de todas as nações, e a sua glória, acima dos céus."
  • (Salmo 138:6) "O Senhor é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe."

(6) Armaram rede aos meus passos, 

Armaram para Davi uma armadilha, assim como um caçador arma uma armadilha para pegar um animal selvagem.


a minha alma está abatida; 

A sua alma estava abatida.


Davi consegue enxergar pela fé a queda dos seus inimigos:
abriram cova diante de mim, mas eles mesmos caíram nela.

Quem prepara uma armadilha para os outros, quanto menos espera cai nela. 


A lei da semeadura e da colheita é infalível:
  • (Provérbio 26:27) "Quem abre uma cova nela cairá; e a pedra rolará sobre quem a revolve."
  • (Salmo 7:15) "Abre, e aprofunda uma cova, e cai nesse mesmo poço que faz."
  • (Ester 9:25) "Mas, tendo Ester ido perante o rei, ordenou ele por cartas que o seu mau intento, que assentara contra os judeus, recaísse contra a própria cabeça dele, pelo que enforcaram a ele e a seus filhos."

Uma declaração de fé:
(7) Firme está o meu coração, ó Deus, o meu coração está firme;

Davi declarou que o seu coração permanecia confiante em Deus, mesmo passando por perseguições ele continuava crendo no poder de Deus, continua crendo no livramento de Deus...


cantarei e entoarei louvores.

Sua boca louvaria a Deus pela misericórdia e pela fidelidade de Deus.


No versículo anterior ele declarou que ira cantar louvores ao Senhor:
(8) Desperta, ó minha alma! 
  • A alma quer se entregar ao sofrimento, a dor, ao desespero, a ansiedade...
Agora ele ordena a sua alma para despertar, para sair da letargia, da passividade...

Despertai, lira e harpa! 

Ele dá uma ordem para os seus instrumentos musicais acordarem para louvar o Senhor.


Quero acordar a alva.
  • Davi declarou que iria acordar o amanhecer.

Ele não esperaria amanhecer o dia para louvar o Senhor, ele iria iniciar o seu louvor antes do amanhecer.

Ele não esperaria as circunstâncias mudarem para louvar o Senhor, ele iria louvá-Lo mesmo em meio às tribulações.


Davi acreditava no livramento de Deus:
  • (Salmo 30:5) "Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã."

(9) Render-te-ei graças entre os povos; cantar-te-ei louvores entre as nações.
  • Davi não seria ingrato com o Senhor, todos saberiam que foi o Senhor que o livrou.
Davi declara que agradeceria ao Senhor entre os povos e que cantaria louvores entre as nações...


Davi declara no versículo seguinte porque ele iria render graças e cantar louvores entre as nações:
(10) Pois a tua misericórdia se eleva até aos céus, e a tua fidelidade, até às nuvens.

Davi acreditava na misericórdia e na fidelidade de Deus.
  • (Romanos 11:33) "Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!"

Mais uma vez Davi exaltou o poder de Deus e clamou pela manifestação da glória de Deus:
(11) Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; 

Davi clamou para Deus mostrar o Seu grande poder nos mais altos céus.


e em toda a terra esplenda a tua glória."

Davi clamou para Deus manifestar a Sua glória em toda a terra.

Davi termina a sua oração exaltando a Deus. Nossas lutas não podem calar os nossos lábios.

Conclusão:

O Salmo 57 é um pedido de socorro pela misericórdia, proteção e livramento de Deus em meios às perseguições. Não podemos esquecer que não estamos sozinhos, podemos orar e descansar na fidelidade e misericórdia de Deus.
  • (Salmo 46:1) "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente nas tribulações."
Na angústia Davi se aproximou ainda mais de Deus porque só o Senhor é poderoso para acalmar a alma do ser humano e ainda nos livrar de todo mal.


Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado