quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Confie na perfeita vontade de Deus

A Palavra de Deus declara:
  • (Provérbios 3:5-7) (5) "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; (6) reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. (7) Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal."

Este é um princípio muito importante:

(Provérbios 3:5-7) 

(5) "Confie no Senhor
  • Acreditar no caráter de Deus, em Suas promessas e em Sua vontade. Dependência total de Deus.

Podemos confiar em Deus porque Ele é a fonte de todo o bem:
  • (Tiago 1:17) "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes."

de todo o seu coração 
  • Confie - Confiar, estar confiante, seguro, sem temor. Expressa o sentimento de segurança e proteção que uma pessoa sente quando pode confiar em alguém ou alguma coisa. 
Confiar em Deus de todo o coração, ou seja, sem dúvidas, medo ou desconfiança.


e não se apoie em seu próprio entendimento;
  • Apoie - Não confie em nosso próprio entendimento.
  • Entendimento - Compreensão, discernimento, ação justa.
Quem confia em seu próprio coração é um tolo. Devemos descansar na fidelidade de Deus, pois Ele nunca falhará.


(6) reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, 
  • Reconheça - Considerar. Tem o sentido de colocar o Senhor no centro da nossa vida.
  • Caminho - Curso de vida. 
Devemos orar fervorosamente para que o Senhor assuma o governo de nossa vida, e em tudo devemos buscar a direção dEle. 


e ele endireitará as suas veredas. 
  • Endireitará - Tornará reto.
  • Veredas - Caminhos.
E ele assumirá o governo da nossa vida de acordo com o Seu propósito.


(7) Não seja sábio aos seus próprios olhos; 
  • A independência de Deus leva o ser humano para um caminho de destruição.
Desde o início da humanidade que o ser humano quer viver independente de Deus. 


tema o Senhor e evite o mal."
  • Temer - Respeitar, reverenciar.
Temer o Senhor e afastar de todo o mal.


Jesus nos deixou o Seu exemplo para seguirmos os Seus passos:

Jesus decidiu fazer a vontade de Deus:

(João 6:38-40) "Pois desci dos céus,

Jesus desceu do céu para ser o protetor da nossa salvação.
  • (João 3:16) “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."

não para fazer a minha vontade, 

Ele não veio a essa terra para satisfazer os Seus próprios desejos.


mas para fazer a vontade daquele que me enviou."
  • Jesus confiou na sabedoria e na bondade de Deus.
Jesus agiu em fidelidade ao propósito que Deus tinha com Ele.


Complementar:

(João 4:34), (João 5:30), (João 10:18), (João 12:49), (Gálatas 1:4), (Filipenses 2:8).

(39) E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, 

Deus entrega aos cuidados de Jesus, todos os que acreditam n'Ele como Senhor e Salvador.

  • (Romanos 9:9,10) (9) "Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. (10) Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação."
Jesus é misericordioso e não rejeita nenhum pecador.


mas os ressuscite no último dia.

Todos os que acreditam em Jesus e abre o seu coração para viver segundo os princípios da Palavra de Deus serão ressuscitados no dia do julgamento.


(40) Porque a vontade de meu Pai é que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, 
  • (1 Timóteo 2:4) "Que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade."
Deus não faz acepção de pessoas, mas é necessário que cada pessoa coopere com o Espírito Santo. Arrepender, confessar e abandonar os pecados é nossa responsabilidade.


e eu o ressuscitarei no último dia."

Jesus promete nos dar vida eterna e nos ressuscitar no último dia.
  • (João 5:30) "Por mim mesmo, nada posso fazer; eu julgo apenas conforme ouço, e o meu julgamento é justo, pois não procuro agradar a mim mesmo, mas àquele que me enviou." 

A disposição do coração faz toda a diferença 
em nossa vida espiritual

(João 7:17,18) (17) "Se alguém decidir fazer a vontade de Deus,
  • Se alguém estiver disposto...

Precisamos ter disposição para viver segundo os princípios da Palavra de Deus e render totalmente o coração para seguir as orientações do Espírito Santo.
  • (João 16:13) "Mas, quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e anunciará a vocês o que está por vir."


Complementar:


Embora o Senhor tenha projetos para nós e que deseja cumpri-Los, nós temos que desejar, que concordar...

Nem todos os cristãos querem fazer a vontade Deus:
  • (Mateus 7:21) "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus."

descobrirá 
  • Conhecer, entender... é uma evidência interna.
Só quem realmente deseja com sinceridade fazer a vontade de Deus, desfrutará de uma experiência real com a Sua Palavra.
  • (João 14:21) "Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele."

se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo."
  • Jesus seguia as orientações divinas.

Um coração humilde e honesto nos levará a níveis mais altos de experiência com Deus:
  • (Provérbio 23:26) "Meu filho, dê-me o seu coração; mantenha os seus olhos em meus caminhos."


(18) Aquele que fala por si mesmo busca a sua própria glória, mas aquele que busca a glória de quem o enviou, este é verdadeiro; não há nada de falso a seu respeito.



A nossa vida deve ser dedicada a Jesus

(João 12:25,26) 
(25) "Aquele que ama a sua vida a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo a conservará para a vida eterna. 

(26) Quem me serve precisa seguir-me; 

Seguir a Jesus é ser um discípulo estudioso, ensinável.


e, onde estou, o meu servo também estará. 

Essa é uma promessa maravilhosa, estaremos com Cristo eternamente.


Aquele que me serve, meu Pai o honrará."

O Pai honrará aquele que dedica de livre vontade a sua vida a Jesus.


Tudo o que Deus permite tem propósito

Não entendemos tudo o que nos acontece, mas precisamos confiar 
no caráter de Deus:

(Romanos 8:28,29) 
(28) "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. 
(29) Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos."

Até o sofrimento que Deus permite tem propósito de nos fazer crescer, de nos levar a maturidade.

Vai contribuir para o bem daqueles que amam a Deus, ou seja, dos obedientes.



Deus está nos convidando a fazer a Sua vontade 

(1 Pedro 4:2) "Para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, 

Governados pelos pensamentos, sentimentos e desejos.

mas sim para fazer a vontade de Deus."


Quem faz a vontade de Deus permanece para sempre


(1 João 2:17) "O mundo e a sua cobiça passam, 

Aqui nessa terra tudo é passageiro...

mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre."

Será recebido por Jesus, não verá a morte.


(1 Pedro 1:24,25) (24) “Pois toda carne é como a erva,

O ser humano nasce, envelhece e morre como a grama...

e toda a sua glória, como a flor da erva;

A glória do homem... aprendizado, sabedoria, riqueza, poder, grandeza, honra, dignidade, autoridade, domínio, força, eloquência, beleza...

seca-se a erva, e cai a sua flor;

A flor é mais frágil que a própria grama. A glória do ser humano é mais frágil que o próprio ser humano.

Não podemos colocar a nossa esperança em nada que é passageiro.

A vida e a glória terrena é passageira, aqui nessa terra tudo é passageiro.


(25) a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada.”

Precisamos priorizar a busca daquilo que realmente tem valor eterno.


Podemos descansar porque os planos de Deus são dignos de confiança:


(Jeremias 29:11) "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro."

  • Deus sabe o que é melhor para nós.
O nosso Deus é onisciente e digno de confiança, os Seus planos são de nos fazer prosperar e não de nos causar dano, planos de nos dar esperança e um futuro.


Podemos dedicar a nossa vida a Jesus porque a Sua vontade para nós é boa, agradável e perfeita:
  • (Romanos 12:2) "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

Devemos entregar o nosso futuro nas mãos de Deus:

(Salmo 37:5) "Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:"
  • (Efésios 3:20,21) (20) "Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, (21) a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!"
Entregar o nosso destino a Deus e descansar em Sua fidelidade, e Ele trabalhará em nosso favor.

Tudo o que nos diz respeito deve ser confiado ao Senhor.


Conclusão:

Diante dessas declarações é sábio de nossa parte buscarmos compreender qual a vontade de Deus. Devemos buscar compreender, aceitar com um coração disposto a viver a vontade de Deus:
  • (Efésios 5:15-17) (15) "Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, (16) aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. (17) Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor." 
Devemos aproveitar todas as oportunidades para glorificarmos a Deus. Deixar a carne governar é muito perigoso porque ela nos levará para mais longe de Deus.

Oração final:
Paulo orou para que os Colossenses continuassem a crescer no conhecimento de Deus... 
  • (Colossenses 1:9) "Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual."

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado