Para começarmos a entender o valor da Palavra de Deus, devemos prestar atenção no versículo 2 do salmo 138 com muita atenção:
Deus Pai:
- (Salmo 138:2) “Voltado (Davi) para o teu santo templo eu me prostrarei e renderei graças ao teu nome, por causa do teu amor e da tua fidelidade; pois exaltaste acima de todas as coisas o teu nome e a tua palavra."
Complementar:
Deus deu ao Seu nome e a Sua Palavra a maior honra possível, Ele a tornou grande e importante.
Deus Filho:
Jesus também fez declarações a respeito da Palavra de Deus. Vamos ver a declaração registrada no livro de Mateus:
- (Mateus 4:4) Jesus respondeu: "Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas (viverá) de toda palavra que procede da boca de Deus."
Complementar:
Jesus vivia pela Palavra de Deus e não pela vontade de sua carne. Ela é a única fonte de vida eterna.
Deus Espírito Santo:
O Espírito Santo nos ensina e nos faz lembrar das palavras de Jesus:
- (João 14:26) "Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse."
Complementar:
O Espírito Santo nos dá a compreensão da Palavra de Deus quando a ouvimos e estudamos. E também nos faz lembrar tudo aquilo que nós aprendemos a respeito da Palavra de Deus.
A Palavra de Deus gera crescimento espiritual
Só existe crescimento espiritual através da Palavra de Deus:
- (1 Pedro 2:2) “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo."
Nada pode substituir o ensino íntegro da Palavra de Deus. O crescimento espiritual está apoiado no conhecimento da Palavra de Deus.
A busca pela Palavra de Deus deve ser uma prioridade em nossa vida
(Josué 1:8) “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido."
Para Josué ser bem sucedido, ele deveria priorizar a Palavra de Deus em sua vida.
- A palavra da Lei precisava estar na boca de Josué, sempre pronta para ser declarada.
Meditar:
- Josué precisava meditar nela dia e noite. A meditação na Palavra ajuda a conhecer bem o seu conteúdo, a fortalecer o homem interior, manter afastados pensamentos de pecados e também de derrotas.
Complementar:
Os judeus tinham o hábito de ler as Escrituras em voz alta (Atos 8:26-40) e falar sozinhos e uns com os outros.
Os judeus tinham o hábito de ler as Escrituras em voz alta (Atos 8:26-40) e falar sozinhos e uns com os outros.
Obedecer:
- Josué deveria também colocá-la em prática.
O conhecimento da Palavra de Deus com a prática não tem sua importância somente em nossa vida espiritual, mas também em tudo o que fazemos. Josué era um militar, mas para que a sua tarefa militar fosse bem sucedida, ele precisaria também ser um homem obediente à Lei de Deus.
Palavra de Deus deve habitar em nós
(Fazer parte do nosso interior)
(Colossenses 3:16) “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações."
- Significado da palavra habitar: Metáfora – Viver em alguém (mente e coração) e influenciá-lo para o bem.
Para a Palavra de Deus habitar ricamente em nós, precisamos ouvi-la com atenção, estudá-la com dedicação e meditar nela todos os dias, dessa forma ela será influência transformadora em nós.
Quando a Palavra de Deus habita ricamente no cristão, ele age totalmente governado por ela.
- Ensina e aconselha em toda a sabedoria.
- Canta salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração e não da boca para fora.
Essas características se manifestam em todas as áreas da vida do todo aquele que se enche da Palavra de Deus.
Complementar:
As maiorias dos hinos não são escritos por pessoas cheias da Palavra de Deus, por isso tem muitas heresias e muitos são totalmente voltados para o homem. A glória de Deus só se manifesta em hinos espirituais.
As maiorias dos hinos não são escritos por pessoas cheias da Palavra de Deus, por isso tem muitas heresias e muitos são totalmente voltados para o homem. A glória de Deus só se manifesta em hinos espirituais.
A Palavra de Deus deve ser a nossa fonte de satisfação
(Salmo 1)
(1) Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
Não existe vida abençoada sem renúncia daquilo que não glorifica a Deus:
Andar segundo o conselho dos ímpios.
- Pessoas deliberadas e persistentemente perversas.
Imitar a conduta dos pecadores.
- São pessoas que erram os alvos determinados por Deus, mas não se importam com isso.
Assentar na roda dos zombadores.
- Fazem pouco das leis de Deus e ridicularizam aquilo que é sagrado.
A lição a ser aprendida aqui é que o pecado é progressivo, começamos ouvindo conselhos errados, praticamos esses conselhos e esses conselhos nos levará a uma vida de apostasia.
(2) Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.
- Meditar - (hagah) - verbo que significa rugir, gemer, suspirar, murmurar, falar; usado figuradamente: meditar, considerar.
A satisfação na Palavra e a meditação sobre a Palavra andam juntas.
É muito mais que uma simples alegria, é o desejo de obediência motivado pelo amor à Palavra de Deus.
O desejo pela Palavra de Deus deve está acima de todos os outros desejos...
Complementar: Os judeus ortodoxos quando lêem as Escrituras meditam e oram.
- Judeus ortodoxos são aqueles que seguem fielmente um princípio, uma norma ou uma doutrina.
Resultado:
(3) É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!
O cristão que faz da Palavra de Deus a sua satisfação e nela medita dia e noite é como uma árvore plantada à beira de águas correntes... Ou seja... Em todo o tempo são cheios de VIDA.
Ela deve ocupar um lugar de honra em nossa vida/família
(Deuteronômio 11)
(18) “Gravem estas minhas palavras no coração e na mente; amarrem-nas como símbolos nas mãos e prendam-nas na testa.
Os filactérios eram usados como lembretes para o povo hebreu que saiu do Egito e a futura geração não se esquecerem de como maravilhosamente Deus os libertou do Egito, e não se esquecessem de nenhum dos seus ensinamentos (Deuteronômio 11:1-9).
Os filactérios eram usados como lembretes para o povo hebreu que saiu do Egito e a futura geração não se esquecerem de como maravilhosamente Deus os libertou do Egito, e não se esquecessem de nenhum dos seus ensinamentos (Deuteronômio 11:1-9).
- As palavras eram escritas em pergaminhos e colocadas em pequenas caixas, chamadas filactérios. O texto era Deuteronômio 6:4-9, junto como Deuteronômio 11:13-21, Êxodo 13:1-10, 11-16. Eram presas por tiras de couro ao antebraço esquerdo e à testa de cada homem judeu com mais de 13 anos. (Eles usavam na oração da manhã, exceto no sábado e em dias de festa).
(19) Ensinem-nas a seus filhos, conversando a respeito delas quando estiverem sentados em casa e quando estiverem andando pelo caminho, quando se deitarem e quando se levantarem.
A palavra não é dirigida diretamente aos filhos, mas aos pais, porque eles são os responsáveis por ensinarem a Palavra de Deus.
(20) Escrevam-nas nos batentes das portas de suas casas, e nos seus portões,
A mezuzá era usada também como lembrete para eles não se esquecerem de Deus.
- As palavras eram escritas em pergaminhos e colocadas em um recipiente pequeno. O texto era Deuteronômio 6:4-9, junto como Deuteronômio 11:13-21, Êxodo 13:1-10, 11-16. Era afixado aos batentes das portas.
Resultado da obediência:
(21) para que, na terra que o Senhor jurou que daria aos seus antepassados, os seus dias e os dias dos seus filhos sejam muitos, sejam tantos como os dias durante os quais o céu está acima da terra.
Vida longa.
(22) Se vocês obedecerem cuidadosamente todo o mandamento que lhes mando cumprir, amando o Senhor, o seu Deus, andando em todos os seus caminhos e apegando-se a ele,
(23) então o Senhor expulsará todas essas nações da presença de vocês, e vocês despojarão nações maiores e mais fortes do que vocês.
Vitória sobre o inimigo.
(24) Todo lugar onde vocês puserem os pés será de vocês. O seu território se estenderá do deserto do Líbano e do rio Eufrates ao mar Ocidental.
Grandes conquistas.
(25) Ninguém conseguirá resisti-los. O Senhor, o seu Deus, conforme lhes prometeu, trará pavor e medo de vocês a todos os povos daquela terra, aonde quer que vocês forem.
Vitória sobre o inimigo.
- (Deuteronômio 28:10) “Então todos os povos da terra verão que vocês são chamados pelo nome do Senhor e terão medo de vocês”.
Nós vemos... Que o sucesso dependeria primeiramente da dependência e obediência à Palavra de Deus e não da capacidade/força do exército.
Conclusão:
(Salmo 119:11) “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti."
- Significado da palavra guardar: esconder, entesourar, armazenar. Ou seja... Aprender.
A Palavra de Deus é um tesouro precioso, por isso devemos guardá-la em nosso coração para colocarmos em prática diariamente, ela deve ser o nosso manual de vida.
Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado