sábado, 18 de agosto de 2018

Conselhos bíblicos

Introdução: Vamos analisar agora uma pequena lista de conselhos bíblicos os quais ajudarão em nosso crescimento espiritual e também no amadurecimento da igreja local.

(1 Tessalonicenses 5:14-18)

1) Não negligenciar os problemas dos nossos irmãos em Cristo:

(14) “Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos.

Os cristãos maduros na fé (no contexto da igreja local ou mesmo fora dela) têm a responsabilidade de cuidar dos novos convertidos, dos imaturos espirituais, e daqueles que estiverem passando por algum tipo de dificuldade.  Eles devem, com paciência, dentro da necessidade de cada um, corrigir, aconselhar, consolar e socorrer.

2) Não retribuir nenhum mal:

(15) Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos.

Para solucionar os conflitos de relacionamentos não podemos retribuir nenhum tipo de ofensa e intencionalmente ser bondosos com todos.
  • (Mateus 5:9) “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.”

Complementar:

Essa palavra não é específica somente para o contexto da igreja, mas para a família, escola, trabalho, vizinhos...

3) Fazer do Senhor o motivo da nossa alegria:

(16) Alegrem-se sempre.

Independentemente das circunstâncias, o Senhor deve ser o motivo da nossa alegria.
  • (Filipenses 4:4) “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!”

4) Orar a respeito de tudo:

(17) Orem continuamente.

É muito importante entendermos que devemos manter uma vida de oração. A dependência de Deus é importante para a nossa comunhão com o Pai Celestial e o nosso crescimento espiritual.
  • (João 15:5) “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.”

5) Manter uma vida de gratidão:

(18) Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”

Ser grato a Deus sempre, mesmo em circunstâncias negativas.

Complementar:

Se Deus tem permitido situações negativas em nossa vida, devemos passar por elas com gratidão em nosso coração porque “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28). Muitas situações que Deus permite são para moldar o nosso caráter.

Conclusão: É muito importante entendermos que para manter a paz na igreja depende da nossa justa cooperação. Isso não é tarefa fácil porque não são todas as pessoas que se esforçam para conhecer e praticar a Palavra de Deus.

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado