terça-feira, 13 de março de 2018

Pecados devem ser confessados e abandonados

Introdução: Quando pecamos e não confessamos os nossos pecados, perdemos a nossa comunhão com Deus. Essa separação de Deus traz prejuízos emocionais, físicos e espirituais.

O profeta Natã confronta Davi:

(2 Samuel 12:13) "Então Davi disse a Natã: 'Pequei contra o Senhor!' E Natã respondeu: 'O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá'."

Davi havia desconsiderado os mandamentos de Deus e cometido o pecado de adultério com Bate-Seba e preparado tudo para que seu marido fosse morto. A intenção do coração de Davi era encobrir o seu pecado. 
  • (Hebreus 4:13) "E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar."
Davi ignorou o seu pecado. Permitiu que o tempo passasse sem se consertar com Deus. Independentemente de qual seja o pecado, temos de confessá-lo e abandoná-lo. Todo pecado nos afasta de Deus.
  • (Isaías 59:2) "Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça."
Deus está sempre pronto a nos perdoar:
  • (1 João 1:9,10) "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós."

Complementar: (2 Samuel 11 e 12).

Sentimento de Davi antes da confissão do pecado:

(Salmo 32:3-5) "Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: 'Confessarei as minhas transgressões ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado'."

A força e a saúde de Davi foram diminuindo enquanto ele se calou recusando confessar o seu pecado. Quando ele confessou o seu pecado, a sua comunhão com Deus foi restaurada e o peso da culpa foi retirado.

Conclusão:

Quando pedimos perdão a Deus pelos nossos pecados, com arrependimento, somos perdoados. Entretanto, precisamos entender que não pecando, ou seja, vivendo uma vida de santidade, evitaremos sofrer as consequências do pecado, as quais, às vezes, são desastrosas.

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado