terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Não despreze os princípios bíblicos

  • Os princípios bíblicos são ordens estabelecidas pelo próprio Deus.
A obediência aos princípios bíblicos gera descanso para a alma, uma vida aprovada por Deus e a permanência no caminho da Vida Eterna. Desde o início da criação, Deus estabeleceu princípios de obediência para o ser humano. Precisamos responder aos princípios bíblicos com obediência amorosa.


Vamos ver agora o primeiro princípio que Deus estabeleceu para o homem:
(Gênesis 2:16,17) 
(16) "E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, 
(17) mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá"."

Deus criou os céus e a terra e tudo o que existe. Formou o ser humano a Sua imagem e semelhança e o colocou em um jardim maravilhoso...

Deus em Sua generosidade e bondade, permitiu que o ser humano se alimentasse de uma grande variedade de árvores frutíferas, mas colocou uma única proibição, comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.


O primeiro mandamento foi apresentado no Jardim do Éden:

O Senhor deu uma ordem ao homem:
(16) E o Senhor Deus ordenou ao homem: 

No início da criação o ser humano era vegetariano:
"Coma livremente de qualquer árvore do jardim,
  • Deus permitiu que o ser humano se alimentasse de uma grande variedade de árvores frutíferas.

A obediência foi testada:
(17) mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, 
  • Deus deu uma ordem, colocou um limite claro para o homem, e a ordem deveria ser obedecida. 

Deus não criou o ser humano para ser um prisioneiro, mas sim para ter a liberdade de escolha:
  • (Deuteronômio 30:19,20) (19) "Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, (20) e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó."

A consequência da desobediência também foi apresentada:
porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá".

A desobediênia à essa ordem resultaria em morte, porque toda lei carrega uma punição:
  • (Romanos 6:23) "Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor."
No momento da queda, o homem morreu espiritualmente e se tornou fisicamente mortal.

(Gênesis 3:6) "Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também." 

Meditando nos versículos de 1 a 5, vemos um diálago entre a serpente e a mulher. A serpente questionou a mulher sobre a árvore do conhecimento do bem e do mal. A mulher errou ao dar ouvidos à serpente que sagazmente foi induzindo a mulher a pecar.

As Escrituras Sagradas nos orientam a fugir da tentação...

A serpente conveceu a mulher a comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal para ela ser igual a Deus em sabedoria.

A mulher foi seduzida nessas três tentações:
  • Cobiça da carne.
  • Cobiça dos olhos.
  • Soberba da vida.

O homem e a mulher decidiram o próprio caminho 

Observe com atenção as atitudes da mulher: Viu, tomou, comeu e deu:

(6) Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, 
  • Apresenta a cobiça da carne.

A tentação começa simplesmente ao olhar algo que queremos. 
  • (2 Timóteo 2:22) "Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor."

era atraente aos olhos e, 
  • Apresenta a cobiça dos olhos.

além disso, desejável para dela se obter discernimento, 
  • Apresenta a soberba da vida.

Não se deve amar o mundo
  • (1 João 2:14-16) (14) "Filhinhos, eu escrevi a vocês porque conhecem o Pai. Pais, eu escrevi a vocês porque conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu escrevi a vocês, porque são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece, e vocês venceram o Maligno. (15) Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (16) Pois tudo o que há no mundo—a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens—não provém do Pai, mas do mundo."

A mulher e o homem desobedeceram ao Senhor:

A mulher comeu o fruto:
tomou do seu fruto, comeu-o 
  • Constitui a queda do ser humano.
A mulher rejeitou a Palavra de Deus e agiu em total independência de Deus. Infelizmente a humanidade continua caminhando dessa mesma forma, seguindo o seu próprio caminho.

Essa é a vontade de Deus para nós:
  • (Provérbios 3:5-8) (5) "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; (6) reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. (7) Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal. (8) Isso dará a você saúde ao corpo e vigor aos ossos."

A tentação foi consumada:
  • (Tiago 1:13-15) (13) "Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. (14) Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. (15) Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte."

O homem comeu o fruto:
e o deu a seu marido, que comeu também.

A mulher foi enganada pela serpente e desobedeceu a Deus, logo em seguida envolveu Adão em seu pecado.  

  • (1 Coríntios 15:33) "Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes”."


Adão falhou em obedecer a Deus:
  • (Gênesis 2:15-17) (15) "O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. (16) E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, (17) mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá"."

Adão estava presente no momento da queda da mulher. A mulher foi seduzida ao engano, mas Adão não foi enganado:
  • (1 Timóteo 2:14) "E Adão não foi enganado, mas sim a mulher que, tendo sido enganada, se tornou transgressora."

Adão pecou conscientemente. É por isso que a Palavra de Deus declara que em Adão todos morrem.
  • (1 Coríntios 15:22) "Pois, da mesma forma que em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados."
  • (Romanos 5:12-21) (12) "Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram; (13) pois antes de ser dada a Lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei. (14) Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir. (15) Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. De fato, muitos morreram por causa da transgressão de um só homem, mas a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só, Jesus Cristo, transbordou ainda mais para muitos. (16) Não se pode comparar a dádiva de Deus com a consequência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação. (17) Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo. (18) Consequentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens. (19) Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos. (20) A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado transbordou a graça, (21) a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor."

A desobediência do primeiro casal resultou em graves consequências para toda a humanidade. Todos nós sofremos por causa dessa rebelião.


Complementar:

  • Morte espiritual: O ser humano já nasce morto espiritualmente separado de Deus separado da comunhão com Deus.
  • Morte física: Todos experimentam a morte física.
  • Morte espiritual eterna: Separação eterna de Deus.


Precisamos entender...

Que os princípios bíblicos são mais que simples teorias:
  • (Tiago 1:22) "

    Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos."


Devemos começar a ensinar a criança logo no início da vida:
  • (Provérbio 22:6) "Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles." 


Caminhar por princípios bíblicos gera descanso para a nossa alma

(Jeremias 6:16,17) (16) "Assim diz o Senhor: "Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso". Mas vocês disseram: ‘Não seguiremos!'.
(17) Coloquei sentinelas entre vocês e disse: Prestem atenção ao som da trombeta! Mas vocês disseram: ‘Não daremos atenção’."

Jeremias 6:16 foi escrito durante o período em que o reino de Judá estava em declínio e prestes a ser conquistado pelos babilônios.

(Jeremias 6:16) "Assim diz o Senhor: "Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; 

Lugar onde se cruzam duas ou mais estradas. Eles tinham que parar e perguntar para tomar a decisão certa.

Um ponto de decisão para escolher o caminho certo, o destino certo.


1ª ordem para perguntar:
perguntem pelos caminhos antigos, 

Caminhos antigos são os princípios bíblicos ensinados aos seus pais:
  • (Deuteronômio 32:7) "

    Lembrem-se dos dias do passado; considerem as gerações há muito passadas. Perguntem aos seus pais, e estes lhes contarão, aos seus líderes, e eles lhes explicarão."


2ª ordem para perguntar:
perguntem pelo bom caminho. 

Bom caminho porque foi Deus quem estabeleceu para nós, um caminho justo e verdadeiro que nos levará à Vida Eterna.


Não é somente para perguntar, é para seguir...
Sigam-no e acharão descanso". 
  • Seguir os caminhos de Deus traz paz e descanso para a alma.

Mas vocês disseram: ‘Não seguiremos!'." 
  • O povo de Israel escolheu seguir o seu próprio caminho e foi destruído.
    O único caminho para encontrar descanso para a alma é o caminho da obediência aos princípios bíblicos, mas o povo judeu da época de Jeremias recusou a obedecer (17) e foi destruído (21).


    (17) Coloquei sentinelas entre vocês e disse: 

    As sentinelas mencionadas aqui são os profetas que Deus enviou para advertir o povo de Judá sobre o julgamento iminente.


    Prestem atenção ao som da trombeta! 

    A trombeta é um símbolo do chamado de Deus para que o povo se arrependa e volte para Ele.


    Mas vocês disseram: ‘Não daremos atenção’."

    • Deus avisa porque ama e quer proteger.

    Infelizmente eles não deram importância ao chamado ao arrependimento, seguiram em frente e sofreram as consequências.

    Jeremias foi levantado por Deus para ser profeta, para alertar o povo sobre a iminente destruição que estava por vir por causa da rebelião contra Deus, rebelião contra à Palavra de Deus.


    Deus estava chamando o povo ao arrependindo, estava chamando o povo para fazer o caminho de volta para a Sua presença, um caminho de salvação e descanso para a alma.

    Complementar:

    Os profetas e os sacerdotes estavam incluídos no grupo de pessoas que tinham se corrompido e não viviam e nem pregavam a Palavra de Deus em sua integridade. O dinheiro tinha chegado a ser a principal busca em lugar de Deus.

    • (Jeremias 6) (13) "Desde o menor até o maior, todos são gananciosos; profetas e sacerdotes igualmente, todos praticam o engano. (14) Eles tratam da ferida do meu povo como se não fosse grave. ‘Paz, paz’, dizem, quando não há paz alguma. (15) Ficarão eles envergonhados da sua conduta detestável? Não, eles não sentem vergonha alguma, nem mesmo sabem corar. Portanto, cairão entre os que caem; serão humilhados quando eu os castigar", declara o Senhor."


    Conclusão:

    Precisamos nos arrepender dos nossos pecados, confessá-los a Deus e voltar para os princípios bíblicos.
    • (Provérbio 29:1) "Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente."
    • (Atos 3:19) "Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado