terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Não despreze os princípios bíblicos

  • Os princípios bíblicos são ordens estabelecidas pelo próprio Deus.
A obediência aos princípios bíblicos gera descanso para a alma, uma vida aprovada por Deus e a permanência no caminho da Vida Eterna. Desde o início da criação, Deus estabeleceu princípios de obediência para o ser humano. Precisamos responder aos princípios bíblicos com obediência amorosa.


Vamos ver agora o primeiro princípio que Deus estabeleceu para o homem:
(Gênesis 2:16,17) 
(16) "E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, 
(17) mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá"."

Deus criou os céus e a terra e tudo o que existe. Formou o ser humano a Sua imagem e semelhança e o colocou em um jardim maravilhoso...

Deus em Sua generosidade e bondade, permitiu que o ser humano se alimentasse de uma grande variedade de árvores frutíferas, mas colocou uma única proibição, comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.


O primeiro mandamento foi apresentado no Jardim do Éden:

O Senhor deu uma ordem ao homem:
(16) E o Senhor Deus ordenou ao homem: 

No início da criação o ser humano era vegetariano:
"Coma livremente de qualquer árvore do jardim,
  • Deus permitiu que o ser humano se alimentasse de uma grande variedade de árvores frutíferas.

A obediência foi testada:
(17) mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, 
  • Deus deu uma ordem, colocou um limite claro para o homem, e a ordem deveria ser obedecida. 

Deus não criou o ser humano para ser um prisioneiro, mas sim para ter a liberdade de escolha:
  • (Deuteronômio 30:19,20) (19) "Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, (20) e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó."

A consequência da desobediência também foi apresentada:
porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá".

A desobediênia à essa ordem resultaria em morte, porque toda lei carrega uma punição:
  • (Romanos 6:23) "Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor."
No momento da queda, o homem morreu espiritualmente e se tornou fisicamente mortal.

(Gênesis 3:6) "Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também." 

Meditando nos versículos de 1 a 5, vemos um diálago entre a serpente e a mulher. A serpente questionou a mulher sobre a árvore do conhecimento do bem e do mal. A mulher errou ao dar ouvidos à serpente que sagazmente foi induzindo a mulher a pecar.

As Escrituras Sagradas nos orientam a fugir da tentação...

A serpente conveceu a mulher a comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal para ela ser igual a Deus em sabedoria.

A mulher foi seduzida nessas três tentações:
  • Cobiça da carne.
  • Cobiça dos olhos.
  • Soberba da vida.

O homem e a mulher decidiram o próprio caminho 

Observe com atenção as atitudes da mulher: Viu, tomou, comeu e deu:

(6) Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, 
  • Apresenta a cobiça da carne.

A tentação começa simplesmente ao olhar algo que queremos. 
  • (2 Timóteo 2:22) "Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor."

era atraente aos olhos e, 
  • Apresenta a cobiça dos olhos.

além disso, desejável para dela se obter discernimento, 
  • Apresenta a soberba da vida.

Não se deve amar o mundo
  • (1 João 2:14-16) (14) "Filhinhos, eu escrevi a vocês porque conhecem o Pai. Pais, eu escrevi a vocês porque conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu escrevi a vocês, porque são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece, e vocês venceram o Maligno. (15) Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (16) Pois tudo o que há no mundo—a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens—não provém do Pai, mas do mundo."

A mulher e o homem desobedeceram ao Senhor:

A mulher comeu o fruto:
tomou do seu fruto, comeu-o 
  • Constitui a queda do ser humano.
A mulher rejeitou a Palavra de Deus e agiu em total independência de Deus. Infelizmente a humanidade continua caminhando dessa mesma forma, seguindo o seu próprio caminho.

Essa é a vontade de Deus para nós:
  • (Provérbios 3:5-8) (5) "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; (6) reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. (7) Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal. (8) Isso dará a você saúde ao corpo e vigor aos ossos."

A tentação foi consumada:
  • (Tiago 1:13-15) (13) "Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. (14) Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. (15) Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte."

O homem comeu o fruto:
e o deu a seu marido, que comeu também.

A mulher foi enganada pela serpente e desobedeceu a Deus, logo em seguida envolveu Adão em seu pecado.  

  • (1 Coríntios 15:33) "Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes”."


Adão falhou em obedecer a Deus:
  • (Gênesis 2:15-17) (15) "O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. (16) E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, (17) mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá"."

Adão estava presente no momento da queda da mulher. A mulher foi seduzida ao engano, mas Adão não foi enganado:
  • (1 Timóteo 2:14) "E Adão não foi enganado, mas sim a mulher que, tendo sido enganada, se tornou transgressora."

Adão pecou conscientemente. É por isso que a Palavra de Deus declara que em Adão todos morrem.
  • (1 Coríntios 15:22) "Pois, da mesma forma que em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados."
  • (Romanos 5:12-21) (12) "Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram; (13) pois antes de ser dada a Lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei. (14) Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir. (15) Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. De fato, muitos morreram por causa da transgressão de um só homem, mas a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só, Jesus Cristo, transbordou ainda mais para muitos. (16) Não se pode comparar a dádiva de Deus com a consequência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação. (17) Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo. (18) Consequentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens. (19) Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos. (20) A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado transbordou a graça, (21) a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor."

A desobediência do primeiro casal resultou em graves consequências para toda a humanidade. Todos nós sofremos por causa dessa rebelião.


Complementar:

  • Morte espiritual: O ser humano já nasce morto espiritualmente separado de Deus separado da comunhão com Deus.
  • Morte física: Todos experimentam a morte física.
  • Morte espiritual eterna: Separação eterna de Deus.


Precisamos entender...

Que os princípios bíblicos são mais que simples teorias:
  • (Tiago 1:22) "

    Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos."


Devemos começar a ensinar a criança logo no início da vida:
  • (Provérbio 22:6) "Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles." 


Caminhar por princípios bíblicos gera descanso para a nossa alma

(Jeremias 6:16,17) (16) "Assim diz o Senhor: "Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso". Mas vocês disseram: ‘Não seguiremos!'.
(17) Coloquei sentinelas entre vocês e disse: Prestem atenção ao som da trombeta! Mas vocês disseram: ‘Não daremos atenção’."

Jeremias 6:16 foi escrito durante o período em que o reino de Judá estava em declínio e prestes a ser conquistado pelos babilônios.

(Jeremias 6:16) "Assim diz o Senhor: "Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; 

Lugar onde se cruzam duas ou mais estradas. Eles tinham que parar e perguntar para tomar a decisão certa.

Um ponto de decisão para escolher o caminho certo, o destino certo.


1ª ordem para perguntar:
perguntem pelos caminhos antigos, 

Caminhos antigos são os princípios bíblicos ensinados aos seus pais:
  • (Deuteronômio 32:7) "

    Lembrem-se dos dias do passado; considerem as gerações há muito passadas. Perguntem aos seus pais, e estes lhes contarão, aos seus líderes, e eles lhes explicarão."


2ª ordem para perguntar:
perguntem pelo bom caminho. 

Bom caminho porque foi Deus quem estabeleceu para nós, um caminho justo e verdadeiro que nos levará à Vida Eterna.


Não é somente para perguntar, é para seguir...
Sigam-no e acharão descanso". 
  • Seguir os caminhos de Deus traz paz e descanso para a alma.

Mas vocês disseram: ‘Não seguiremos!'." 
  • O povo de Israel escolheu seguir o seu próprio caminho e foi destruído.
    O único caminho para encontrar descanso para a alma é o caminho da obediência aos princípios bíblicos, mas o povo judeu da época de Jeremias recusou a obedecer (17) e foi destruído (21).


    (17) Coloquei sentinelas entre vocês e disse: 

    As sentinelas mencionadas aqui são os profetas que Deus enviou para advertir o povo de Judá sobre o julgamento iminente.


    Prestem atenção ao som da trombeta! 

    A trombeta é um símbolo do chamado de Deus para que o povo se arrependa e volte para Ele.


    Mas vocês disseram: ‘Não daremos atenção’."

    • Deus avisa porque ama e quer proteger.

    Infelizmente eles não deram importância ao chamado ao arrependimento, seguiram em frente e sofreram as consequências.

    Jeremias foi levantado por Deus para ser profeta, para alertar o povo sobre a iminente destruição que estava por vir por causa da rebelião contra Deus, rebelião contra à Palavra de Deus.


    Deus estava chamando o povo ao arrependindo, estava chamando o povo para fazer o caminho de volta para a Sua presença, um caminho de salvação e descanso para a alma.

    Complementar:

    Os profetas e os sacerdotes estavam incluídos no grupo de pessoas que tinham se corrompido e não viviam e nem pregavam a Palavra de Deus em sua integridade. O dinheiro tinha chegado a ser a principal busca em lugar de Deus.

    • (Jeremias 6) (13) "Desde o menor até o maior, todos são gananciosos; profetas e sacerdotes igualmente, todos praticam o engano. (14) Eles tratam da ferida do meu povo como se não fosse grave. ‘Paz, paz’, dizem, quando não há paz alguma. (15) Ficarão eles envergonhados da sua conduta detestável? Não, eles não sentem vergonha alguma, nem mesmo sabem corar. Portanto, cairão entre os que caem; serão humilhados quando eu os castigar", declara o Senhor."


    Conclusão:

    Precisamos nos arrepender dos nossos pecados, confessá-los a Deus e voltar para os princípios bíblicos.
    • (Provérbio 29:1) "Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente."
    • (Atos 3:19) "Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    domingo, 12 de janeiro de 2025

    Precisamos reconhecer o caráter bondoso, amoroso e fiel do nosso Deus:

    (Salmo 100:5)

    O caráter de Deus é bom:
    "Pois o Senhor é bom 
    • Ele deseja o melhor para cada um de nós.

    O caráter de Deus é amoroso:
    e o seu amor leal é eterno; 
    • Deus é perdoador e misericordioso com aqueles que se arrependem e abandonam o pecado e andam no Seu caminho.

    O caráter de Deus é fiel:
    a sua fidelidade permanece por todas as gerações."
    • Deus cumpre todas as Suas promessas registradas nas Escrituras Sagradas.

    Podemos descansar na bondade, no amor leal e na fidelidade de Deus. O nosso Deus permanece fiel por todas as gerações...

    Nós não precisamos enfrentar os momentos difíceis da vida sozinhos, podemos contar com a ajuda do nosso Deus e Pai celestial.

    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    domingo, 5 de janeiro de 2025

    Temos aqui uma promessa de renovação, fortalecimento e satisfação...

    (Jeremias 31:25) "Restaurarei o exausto e saciarei o enfraquecido."

    O nosso Deus tem o poder de renovar e fortalecer aqueles que estão esgotados fisicamente, emocionalmente ou espiritualmente.

    Ele também tem o poder de suprir as necessidades daqueles que estão sem forças para continuar lutando.

    Deus é o único que pode restaurar e saciar verdadeiramente as nossas almas.

    Deus é fiel para cumprir o que prometeu, clame.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    Clame pela graça de Deus...

    (Salmo 90:17) "Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos."

    É muito importante clamarmos pela graça de Deus e pela consolidação das obras de nossas mãos.

    Quando fazemos esse clamor... Deus nos orienta, abençoa para que as obras de nossas mãos sejam frutíferas e duradouras.

    O nosso Deus é poderoso para nos orientar e abençoar.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    Precisamos buscar fortalecimento em Deus...

    ( Efésios 6:10) "Finalmente, sejam fortalecidos no Senhor e na força do seu poder."

    O nosso Deus sabe que não temos forças para enfrentarmos o dia mal, por isso Ele nos ordena a buscarmos força no Seu poder.

    Mas na prática como funciona?

    Meditação na Palavra de Deus, adoração, oração e comunhão com irmãos que praticam o Evangelho de Cristo.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    Deus é SOBERANO e ONIPOTENTE...

    (Salmo 62:11) "Uma vez Deus falou, duas vezes eu ouvi, que o poder pertence a Deus."

    Devemos confiar em nosso Deus, Ele é o único que tem o poder de mudar as circunstâncias.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    O amor leal do nosso Deus é inexplicável...

    (Salmo 147:11) "O Senhor se agrada dos que o temem, dos que colocam a esperança no seu amor leal."

    O nosso Deus se agrada daqueles que sentem um grande respeito por Ele e confia na Sua misericórdia fiel.


    Graça e paz, 
    Pra. Angela Caldas.

    O homem nobre faz planos nobres...

    (Isaías 32:8) "Mas o homem nobre faz planos nobres, e graças aos seus feitos nobres permanece firme."

    Um homem nobre é um homem de caráter misericordioso, generoso, altruista...

    Planos nobres são aqueles que visam o bem de outras pessoas, e não apenas daquele que está à frente do projeto.

    Um homem nobre permanece firme porque seus feitos nobres agradam a Deus.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    O nosso Deus sempre fica ao lado do injustiçado que permanece em Sua presença...

    (Salmo 147:6) "O Senhor sustém o oprimido, mas lança por terra o ímpio."

    O nosso Deus é o AJUDADOR e SUSTENTADOR das pessoas que estão sendo injustiçadas e oprimidas.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.





    Temos aqui uma promessa de paz...

    (Isaías 26:3) "Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia."

    Para desfrutarmos esse nível de paz, precisamos em primeiro lugar de um propósito firme de conhecer o caráter de Deus e as Suas preciosas promessas.

    A confiança em Deus cresce à medida do nosso conhecimento do caráter de Deus e de Suas promessas.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    Deus sempre nos surpreende...

    (Salmo 147:5) "Grande é o nosso Soberano e tremendo é o seu poder; é impossível medir o seu entendimento."

    O nosso Deus é o CRIADOR do universo, Ele é PODEROSO e a Sua ONISCIÊNCIA é inexplicável.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.










    Deus é poderoso para curar as nossas feridas

    (Salmo 147:3) "Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas."

    O nosso Deus é o único que pode curar o nosso coração, porque Ele é o CRIADOR do íntimo do nosso ser, Ele conhece os nossos pensamentos, emoções e sentimentos.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.






    Temos aqui uma promessa que é uma fonte de esperança no tempo de sofrimento...

    (Isaías 64:4) "Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam."

    O nosso Deus trabalha em favor daqueles que esperam por Sua intervenção.

    Como Deus trabalha?

    Provendo, protegendo, curando, guiando, fortalecendo, instruindo, libertando, livrando...

    Confie no amor leal de Deus!


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    Jó recebeu em dobro tudo o que tinha antes...

    (Jó 42:10) "Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes."

    Os amigos de Jó o acusaram injustamente, mas Jó pediu a Deus que os perdoassem...

    Deus restaurou a vida de Jó, e o abençoou com o dobro de bênçãos, porque ele permaneceu fiel em meio ao sofrimento, e reconheceu Sua soberania e bondade.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    Deus de milagres!

    (Jó 9:10) “Realiza maravilhas que não se podem perscrutar, milagres incontáveis."

    O nosso Deus é poderoso para realizar em nossas vidas coisas extraordinárias e surpreendentes, se confiarmos Nele.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    A autoridade dada por Jesus nos protege do mal

    (Lucas 10:19) "Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano."

    Cobras e escorpiões é uma metáfora para o mal. O poder do inimigo é uma referência ao diabo e seus demônios.

    (Lucas 10:20) "Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus."

    Os discípulos receberam poder para expulsar demônios e curar doenças, mas isso não é o mais importante. O mais importante é ter os nossos nomes escritos nos céus.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    Jesus realizou muitas obras aqui na Terra...

    (João 14:12) “Em verdade lhes digo que aquele que crê em mim fará também as obras que faço; fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu vou para o Pai."

    Quais as obras que Jesus realizou?

    As obras que Jesus realizou incluem proclamação do Reino de Deus, cura de doenças e enfermidades, libertação de demônios e ressurreição de mortos.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    A bênção do Senhor não acrescenta sofrimento

    (Provérbio 10:22) “A bênção do Senhor enriquece, e ele não acrescenta nenhum desgosto a ela.”

    A bênção do Senhor é a manifestação da generosidade e do favor divino em nossas vidas, ela traz prosperidade e sucesso, sem trazer sofrimento.

    Precisamos aprender a confiar em Deus e buscar a Sua bênção em nossas vidas.

    Precisamos clamar também pela Sua proteção e direção em cada decisão que tomarmos.

    Deus é fiel, Ele nos guiará no caminho certo.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    Descanse no Senhor...

    (Salmo 3:5) “Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém.”

    Davi é o autor do salmo 3, ele escreveu este salmo em um momento de perseguição e angústia.

    Mesmo em um momento tão difícil, Davi descansava em Deus, ele alimentava a fé e a esperança em Deus. Ele acreditava na provisão, proteção e cuidado divino.

    Entregue os seus problemas a Deus através da oração, medite nas promessas de Deus para alimentar a fé e a esperança de dias melhores, e durma em paz.

    O nosso Deus é poderoso para nos sustentar e nos proteger em todas as circunstâncias da vida.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    Busque a bênção de Deus para realizar projetos nobres

    (Salmo 20:4) “Que Deus lhe conceda o que o seu coração almeja e realize tudo o que você planejou.”

    O desejo do coração de Davi era nobre. Davi desejava vencer uma batalha que protegeria a vida do povo de Deus.

    Que o Senhor nosso Deus nos ajude e abençoe para que todos os desejos do nosso coração, que realmente tenham um valor eterno, sejam realizados.

    Deus é um Pai amoroso e abençoador, Ele nos ajudará a realizar nossos sonhos e planos.

    Devemos orar pedindo a Deus a Sua orientação, Ele nos mostrará o que é melhor para nós.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    Semeando com generosidade...

    (Lucas 6:38) "Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês."

    A lei da semeadura é infalível, sempre colheremos mais do que plantamos.

    Se semearmos nesta medida de generosidade, receberemos com grande abundância.

    Precisamos analisar as sementes que estamos semeando, tudo o que semeamos um dia voltará para nós de forma abundante.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    Proteção divina para os mais fracos...

    (Salmo 68:5) "Pai para os órfãos e defensor das viúvas é Deus em sua santa habitação."

    O nosso Deus é chamado de Pai para os órfãos e defensor das viúvas porque Ele é o protetor, provedor e um defensor justo de todos os vulneráveis que estão sofrendo injustiças...

    Deus é um Pai amoroso e fiel, podemos descansar porque Ele é poderoso para cumprir as Suas promessas.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    Deus não se esquecerá de nós!

    (Isaías 49:15) "Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você!"

    O nosso Deus usa a imagem da maternidade para ilustrar o Seu amor protetor e provedor, para declarar que Ele nos ama e nunca vai nos abandonar...

    Quando estiver se sentindo sozinho ou abandonado, clame a Deus, Ele jamais abandona àqueles que esperam por Ele.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    Cura e salva-me...

    (Jeremias 17:14) "Cura-me, Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo, pois tu és aquele a quem eu louvo.”

    Jeremias fez esse clamor durante o período em que Judá estava sendo ameaçada pelo Império Babilônico.

    O profeta clama por cura e salvação, essas bênçãos estão intimamente ligadas nas Escrituras Sagradas, porque a cura da alma e do corpo são sinais da salvação de Deus.

    O profeta clamou por cura e salvação e também louvou a Deus.

    O louvor é o reconhecimento da nossa gratidão a Deus. O nosso Deus e Pai celestial é o único que pode curar e salvar.

    Em dias difíceis, volte o coração para Deus, confie Nele, Ele é o nosso Deus e também o nosso Pai celestial.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

    O nosso Deus é justo e fiel...

    (Deuteronômio 32:4) "Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é."

    Temos aqui uma declaração poderosa do caráter do nosso Deus.

    O nosso Deus é um refúgio seguro, confiável e inabalável.

    Ter a certeza que Deus é perfeito, justo e fiel é importante para descansarmos que Ele agirá com justiça em favor daqueles que precisam do Seu socorro.

    Quando estiver se sentindo injustiçado, entregue a causa nas mãos de Deus, Ele agirá com justiça.


    Graça e paz, 
    Pra. Angela Caldas.

    Pai, os nossos olhos estão postos em Ti...

    (2 Crônicas 20:12) "Ó nosso Deus, não irás tu julgá-los? Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti."

    Uma grande ameaça estava vindo em direção ao povo de Deus, e eles não tinham forças suficientes para vencer o exército inimigo. Na angústia clamaram a Deus por socorro e receberam livramento.

    Diante de situações difíceis ou impossíveis, clame a Deus por socorro, o nosso Deus é poderoso para nos ajudar e proteger.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    Entre as suas preocupações ao Senhor...

    (Salmo 55:22) "Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair."
    • O salmo 55 foi escrito por Davi.

    Davi caminhou longos anos na presença de Deus e desfrutou do Seu cuidado amoroso. Ele entregou a Deus as suas preocupações e foi sustentado por Ele.

    Precisamos aprender a entregar todas as nossas preocupações a Deus, e Ele cuidará de nós, e não permitirá que sejamos derrotados pelo medo, ansiedade ou por qualquer outro sentimento.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    Jesus nos presenteou com a Sua paz...

    (João 14:27) "Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo."

    Jesus se despede de seus discípulos e faz essa promessa maravilhosa, Ele promete nos presentear com uma paz que cura a ansiedade e o medo.

    A verdadeira paz, que é uma tranquilidade interior, é encontrada somente na presença de Jesus. Recebemos essa paz através da oração e da meditação das promessas de Deus.

    Decida não mais pensar e falar de forma negativa…

    Decida meditar nas promessas de Deus, para que o seu coração se encha de confiança, esperança e fé.

    Decida orar em concordância com as promessas de Deus, e a paz que excede todo entendimento humano guardará o seu coração e a sua mente em Cristo Jesus.

    Confie no amor e na fidelidade de Deus.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    Confie no Senhor e faça o bem...

    (Salmo 37:3) "Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.”

    Quando estivermos passando por provações, precisamos confiar na bondade de Deus, no Seu amor e cuidado por nós e continuar seguindo em frente fazendo o bem. Na prática não é fácil, mas é a vontade de Deus para nós.

    O nosso Deus e Pai celestial quer que confiemos Nele para cuidar de nós, enquanto dedicamos a nossa vida para cuidarmos dos outros.

    Se obedecermos esse mandamento, desfrutaremos da promessa: “Assim você habitará na terra e desfrutará segurança”.

    Deus promete nos abençoar com uma vida segura e próspera.


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    Deus não nos deu espírito de covardia, medo...

    (2 Timóteo 1:7) "Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.”

    O espírito de medo não vem de Deus, porque ele aprisiona, enfraquece, limita…

    Em oração precisamos rejeitar o medo e buscar:
    • Poder… O Espírito Santo nos capacita com força e coragem para enfrentarmos as dificuldades.
    • Amor… O Espírito Santo nos capacita a amar o próximo com um amor que vem de Deus.
    • Moderação… O Espírito Santo nos ajuda a manter a estabilidade emocional e espiritual em cada situação difícil.

    Não precisamos enfrentar as dificuldades sozinhos, podemos contar com a ajuda de Deus através da oração e da meditação nas Escrituras Sagradas.

    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

    Vivendo segundo os valores do Reino de Deus

    Todo ser humano deseja ser feliz, mas infelizmente procura a felicidade no caminho errado. Procura a felicidade nas bênçãos: Nos relacionamentos, na carreira profissional, no ministério, nas conquistas de bens materiais, mas a Bíblia, que é a Palavra de Deus, declara que a verdadeira felicidade está em temer a Deus, e em ter grande prazer em Seus mandamentos...

    (Salmo 112:1-10)

    (1) "Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!
    (2) Seus descendentes serão poderosos na terra, serão uma geração abençoada, de homens íntegros.
    (3) Grande riqueza há em sua casa, e a sua justiça dura para sempre.
    (4)  A luz raia nas trevas para o íntegro, para quem é misericordioso, compassivo e justo.
    (5) Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios.
    (6) O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele.
    (7) Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor.
    (8) O seu coração está seguro e nada temerá. No final, verá a derrota dos seus adversários.
    (9) Reparte generosamente com os pobres; a sua justiça dura para sempre; seu poder será exaltado em honra.
    (10) O ímpio o vê e fica irado, range os dentes e definha. O desejo dos ímpios se frustrará."


    (Salmo 112:1-10)

    (V.1) "Aleluia! 
    • Aleluia é uma forma de louvar a Deus.
    O salmo inicia louvando a Deus, e louvando com alegria no coração.


    Todas as pessoas são convocadas a louvarem a Deus:
    • (Salmo 150:6) "Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia!"

    Deus fez o homem para a felicidade:
    Como é feliz 
    • Como é feliz, abençoado...
    O único caminho para a verdadeira felicidade é o temor a Deus com obediência amorosa.

    Complementar:

    Todo ser humano deseja a felicidade, mas por buscar a felicidade onde não pode ser encontrada, é que o ser humano está sempre frustrado, sempre se comparando com os outros...


    A verdadeira felicidade está no relacionamento com Deus, na obediência amorosa:

    o homem que teme o Senhor 

    • Que tem um grande respeito pelo Senhor...
    • Que afasta do mal por causa do Senhor...

      O que é temer a Deus?
      • (Provérbio 8:13) "Temer ao Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso."

      Quem teme a Deus é sábio:
      • (Salmo 111:10) "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!"

      e tem grande prazer em seus mandamentos!"
      • Quem ama os mandamentos de Deus... Obedece aos mandamentos de Deus com amor, com alegria...

      Os mandamentos de Deus são os princípios que Ele nos dá para vivermos segundo a Sua vontade.
      • (Salmo 1:2) "Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite."

      Essa pessoa não obedece por medo das consequências do pecado, mas sim por não querer entristecer a Deus, ela não considera os mandamentos de Deus pesados:
      • (1 João 5:3) "Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados."


      A pessoa que teme a Deus e tem grande prazer nos Seus mandamentos, será grandemente 
      abençoada por Ele...


      A Promessa de uma descendência de homens poderosos e íntegros:


      Essa promessa não se cumprirá se os filhos não forem ensinados no temor a Deus e na obediência amorosa:
      • Ser salvo é diferente de ser poderoso e abençoado...
      Pessoas influentes podem fazer um grande bem para a sociedade...
      (V.2) "Seus descendentes 
      • Os filhos são herdeiros das bênçãos espirituais dos seus pais.
      A sua família: Os seus filhos, netos e bisnetos...

      serão poderosos na terra, 
      • Poderosos: Fortes, valentes, corajosos.
      serão uma geração abençoada, 
      • Serão pessoas prósperas, honradas, de grande influência, pessoas bem-sucedidas.
      de homens íntegros."
      • Pessoas justas, honestas, fiéis...
      Os seus descendentes serão grandemente abençoados, porque serão criados amando a Deus, amando os mandamentos de Deus...
      • (Provérbio 22:6) "Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles."
      • (Gênesis 18:19) "Pois eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito, para que o Senhor faça vir a Abraão o que lhe havia prometido."

      Complementar:
      • Os pais precisam ensinar para os seus filhos os valores do Reino de Deus, para que a sua descendência seja poderosa e abençoada...
      Infelizmente os próprios pais ensinam e permitem os seus filhos andarem no caminho errado...
      • Os cristãos estão participando de festas idólatras e pagãs.
      • Os cristãos ouvem músicas que ofendem a Deus e à Sua Palavra, que zombam da santidade....


      A promessa de prosperidade duradoura:

      Pessoas prósperas podem fazer um grande bem para a sociedade...
      (V.3) "Grande riqueza há em sua casa, 
      • Os filhos são herdeiros das bênçãos materiais dos seus pais.
      • Casa: no sentido de família, filhos, descendentes... e bens mateirias...

      Deus abençoa as obras de suas mãos:
      • (Salmo 90:17) "Esteja sobre nós a bondade do nosso Deus Soberano. Consolida, para nós, a obra de nossas mãos; consolida a obra de nossas mãos!"


      O coração precisa ser guardado do amor ao dinheiro:
      • (1 Timóteo 6:9,10) (9) "Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, (10) pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos."
      e a sua justiça dura para sempre."
      • Prosperidade duradoura.
      • Herança ficará na família do justo - o fruto do trabalho será desfrutado pela sua família...

      Complementar:
      • Aqui temos o primeiro nível de generosidade e de prosperidade.
      O justo é generoso com a sua família e prospera com a bênção de Deus.


      A promessa de esperança e entendimento espiritual no tempo de aflição, para quem é misericordioso, compasso e justo:


      (V.4) "A luz raia nas trevas para o íntegro,
      • Trevas: Dificuldades e calamidades da vida.
      O justo também enfrenta períodos de trevas, mas recebe de Deus esperança, sabedoria, entendimento e discernimento espiritual para vencer os momentos difíceis da vida.

      para quem é misericordioso, compassivo e justo."

      • Misericordioso: Bondoso, piedoso.
      • Compassivo: Pessoa que se compadece com a dor do outro, ajudando, mostrando bondade.
      • Justo: Anda de acordo com os princípios bíblicos.

      Receberá luz nas trevas por ser... 
      • Misericordioso.
      • Compassivo.
      • Justo.


      A promessa de felicidade para quem é generoso e honesto nos negócios:

      (V.5) "Feliz é o homem que empresta com generosidade 

      • Emprestar com generosidade é emprestar sem interesse oculto, visando apenas o bem do próximo.
      Ele e a sua descendência recebem bênçãos de Deus por causa da sua generosidade:
      • (Salmo 37:26) "Ele é sempre generoso e empresta com boa vontade; seus filhos serão abençoados."

      Complementar:
      • Aqui temos o segundo nível de generosidade e de prosperidade.
      O justo é generoso com amigos, parentes e prospera com a bênção de Deus.

      Lembrete: Quem semeia generosidade colhe prosperidade e felicidade.


      Sua riqueza é construída com generosidade e honestidade:
      e que com honestidade conduz os seus negócios."
      • Honestidade: caráter reto, fiel.
      Ele conduz os seus negócios com honestidade, construindo um alicerce sólido para o seu crescimento financeiro.


      A promessa de estabilidade emocional e segurança para aqueles que vivem uma vida justa e correta:


      Não será abalado pelas provações:
      (V.6) "O justo jamais será abalado; 
      • O justo é aquele que vive de acordo com os mandamentos de Deus.
      O justo recebe de Deus estabilidade emocional e segurança para passar pelas provações:
      • (Salmo 55:22) "Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair."
      • (Romanos 8:28) "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito."


      para sempre se lembrarão dele."

      O justo será lembrando pela sua confiança em Deus, pela forma que enfrentou as provações, e terá também um galardão eterno...

      O justo quando permanece firme nas provações, se torna um canal de bênçãos para os fracos e feridos:
      • (Hebreus 12:12,13) (12) "

        Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes. (

        13) Façam caminhos retos para os seus pés, para que o manco não se desvie, mas antes seja curado."


      A Promessa de paz e vitória em meio às adversidades:


      Não temerá as notícias de calamidades:
      (V.7) "Não temerá más notícias; 
      • Não temerá, significa que não será dominado pelo medo e pela ansiedade...
      • Más notícias... Relatos de calamidades que se aproximam.
      Diante de notícias de calamidades, o justo não temerá, não será governado pelo medo e pela ansiedade.

      seu coração está firme, 
      O justo busca fortalecimento em Deus e em Suas promessas... 
      • (Isaías 26:3) "Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia."
      • (Efésios 6:10) "

        Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder."

      Se não buscar fortalecimento em Deus, será destruído pelo medo e pela ansiedade...


      confiante no Senhor."

      Ele confia no governo de Deus, sabe que será cuidado por Ele:

      • (Salmo 37:5) "Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá."


      Por ele estar alicerçado em Deus e em Suas promessas...

      (V.8) "O seu coração está seguro e nada temerá. 

      • Ter um coração seguro, significa que desfrutará de paz interior.
      • Não temerá, significa que não será dominado pelo medo e pela ansiedade...

      O coração está seguro nas promessas de Deus, aguardando o livramento dos seus inimigos:
      • (Salmo 27:14) "Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor."


      O justo enfrenta difamações, perseguições e injustiças:

      "No final, verá a derrota dos seus adversários."


      O Senhor dará vitória contra todos os seus inimigos:
      • (Salmo 89:14) "A retidão e a justiça são os alicerces do teu trono; o amor e a fidelidade vão à tua frente."


      A importância da generosidade:


      (V.9) "Reparte generosamente com os pobres;
      • O justo reparte os seus bens com os pobres.
      Os pobres são aqueles que não têm recursos suficientes para suprir suas necessidades básicas, como alimento, moradia e vestuário.

      Por ser generoso e próspero, se torna influente:
      • (Provérbios 11:24,25) (24) "Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. (25) O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá."

      a sua justiça dura para sempre; 

      A sua generosidade será lembrada por longos anos e terá valor eterno também...

      seu poder
      • Força.
      será exaltado em honra."
      • Será grandemente honrado pelo Senhor.
      Ele terá muita influência e honra em sua sociedade.

      Complementar:
      • Aqui temos o terceiro nível de generosidade e de prosperidade.
      O justo é generoso com os pobres e prospera com a bênção de Deus.


      Quem não teme a Deus:

      O desejo do ímpio é ver o justo destruído e longe de Deus:

      (V.10) "O ímpio 
      • Ímpio: Dentro do contexto... pessoa perversa e cruel.
      o vê 

      O ímpio vê o exemplo de vida e a colheita de bênçãos daquele que realmente teme a Deus.

      e fica irado, range os dentes e definha. 
      • O significado aqui é raiva e frustração.
      E fica frustrado porque o desejo dele é vê o justo abandonando a sua fé, sendo destruído pelos sofrimentos...


      O desejo dos ímpios se frustrará."

      A decepção do ímpio é dupla e intensa:
      • Vê o justo firme e confiante em Deus em meio às adversidades.
      • Fica frustrado porque o seu desejo não cumprirá.


      Complementar:
      Quando o justo enfrenta frustação, medo e ansiedade, ele busca fortalecimento e ajuda do alto. O orgulho do ímpio não permite que ele busque a Deus e se arrependa do mal.

      Conclusão:

      Aprendemos com o salmista, que mesmo diante das dificuldades da vida, devemos continuar escolhendo cuidadosamente as sementes que semeamos. O nosso Deus é justo e nos abençoará grandemente.
      • (Gálatas 6:9,10) (9)"E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. (10) Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé."

      Graça e paz,
      Pra. Angela Caldas.