quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Justificação

Por causa da quebra do primeiro mandamento divino (Gênesis 2:16,17; Gênesis 3:6), todas as pessoas sem exceção nascem mortas espiritualmente, separadas de Deus, separadas da comunhão com Deus. Mas Deus que é rico em misericórdia, preparou para a humanidade um presente, Ele ofertou o Seu próprio filho para morrer em favor do pecador. Todo aquele que recebe a Jesus como seu Senhor se torna justo aos olhos de Deus.

1) Jesus se fez pecado por nós, para nos fazer justiça de Deus:

(2 Coríntios 5:21) "Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus."

O que aconteceu realmente na cruz do Calvário?

No momento da crucificação de Jesus, Deus fez cair sobre Jesus a iniquidade de toda a humanidade (Isaías 53:6) e a justiça de Jesus foi derramada sobre a humanidade.
  • Foi derramada na ressurreição de Jesus porque o Senhor aceitou a oferta do sacrifício... por ter achado Ele puro, sem pecado.
Mas essa justiça só se manifesta de forma individual quando o pecador confessa Jesus como o seu Senhor (novo nascimento) e caminha em Sua presença. O pecador passa a ser considerado justo aos olhos de Deus.

Essa justificação é uma declaração que o pecador está ocupando uma correta posição diante do Senhor, não está mais debaixo da ira divina (Efésios 1:1-3). 
  • Não significa mudança de caráter e sim uma modificação de posição judicial. 

2) Recebemos a justificação gratuitamente:

(Romanos 3:24) "Sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus."

A justificação é gratuita, ou seja, um presente de Deus para todo aquele que recebe Jesus como seu Senhor, mas o preço que foi pago foi muito alto.

A justificação tem sua base no sacrifício de Cristo na cruz do Calvário, não é por merecimento de obras praticadas. 
  • (Romanos 3) (25) "Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; (26) mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus."

Complementar:
  • Redenção - Libertação em razão do pagamento de uma redenção; utilizando com referência à libertação do poder e das consequências do pecado que Cristo tomou sobre si ao entregar a sua vida como redenção por todos os que creem.

3) Mas com um propósito: Morrermos para os pecados e vivermos para justiça.

(1 Pedro 2:24) "Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; 

O propósito de Jesus levar os nossos pecados na cruz do Calvário foi para que nós morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça.
  • Abandonar uma vida na prática do pecado e viver segundo a Palavra de Deus.
por suas feridas vocês foram curados."

Este versículo fala a respeito da vinda de Jesus para tratar da enfermidade espiritual e enfermidade física da natureza humana.
  • As doenças tem ligação direta com o pecado.

Complementar: 
  • (Mateus 8) (16) "Ao anoitecer foram trazidos a ele muitos endemoninhados, e ele expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os doentes. (17) E assim se cumpriu o que fora dito pelo profeta Isaías: "Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças".

4) Justiça e santidade andam juntas:

(Efésios 4)

(22) "Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem (mudança de roupa - caráter)

Despir-se no sentido de um despojamento decidido. Os velhos hábitos devem ser totalmente abandonados.

que se corrompe por desejos enganosos, 

(23) a serem renovados no modo de pensar e

Processo contínuo... 
  • A mente precisa ser renovada diariamente.

Tudo começa pela renovação da mente:
  • (Romanos 12:2) "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

(24) a revestir-se (mudança de roupa - caráter) do novo homem, 

Adquirir novos hábitos segundo a Palavra de Deus.
  • Os velhos hábitos devem ser abandonados.

criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade."

O novo homem (nascido de novo) é criado para andar em verdadeira justiça e santidade:
  • Justiça - comportamento correto em relação ao próximo.
  • Santidade - comportamento correto em relação a Deus (Deus vê o interior).

Conclusão:
  • (1 João 1:9) "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça."
O nosso Deus e Pai celestial é fiel e prometeu em Sua preciosa Palavra que perdoaria os nossos pecados sempre que nos apresentássemos diante d'Ele com um coração arrependido e confessássemos os nossos pecados. Ele perdoa os nossos pecados e tira todo o peso de culpa da alma.

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado