segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Aprendendo a priorizar a Palavra de Deus

A Palavra de Deus deve ocupar o lugar mais importante da nossa vida. Quando rejeitamos a Palavra de Deus, rejeitamos o próprio Senhor Jesus:
  • (João 1:10) "O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu."
  • (Apocalipse 19:13) "Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus."

Existe uma única porta que leva à salvação eterna...


(João 10:9,10)  (9) “Eu sou a porta.

Jesus é a porta para a salvação eterna.
  • (1 Timóteo 2:5) “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem."
  • (João 14:6) “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."

Se alguém entrar por mim, será salvo,

  • O verbo salvar significa: Livrar de perigo, entregar em segurança.
Salvo da morte espiritual, da condenação eterna.


entrará, e sairá,

Fala de...
  • Segurança.
  • Liberdade - livre de opressões.
  • Proteção na caminhada cristã.

A fé precisa ser livre...
  • (Salmo 121:8) "Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre."

e achará pastagem. 

Alimento espiritual:
  • (Salmo 23:1,2) (1) O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. (2) Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso."

O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir;
  • Grego - kleptes: Defraudador, ratoneiro; o nome é transferido para falsos mestres, que não cuidam em instruir homens, mas abusam de sua confiança para o seu próprio ganho.
Roubam, matam e destroem porque roubam a Verdade dos homens. 
  • (Mateus 23:13) “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o Reino dos céus; e nem vós entrais, nem deixais entrar aos que estão entrando."

Jesus estava falando dos falsos ensinadores da sua época: Escribas e fariseus.

Os falsos ensinadores querem garantir seus próprios interesses:

São avarentos:

Que ou quem tem avareza; mesquinho; pão duro; sovina.
  • (Lucas 16:14) “E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas essas coisas e zombavam dele."

São gananciosos:

Que só tem em vista o lucro excessivo. Que tem ambição de ganho.
  • (Marcos 12:40) “Que devoram as casas das viúvas e isso, com pretexto de largas orações. Estes receberão mais grave condenação."
eu vim

Jesus veio entre os homens para alinhá-los ao ensino da Verdade, gerando assim a verdadeira vida.

para que tenham vida,
  • Corrigir tudo o que estava errado em relação às verdades divinas.
  • Ensinar o caminho da vida eterna.

e a tenham com abundância."

Abundância:
  •  Além da medida.
  •  Ter mais do que o suficiente.
Se quisermos viver verdadeiramente essa “Vida Com Abundância” temos que buscar conhecimento da Palavra de Deus, para não sermos enganados por falsos ensinadores. 
  • (João 1:16,17) (16) "Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. (17) Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo."

O que está destruindo o povo de Deus 
é a ignorância 

(Oséias 4:6) “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos."

Os sacerdotes estavam rejeitando o conhecimento e não compartilhando com o povo. A ignorância gera destruição.

O rei Salomão, o rei mais sábio que existiu...
  • (1 Reis 3:12) “Farei o que você pediu. Eu lhe darei um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você."
Declarou:

(Provérbio 4:7) “A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento”.
  • Devemos priorizar a sabedoria.
  • Adquire pois a sabedoria (conhecimento correto da Palavra de Deus com prática).
  • Emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento (conhecimento com sabedoria e discernimento - conhecimento correto).
Em outras palavras... Investir:
  • Tempo
  • Dinheiro
  • Oração... Para crescer em entendimento...

Conhecendo o valor da Palavra de Deus

1) A Palavra de Deus é viva:

(Hebreus 4:12) “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz (ativa, que vivifica), e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração."

A Palavra de Deus é a própria vida e é geradora de vida, porque é o Espírito Santo que a vivifica.

Ela muda o nosso caráter.

Ela muda a nossa circunstância quando a declaramos.

  • (João 6:63) “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida."
  • (2 Coríntios 3:6) "O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica."

2) A Palavra de Deus é a fonte de vida:

(Mateus 4:4) “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: nem só de pão viverá o homem, mas (viverá) de toda a palavra que sai da boca de Deus."

A Palavra de Deus é fonte de vida. Alimentar o nosso espírito é mais importante do que alimentar o nosso corpo físico.

3) A Palavra de Deus é eterna:

(Marcos 13:31) “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”.

Gastamos tempo aprendendo tantas coisas que vai finalizar nessa terra, devemos separar tempo para aprendermos a Palavra de Deus que permanecerá para sempre.

4) A Palavra de Deus não falha:

(Ezequiel 12:25a) “Eu, o Senhor, falarei, e a palavra que eu falar se cumprirá."

(Jeremias 1:12) “E me disse o Senhor: Viste bem; porque Eu velo sobre a Minha Palavra para a cumprir."


O próprio Deus garante o cumprimento de Sua Palavra.

5) Deus exaltou a Sua Palavra:


(Salmo 138:2) "Voltado para o teu santo templo eu me prostrarei e renderei graças ao teu nome, por causa do teu amor e da tua fidelidade; pois exaltaste acima de todas as coisas o teu nome e a tua palavra".
  • Qual o valor que estamos dando à Palavra de Deus?
  • A ela atribuímos prioridade em nossas vidas?
Deus se revela a nós de muitas maneiras, mas Ele se revela mais claramente através da Sua Palavra.

Conclusão:

É muito importante entendermos que não tem vida com Deus sem amarmos e dedicarmos a conhecer a Sua Palavra.

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado