sexta-feira, 1 de abril de 2016

EXALTANDO A DEUS - Orando A Palavra - Valnice Milhomens

1) Ações de graça (I)
Bendize, ó minha alma (afetuosamente, agradecidamente louva), a Yahweh  e tudo o que há no mais profundo do meu ser, bendiga ao Seu Santo Nome. Bendize, ó minha alma a Yahweh e não te esqueças de nem um só dos Seus benefícios.

Yahweh, Tu perdoas todas as minhas iniquidades; saras todas as minhas enfermidades; da cova e da corrupção redimes minha vida. Tu me embelezas, dignificas-me e me coroas com Tua graça e terna misericórdia; fartas de bens a minha velhice, de sorte que a minha mocidade se renova como a da águia. Por isso minha alma Te bendiz.

Rendo-Te graças, Yahweh, porque Tu és bom; porque a Tua misericórdia dura para sempre. Tu me remiste e me resgataste da mão do inimigo. Na minha angústia clamei a Ti, Yahweh, e me livraste das minhas tribulações. Conduziste-me pelo caminho direito, para que fosse à cidade em que habitasse.

Rendo-Te graças pela Tua bondade e por Tuas maravilhas para com os filhos dos homens! Pois dessedentaste a alma sequiosa, e fartaste de bens a alma faminta. Oh! Rendo graças a Ti, Deus do Céu! Porque a Tua misericórdia dura para sempre  Venho á Tua presença e canto a Ti, Yahweh, com júbilo, celebro o Rochedo da minha salvação. Saio ao Teu encontro, com ações de graça e vitorio-Te com Salmos. Porque és o Deus supremo, e o grande rei acima de todos os deuses.

Habita ricamente em mim a Palavra de Cristo; minha conversa é cheia de gratidão e sabedoria, louvando a Ti, ó Deus, com Salmos e hinos e cânticos espirituais, com gratidão em meu coração.

Pai, levanto os olhos para o Céu, e dou-Te graças porque me ouviste. Graças Te dou, ó pai, porque Tu ouves as minhas orações; porque posso entrar no Santo dos Santos. Graças Te dou porque me aceitaste como filho, porque posso falar contigo, porque me escutas.

Bendito és Tu, Deus e Pai do meu Senhor Jesus Cristo, que me tens abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo!

Canto a Ti, Yahweh, com ações de graça; bom é render graças a Ti, e cantar louvores ao Teu nome, ó Altíssimo. Saio ao Teu encontro, com ações de graça, vitorio-te com Salmos. Ofereço a Ti sacrifício de ações de graça, e cumpro os meus votos para contigo, ó Altíssimo.

Oferecer-Te-ei sacrifícios de ações de graça, e invocarei o Teu nome. Dou-Te graças em tudo, sabendo que esta é a Tua vontade em Cristo Jesus para comigo.

No meio de todas as circunstâncias faço subir o incenso da minha gratidão na Tua presença, porque sempre me conduzirás em triunfo e todas as coisas cooperam juntamente para o meu bem, pois eu Te amo e fui chamado segundo o Teu propósito. No meio das experiências adversas criarás algo novo para o meu bem. Porque todas as coisas existem por amor de nós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graça, por meio de muitos, para a Tua glória, ó Deus. Dar-Te-ei graças cada vez mais.

2) Ações de graça (II)
Graças Te dou, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, pelo glorioso privilégio de ser Teu filho e poder chegar diante de Ti e chamar-Te Pai, por causa do preço da redenção pago por Cristo Jesus, meu Senhor.

Graças por tão grande salvação! Graças pelo dom inefável! Graças por Jesus, meu Rei, razão da minha vida, meu bendito Salvador e Senhor, que veio arrancar-me da lama do pecado, da escravidão e das trevas, para transportar-me para o Teu Reino e elevar-me à posição de filho Teu. Graças pelo Teu perdão e recriação do meu espírito. Ó graça inaudita, que me deixa em eterna e impagável dívida de gratidão!

Graças Te rendo pelo Teu Espírito que vive em mim, pelo Seu poder que em mim opera, Suas manifestações sobrenaturais e Sua doce voz que me guia. Quem pode compreender esta misericórdia infinita que manifestas para comigo, dando-me o Teu próprio Espírito para viver em mim e me assistir no caminhar Contigo aqui na Terra, para que eu vença o diabo, o pecado, o mundo e a carne?

Vou sempre Te agradecer por tão preciosa dádiva, que me enche o coração de um indizível gozo, Graças porque me batizaste nEle e me deste uma linguagem espiritual para comungar Contigo. A Ti, meu Pai, pela dádiva do Espírito Santo, minha imorredoura gratidão.

Graças pelo ministério dos Teus anjos que me assistem, ainda que eu nem perceba. Sei que trabalham ao meu favor e tenho experimentado sua proteção.

Graças porque me conduzes sempre em triunfo e desbaratas os meus inimigos.

Graças, meu Deus pela Tua Palavra, pois posso lê-la, compreendê-la e por ela falas ao meu coração e me fazes ouvir Tua voz. Graças pelo privilégio de ser Teu canal para proclamá-la aos homens, pela vida que dela emana, sua luz que me dirige os passos para que não tropecem os meus pés.

Graças Te dou pelos meus irmãos que alegram minha alma e dão sentido à vida, pelo serviço que lhes posso prestar e o que deles posso receber. Graças pela doce comunhão de amor que podemos manter. Graças pela Igreja que me abriga, pelo pastor que vela por minha alma e ministra ao meu coração. Graças por todos os Teus filhos, essa família maravilhosa da qual faço parte.

Ó Pai, quem pode enumerar as bênçãos? Na simplicidade do meu coração e na beleza da Tua palavra só posso dizer: Rendo-Te graças por tudo, porque Tu és bom e a Tua benignidade dura para sempre.

Graças por Te conhecer como Soberano, Senhor Supremo da minha vida. Pela certeza de que vives em mim, e quando os meus dias chegarem ao fim aqui na Terra, serei depressa transportado para a Tua glória e contemplarei para sempre Tua face, em Sua formosura e resplendor! Aleluia!

Prostro-me sobre meu rosto, ante Teu Trono, juntamente com os santos, anjos e querubins e Te adoro, meu Deus, dizendo: Amém. O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graça, e a honra, e o poder, e a força sejam a Ti, meu Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.

3) Oração de louvor
Eu Te louvarei, Yahweh, de todo o meu coração; contarei todas as Tuas maravilhas. Em Ti me alegrarei e exultarei; cantarei louvores ao Teu nome, ó Altíssimo.
Vive Yahweh; bendita seja a minha rocha, e exaltado sejas Tu, o Deus da minha salvação.
Exalte-te, Yahweh, na Tua força; então cantaremos e louvaremos o Teu poder.
Brandem de júbilo e se alegrem os que desejam a minha justificação e digam continuamente: Sejas engrandecido Yahweh  que se deleita na prosperidade do seu servo. Então a minha língua falará da Tua justiça e do Teu louvor o dia todo. 
Grande és Tu, Yahweh  e mui digno de ser louvado, na cidade do nosso Deus, no Seu Monte Santo. Como é o Teu nome, ó Deus, assim é o Teu louvor até os confins da terra; de retidão está cheia a Tua destra. Porque Tu és o nosso Deus para todo o sempre. Tu serás nosso guia até a morte.
A Ti, ó Deus, é devido o louvor em Sião; e a Ti se pagará o voto. Ó Tu que ouves a oração! A Ti virá toda a carne.
Bem aventurado aquele a quem Tu escolhes, e fazes chegar a Ti, para habitar em Teus átrios! Nós seremos satisfeitos com a bondade da Tua casa, do Teu santo templo. Eu Te invoco, Senhor, pois és digno de louvor. Cordeiro amado, és digno de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e glória e louvor. Tu és santo e estás entronizado sobre os louvores do Teu povo.
Bendir-Te-ei, Yahweh  em todo tempo; o Teu louvor estará continuamente na minha boca, em Ti se gloria minha alma. Porque Tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios Te louvarão. Assim eu Te bendirei enquanto viver; em Teu nome levantarei as minhas mãos.
Louvo-Te, porque só o Teu nome é excelso; a Tua glória é acima da Terra e do Céu. Eu Te exaltarei, ó Rei meu; e bendirei o Teu nome pelos séculos do séculos. Cada dia Te bendirei, e louvarei o Teu nome pelos séculos dos séculos. 
Grande és, e muito digno de ser louvado; a Tua grandeza é insondável. Uma geração louvará as Tuas obras a outra geração e anunciará os Teus atos poderosos. Na magnificência gloriosa da Tua majestade e nas Tuas obras maravilhosas meditarei; falar-se-á do poder dos Teus feitos tremendos, e eu contarei a Tua grandeza. Publicarão a memória da Tua muita bondade, e com júbilo celebrarão a Tua justiça.
Publique a minha boca o Teu louvor, Senhor, e bendiga toda a carne o Teu santo nome para todo o sempre. Louvar-Te-ei durante a minha vida; cantarei louvores a Ti, meu Deus, enquanto eu viver.
4) Cânticos de louvor
Eu Te louvo, Yahweh, invoco o Teu nome; faço conhecido entre os povos os Teus feitos. Canto-Te, salmodio-Te, falo de todas as Tuas obras maravilhosas. Glorio-me no Teu santo nome; alegra-se o coração dos que Te buscam.

Cantai a Yahweh em toda a Terra; proclamai de dia em dia a Sua glória, entre todos os povos as Suas maravilhas. Porque grande é Yahweh e muito digno de louvor; também é mais temível do que todos os deuses. Pois todos os deuses dos povos são ídolos, porém Yahweh fez os Céus.

Canto louvores a Yahweh que habita em Sião; anuncio entre os povos os Seus feitos. Canto louvores ao meu Rei, canto louvores; canto louvores ao meu Rei, canto louvores. Pois Tu, ó Deus, és o Rei de toda a terra; canto louvores com Salmos.

Louvo-Te, Yahweh, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus; pois isso é agradável, e decoroso é o louvor. Louvar-Te-ei durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu viver. Canto louvores ao Teu nome porque és bondoso.

Bom é render graças a Ti, Yahweh, e cantar louvores ao Teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã a Tua benignidade, e á noite a Tua fidelidade, pois me alegraste, Yahweh, pelos Teus feitos; exultarei nas obras das Tuas mãos.

Canto a Ti, ó Deus, canto louvores ao Teu nome; louvo a Ti que cavalgas sobre as nuvens, pois o Teu nome é Já; exulto diante de Ti.

Pai de órfãos e juiz de viúvas és Tu, ó Deus, na Tua morada. Bendito sejas Yahweh  que diariamente levas a nossa carga; Tu és o Deus da nossa salvação. Alegro-me e regozijo-me na Tua presença, ó Deus e me encho de júbilo.

Exalta-te, Yahweh, na Tua força, então cantaremos e louvares o Teu poder.

Cantarei a Ti, Yahweh, porque gloriosamente triunfaste; lançaste no mar o cavalo e o seu cavaleiro.

Tu és a minha força e o meu cântico; tens-Te tornado a minha salvação; Tu és meu Deus, portanto Te louvarei. Canto a Ti, Yahweh  porquanto me tens feito muito bem.

Cantarei a Tua força; pela manhã louvarei com alegria a Tua benignidade, porquanto tens sido para mim uma fortaleza, e refúgio no dia da minha angústia.

A Ti, ó força minha, cantarei louvores; porque és a minha fortaleza, és o Deus que me mostra benignidade.

Toda a Terra Te adorará e Te cantará louvores; eles cantarão o Teu nome. E eu canto a glória do Teu nome, dou glórias em Teu louvor.

Cantarei para sempre as Tuas benignidades, Yahweh; com a minha boca proclamarei a todas as gerações a Tua fidelidade.

Preparado está o meu coração, ó Deus; cantarei, sim cantarei louvores com toda a minha alma.

Despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei a aurora. Louvar-Te-ei entre os povos, Yahweh  cantar-Te-ei louvores entre as nações. Pois grande, acima dos céus é a Tua benignidade; e a Tua verdade ultrapassa as mais altas nuvens. Sê exaltado, ó Deus, acima dos Céus e seja a Tua glória acima de toda a Terra!

5) Oração de adoração
Meu Pai, sou um adorador e abro meu coração para derramar diante de Ti meu amor e profunda adoração. Glória e majestade estão diante de Ti, força e formosura no Teu santuário. Tributo a Ti glória e força. Tributo a Ti glória devida ao Teu nome.
Eu te adoro, ó Senhor, na beleza da Tua santidade, tremo diante de Ti e Te temo reverentemente. Venho a Ti, adoro e prostro-me aos Teus pés; ajoelho-me diante de Ti, meu criador, porque és o meu Deus, e eu povo do Teu pasto e ovelha que conduzes.
Exalto-Te, Yahweh meu Deus, e prostro-me diante do escabelo de Teus pés, porque és santo. Exalto-te Senhor, meu Deus, e adoro-Te, no Teu santo nome, porque Tu és Santo.
Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão diante de Ti, Yahweh, e glorificarão o Teu nome. Porque Tu és grande e opera maravilhas; só Tu és Deus. 
Glorificarei o Teu nome para sempre. Toda a Terra Te adorará e Te cantará louvores; eles cantarão o Teu nome. 
Ó Yahweh dos Exércitos, quem é poderoso como Tu, Senhor, com a Tua fidelidade ao redor de Ti? Tu Tens um braço poderoso; forte é a Tua mão, e elevada a Tua destra. Justiça e juízo são a base do teu trono; benignidade e verdade vão adiante de Ti.
Somente a Ti adorarei e servirei, em espírito e em verdade. Só Tu és digno, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade existiram e foram criadas. A Ti, portanto, seja o louvor, e a honra e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.
Santo, santo, santo és Tu, Senhor Deus, O Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir. Santo, santo, és Tu, Yahweh dos exércitos; a Terra toda está cheia de Tua glória.
Grandes e admiráveis são as Tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei das nações! Quem não temerá e glorificará o Teu nome, ó Senhor? Pois só Teu nome és santo; por isso todas as nações virão e adorarão diante de Ti, porque os Teus atos de justiça se fizeram manifestos. 
A Tua destra, ó Yahweh  é gloriosa em poder; a Tua destra, ó Yahweh  destroça o inimigo. Quem entre os deuses é como Tu, ó Yahweh  Quem é como Tu, poderoso em santidade, admirável em louvores, que opera maravilhas? 
Tu reinarás eterna e perpetuamente. Portanto és grandioso, ó Yahweh  porque ninguém há semelhante a Ti, e não há Deus senão Tu só. Porque Tu és grande e opera maravilhas; só Tu és Deus. Glorioso és Tu, mais majestoso do que os montes eternos. Tu és tremendo! 
Quão grandes são, ó Yahweh, as tuas obras! Quão profundos são os teus pensamentos! O Teu trono está firme desde a antiguidade; desde a eternidade Tu existes.
Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os Teus juízos e quão inescrutáveis os Teus caminhos! Quem, pois, conheceu a Tua mente, Yahweh  Ou quem foi o Teu conselheiro? Ou quem primeiro Te deu para que lhe venha a ser restituído? Porque tuas, por meio de Ti são todas as coisas. A ti, pois, a glória eternamente. Amém.
6) Oração de consagração
Graças Te dou, ó Pai, por me haveres criado conforme a Tua imagem e semelhança. Agradeço-te a faculdade de decidir e escolher. Reconheço que me deste uma vontade livre para agir de acordo com os Teus propósitos. Sou livre para praticar o bem e seguir a Verdade. Lançando mão da minha liberdade de escolha, decido seguir o Teu caminho e fazer a Tua vontade.

Teus propósitos são elevados, santos, puros, perfeitos e eternos, e a eles inclino o meu coração. Renuncio meus próprios caminhos e planos, submetendo-os aos Teus, porque reconheço-Te como meu Senhor Supremo e entreguei-te todo o meu ser, mediante uma decisão da minha vontade. Digo-te agora, como Jesus, no passado: "A minha comida é fazer a vontade do meu pai que me enviou e realizar a a Sua obra."

Não se faça a minha vontade, mas a Tua. O passado e o futuro para Ti são um eterno presente e não importa o que o futuro me reserva, sei que será glorioso, quando ele está em Ti.

Recuso-me a seguir o erro e a decidir-me pela carne, pelo mundo ou por Satanás. Tua verdade, Pai, iluminará meu coração. Com a direção do Teu Espírito, saberei discernir o Teu plano e alegremente o seguirei, numa atitude de obediência e rendição incondicional da minha vontade a Ti.

Rejeito toda e qualquer prisão na minha vontade. Minha obediência a Ti será a expressão d incansável busca do conhecimento do Teu plano, para que a ele me possa submeter inteligentemente, consciente das consequências da minha decisão.

Meu Pai, reconheço que ainda estou a caminho da maturidade, e corro o risco de não discernir claramente Tua vontade em alguma área da minha vida. Quero, porém, dizer-Te que tens liberdade de interferir na minha vida e mostrar-me o erro. Livra-me do engano e de desviar-me dos Teus caminhos. O que mais quero fazer na vida é andar de acordo com a Tua santa vontade.

De toda a minha vontade busco a Ti, Yahweh, e Te encontro, e Tu me dás descanso ao redor. Deleito-me em fazer a Tua vontade, ó Deus meus; sim, a Tua Lei está dentro do meu coração. Ensina-me, portanto, a fazer a Tua vontade, pois Tu és o meu Deus; guie-me o Teu bom Espírito por terreno plano.

Eis-me aqui para fazer a Tua vontade. E nesta vontade tenho sido santificado pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre, pelo que clamo do mais profundo do meu ser: Seja feita a Tua vontade em minha vida, de um modo tão perfeito, como ela é feita no Céu, e viverei para a Tua glória! Amém.

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

2 comentários:

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado