Translate

segunda-feira, 21 de março de 2016

Discipulado prático: filhos espirituais saudáveis (4)

Texto: (1 Pedro 2:1-3).

Introdução: Nós como filhos de Deus, devemos desejar o verdadeiro leite espiritual, que é a Palavra de Deus em sua integridade, para que por ela seja gerado em nós o caráter de Cristo.

Vamos conhecer agora a vida de Onésimo, outro filho espiritual do apóstolo Paulo:

(Filemon 1:10) “Venho interceder a favor do meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava na prisão."

Onésimo era natural de Colossos (Colossenses 4:9), escravo pertencente à Filemom (Filemom 1:16), filho na fé e colaborador do apóstolo Paulo. Fugiu para a grande metrópole de Roma depois de aparentemente ter roubado Filemom, seu proprietário (Filemom 1:18), onde se encontrou com o apóstolo Paulo que aguardava seu julgamento em liberdade vigiada (Atos 28:16).

O apóstolo agiu rigorosamente de acordo com as exigências da lei (Deuteronômio 23:15,16) ao lidar com Onésimo, porque não o denunciou como fugitivo, não avisou à Filemom para buscá-lo e não o oprimiu, antes o evangelizou e o fortaleceu na fé (Filemom 1:10).

O nome Onésimo significa: Útil, proveitoso, benéfico. Antes de se converter a Cristo, não prestou um bom serviço à Filemom, mas agora o seu nome é o seu caráter (Filemom 1:11; Colossenses 3:22,23).

O apóstolo Paulo demonstra a Filemom o seu amor, a sua confiança e o seu desejo de não se afastar de seu filho Onésimo e pede-lhe para recebê-lo não como escravo, mas com perdão e amor, e com o mesmo respeito como o receberia, um parceiro em Cristo (Filemom 1:12,13 e 16,17).

O apóstolo Paulo assumiu totalmente a paternidade espiritual de Onésimo, porque além de apresentar-lhe a salvação eterna, intercedeu pela sua vida diretamente com Filemom, oferecendo seu próprio nome como garantia, já que se dispôs a pagar a sua dívida, caso fosse necessário (Filemom 1:18,19).

Conclusão: Aprendemos com o apóstolo Paulo que as tribulações não são empecilhos para não trabalharmos na obra do Senhor (Atos 20:19-24) e a gerar filhos espirituais saudáveis (Atos 14:22), ensinando-os a admitirem os seus erros e corrigi-los. E aprendemos com Onésimo a enfrentar todos os problemas do passado, para começar a nova vida com Cristo.

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado