Translate

terça-feira, 17 de março de 2015

A Fé De José

Qual o fundamento da fé de José?

O próprio Deus e a promessa de Deus a respeito da terra de Canaã ensinada pelos seus pais: 
  • Abraão
  • Isaque
  • Jacó.
Um pouco de sua vida...
Jacó (Israel) deu de presente a José uma túnica longa, porque José era o seu filho preferido... O filho da sua velhice...
  • (Gênesis 37:3-4) "Ora, Israel gostava mais de José do que de qualquer outro filho, porque lhe havia nascido em sua velhice; por isso mandou fazer para ele uma túnica longa".
Quando seus irmãos viram que o seu pai gostava mais dele, os odiaram e nem conseguiram mais falar com ele de forma amigável...
  • (Gênesis 37:4) "Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conseguiam falar com ele amigavelmente".
José pastoreava os rebanhos do seu pai juntamente com seus irmãos, e sempre contava para o pai a má fama dos seus irmãos...
  • (Gênesis 37:2) "Esta é a história da família de Jacó: Quando José tinha dezessete anos, pastoreava os rebanhos com os seus irmãos. Ajudava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e contava ao pai a má fama deles".
O pai não sabendo do ódio dos irmãos por José, mandou que ele fosse ver se tudo ia bem com eles e voltar com as notícias... 
  • (Gênesis 37:13,14) "E Israel disse a José: "Como você sabe, seus irmãos estão apascentando os rebanhos perto de Siquém. Quero que você vá até lá. "Sim, senhor", respondeu ele. Disse-lhe o pai: "Vá ver se está tudo bem com os seus irmãos e com os rebanhos, e traga-me notícias".
Quando os seus irmãos o avistaram de longe planejaram matá-lo... Fazendo críticas...
  • (Gênesis 37:18-22) "Mas eles o viram de longe e, antes que chegasse, planejaram matá-lo. "Lá vem aquele sonhador! ", diziam uns aos outros. "É agora! Vamos matá-lo e jogá-lo num destes poços, e diremos que um animal selvagem o devorou. Veremos então o que será dos seus sonhos.  Quando Rúben ouviu isso, tentou livrá-lo das mãos deles, dizendo: "Não lhe tiremos a vida!  E acrescentou: "Não derramem sangue. Joguem-no naquele poço no deserto, mas não toquem nele". Rúben propôs isso com a intenção de livrá-lo e levá-lo de volta ao pai".
E o arrancaram a túnica longa que ele ganhara do pai... E jogaram em um poço vazio e sem água...
  • (Gênesis 37:23,24) "Chegando José, seus irmãos lhe arrancaram a túnica longa, agarraram-no e o jogaram no poço, que estava vazio e sem água".
Eles não o mataram como planejaram... Mas o venderam com escravo para os ismaelitas... E depois vendido novamente para Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio.
  • (Gênesis 37:28) "Quando os mercadores ismaelitas de Midiã se aproximaram, seus irmãos tiraram José do poço e o venderam por vinte peças de prata aos ismaelitas, que o levaram para o Egito".
  • (Gênesis 37:36) "Nesse meio tempo, no Egito, os midianitas venderam José a Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda".

...Em nenhuma situação Deus o deixou
 sozinho...

E Deus era com José na casa de Potifar... E ele passou a ser o administrador de toda a casa...
  • (Gênesis 39:2-6) "O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía. Desde que o deixou cuidando de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo. Assim, deixou ele aos cuidados de José tudo o que tinha, e não se preocupava com coisa alguma, exceto com sua própria comida".
Só que José era formoso de porte e de aparência, e passou a ser  cobiçado pela mulher de Potifar... Mas sempre agindo com temor a Deus...
  • (Gênesis 39:6b) "E José era formoso de porte, e de semblante".
  • (Gênesis 39:9) "Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?"
Mas mesmo assim ela insistia dia após dia... Até que um dia o agarrou pelo manto... Mas ele fugiu e deixou o manto em suas mãos...
  • (Gênesis 39:10 a 13) "Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela. Um dia ele entrou na casa para fazer suas tarefas, e nenhum dos empregados ali se encontrava. Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: "Vamos, deite-se comigo!" Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela".
Ela por vingança acabou o acusando falsamente... E por causa disso... José foi lançado na prisão... Mas Deus era com ele na prisão, concedendo a simpatia do carcereiro...
  • (Gênesis 39:20-23) "Mandou buscar José e lançou-o na prisão em que eram postos os prisioneiros do rei. José ficou na prisão, mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro. Por isso o carcereiro encarregou José de todos os que estavam na prisão, e ele se tornou responsável por tudo o que lá sucedia. O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava".
José na prisão interpretou dois sonhos:
  • Do Copeiro
  • E do Padeiro
Mas permaneceu esquecido na prisão... Mesmo tendo pedido para o copeiro se lembrar dele quando saísse... 
  • (Gênesis 40:1-5) "Algum tempo depois, o copeiro e o padeiro do rei do Egito fizeram uma ofensa ao seu senhor, o rei do Egito. O faraó irou-se com os dois oficiais, o chefe dos copeiros e o chefe dos padeiros, e mandou prendê-los na casa do capitão da guarda, na prisão em que José estava. O capitão da guarda os deixou aos cuidados de José, que os servia. Depois de certo tempo, o copeiro e o padeiro do rei do Egito, que estavam na prisão, sonharam. Cada um teve um sonho, ambos na mesma noite, e cada sonho tinha a sua própria interpretação".
  • (Gênesis 40:14-15) "Quando tudo estiver indo bem com você, lembre-se de mim e seja bondoso comigo; fale de mim ao faraó e tire-me desta prisão, pois fui trazido à força da terra dos hebreus, e também aqui nada fiz para ser jogado neste calabouço". 
Ao final de dois anos, Faraó teve sonhos... Foi nessa época que o copeiro falou dele para Faraó que mandou chamá-lo para interpretar os sonhos... José os interpretou e foi grandemente honrado pelo Faraó... E foi levantado como governador do Egito.
  • (Gênesis 41:1,9,14) "Ao final de dois anos, o faraó teve um sonho: Ele estava em pé junto ao rio Nilo, Então o chefe dos copeiros disse ao faraó: "Hoje me lembro de minhas faltas. O faraó mandou chamar José, que foi trazido depressa do calabouço. Depois de se barbear e trocar de roupa, apresentou-se ao faraó".
  • (Gênesis 41:42-44) "Em seguida o faraó tirou do dedo o seu anel de selar e o colocou no dedo de José. Mandou-o vestir linho fino e colocou uma corrente de ouro em seu pescoço. Também o fez subir em sua segunda carruagem real, e à frente os arautos iam gritando: "Abram caminho! " Assim José foi colocado no comando de toda a terra do Egito. Disse ainda o faraó a José: "Eu sou o faraó, mas sem a sua palavra ninguém poderá levantar a mão nem o pé em todo o Egito".

...Nada saiu do controle
do nosso DEUS...


Porque Ele faz com que todas as provações que enfrentamos concorra para o nosso bem...
  • (Romanos 8:28) "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito".

Tudo isso aconteceu para que a profecia a seu respeito se cumprisse...

(Gênesis 105:16-22) 
(V.16) "Ele mandou vir fome sobre a terra e destruiu todo o seu sustento;
Deus havia dado sonhos a José que mostrava que ele iria governar... E Deus mesmo trabalhou para esses sonhos se cumprissem... Porque tudo que Deus promete Ele cumpre.
  • (Gênesis 37:5-10) "Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado: Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras. E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim. E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?"
(V.17) mas enviou um homem adiante deles, José, que foi vendido como escravo.
Deus não tem parte com o mal... Ele não fez com que os irmãos de José tivessem ódio dele... Mas Ele usa as situações para reverter em favor daqueles que O amam...
  • (Romanos 8:28) "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito".

(V.18) Machucaram-lhe os pés com correntes e com ferros prenderam-lhe o pescoço,
  • Leia: (Gênesis 39)

(V.19) até cumprir-se a sua predição, e a palavra do Senhor confirmar o que dissera.
Deus prova os corações antes de cumprir as sua promessas...
  • (Tiago 1:12) "Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam".

(V.20) O rei mandou soltá-lo, o governante dos povos o libertou. Então mandou Faraó chamar a José, e o fizeram sair logo do cárcere; e barbeou-se e mudou as suas roupas e apresentou-se a Faraó.

(V.21) Ele o constituiu senhor de seu palácio e administrador de todos os seus bens, Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.

(V.22) para instruir os seus oficiais como desejasse e ensinar a sabedoria às autoridades do rei".
Nessa época o Egito era a nação mais poderosa da Terra, E Deus levantou José para ensinar os seus oficiais... Deus pode tornar grande e forte quem Ele quiser...
  • (1 Crônicas 29:12) "Toda a riqueza e prosperidade vêm de Ti; tu governas todas as coisas com o Teu poder e a Tua força e podes tornar grande e forte qualquer pessoa."

As provações não tiraram sua fé 

"Olhando para o futuro"

Ele acreditava na promessa que Deus fez a Abraão que depois de quatro gerações os seus descendentes herdariam a terra...
  • (Gênesis 15:13-16) "Então o Senhor lhe disse: "Saiba que os seus descendentes serão estrangeiros numa terra que não lhes pertencerá, onde também serão escravizados e oprimidos por quatrocentos anos. Mas eu castigarei a nação a quem servirão como escravos e, depois de tudo, sairão com muitos bens. Você, porém, irá em paz a seus antepassados e será sepultado em boa velhice. Na quarta geração, os seus descendentes voltarão para cá, porque a maldade dos amorreus ainda não atingiu a medida completa". 
E pediu que levassem os seus ossos. Ele viveu e morreu no Egito... Mas como um israelita. Preferiu ser sepultado humildemente em Canaã do que ser sepultado de forma honrosa no Egito.
  • (Gênesis 50:24,25) "Antes de morrer José disse a seus irmãos: "Estou à beira da morte. Mas Deus certamente virá em auxílio de vocês e os tirará desta terra, levando-os para a terra que prometeu com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó". E José fez que os filhos de Israel lhe prestassem um juramento, dizendo-lhes: "Quando Deus intervier em favor de vocês, levem os meus ossos daqui". 
  • (Hebreus 11:22) "Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos."

Recompensa da fé

E Moisés levou os ossos de José para Canaã, porque José tinha feito os filhos de Israel prestarem um juramento que levariam os seus ossos para serem enterrados na terra da promessa...
  • (Êxodo 13:19) "Moisés levou os ossos de José, porque José havia feito os filhos de Israel prestarem um juramento, quando disse: "Deus certamente virá em auxílio de vocês; levem então os meus ossos daqui".
  • (Josué 24:32) "Os ossos de José, que os israelitas haviam trazido do Egito, foram enterrados em Siquém, no quinhão de terra que Jacó havia comprado dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de prata. Aquele terreno tornou-se herança dos descendentes de José".


Conclusão

Devemos viver o Reino de Deus...  Mantendo os nossos olhos fixos naquilo que de fato nos pertencem como cidadãos do céu. 
  • (Mateus 6:10) "Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu".
"Não conhecemos o que o futuro nos reserva, mas conhecemos quem dirige o nosso futuro." Willis J. Ray

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado