Vamos meditar agora, no assunto mais triste de toda a Bíblia: o pecado e a morte espiritual do ser humano. Infelizmente a desobediência de Adão trouxe o pecado e as suas tristes consequências para dentro da raça humana.
Tentação e queda do homem
Satanás usou a serpente como disfarce para tentar a mulher:
(1) "Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito.
À medida que as revelações progridem, a serpente é apresentada várias vezes na Bíblia com outros nomes e outras figuras:
- Maligno: (Mateus 13:19) "Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado em seu coração. Esse é o caso da semente que caiu à beira do caminho."
- Diabo, mentiroso: (João 8:44) "Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira."
- O príncipe deste mundo: (João 12:31) "Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo."
- O deus desta era: (2 Coríntios 4:4) "O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus."
- Serpente, Satanás: (2 Coríntios 11:3,14) (3) "O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo. (14) Isso não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz."
- Governante do sistema mundial: (Efésios 2:1,2) (1) "Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, (2) nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência."
- Diabo, líder das forças demoníacas do mal: (Efésios 6:11,12) "Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, (12) pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais."
- Maligno: (2 Tessalonicenses 3:3) "Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno."
- Diabo, leão: (1 Pedro 5:8) "Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar."
- Maligno: (1 João 3:12) "Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas."
- Abadom, Apoliom: (Apocalipse 9:11) "Tinham um rei sobre eles, o anjo do Abismo, cujo nome, em hebraico, é Abadom e, em grego, Apoliom."
- O grande dragão: (Apocalipse 12:9) “O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.”
- Dragão, serpente, Diabo, Satanás: (Apocalipse 20:2) "Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos."
Satanás nem sempre foi um anjo mau, ele foi criado por Deus e ocupava a posição de querubim guardião:
- (Ezequiel 28:14) "Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o designei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes."
Satanás era conhecido como estrela da manhã que significa "aquele
que brilha", "Lúcifer":
- (Isaías 14:12-15) (12) "Como você caiu dos céus, ó
estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que
derrubava as nações! (13) Você, que dizia no seu coração:
“Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me
assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte
santo. (14) Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei
como o Altíssimo”. (15) Mas às profundezas do Sheol você será
levado, irá ao fundo do abismo!"
Mas um dia Satanás se rebelou contra Deus e foi expulso do céu, mas ele não foi expulso sozinho, ele conseguiu iludir um terço dos anjos que seguiram o seu mau exemplo.
- (Apocalipse 12:4-12) (4) "Sua cauda arrastou consigo um terço das estrelas do céu, lançando-as na terra. O dragão pôs-se diante da mulher que estava para dar à luz, para devorar o seu filho no momento em que nascesse. (5) Ela deu à luz um filho, um homem, que governará todas as nações com cetro de ferro. Seu filho foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono. (6) A mulher fugiu para o deserto, para um lugar que lhe havia sido preparado por Deus, para que ali a sustentassem durante mil duzentos e sessenta dias. (7) Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. (8) Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus. (9) O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra. (10) Então ouvi uma forte voz dos céus, que dizia: “Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite. (11) Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida. (12) Portanto, celebrem-no, ó céus, e os que neles habitam! Mas ai da terra e do mar, pois o Diabo desceu até vocês! Ele está cheio de fúria, pois sabe que lhe resta pouco tempo”."
- (2 Pedro 2:4) "Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo."
- (Judas 1:6) "E, quanto aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia."
Antes da queda, Satanás
permitiu que o seu coração enchesse de maldade e de orgulho:
- (Ezequiel 28:15) "Você era inculpável em seus caminhos desde o
dia em que foi criado até que se achou maldade em você."
- (Ezequiel
28:17) "Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e
você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o
atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis."
Consequência da sua maldade, do seu orgulho e da sua rebelião contra Deus:
- (Ezequiel 28:18) "Por meio dos seus muitos pecados e do seu
comércio desonesto você profanou os seus santuários. Por isso fiz sair de
você um fogo, que o consumiu, e reduzi você a cinzas no chão, à vista de
todos os que estavam observando."
- (Apocalipse 12:7-9) (7) "Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. (8) Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus. (9) O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra."
Satanás é um anjo mau, e sempre usará disfarces para levar a humanidade a desobedecer à Palavra de Deus. Por isso é muito importante analisarmos todas as conversas à luz da Palavra de Deus. Precisamos prestar muita atenção em conversas, em conselhos que despertam em nós o desejo de desobedecermos aos mandamentos de Deus.- (2 Coríntios 11:14) "Isso não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz."
Satanás usa falsos mestres:
- (2 Coríntios 11:11-16) (11) "Por quê? Por que não amo vocês? Deus sabe que os amo! (12) E continuarei fazendo o que faço, a fim de não dar oportunidade àqueles que desejam encontrar ocasião de serem considerados iguais a nós nas coisas de que se orgulham. (13) Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. (14) Isso não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. (15) Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam ser servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem. (16) Faço questão de repetir: Ninguém me considere insensato. Mas, se vocês assim me consideram, recebam-me como receberiam um insensato, a fim de que eu me orgulhe um pouco."
- (Gálatas 1:6-10) (6) "Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho (7) que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. (8) Mas, ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que pregamos a vocês, que seja amaldiçoado! (8) Como já dissemos, agora repito: Se alguém anuncia a vocês um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado! (10) Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo."
Satanás usa falsos irmãos para desviarem as pessoas do verdadeiro evangelho:
- (2 Coríntios 11:26) "Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar e perigos dos falsos irmãos."
Satanás usa pessoas para abrirem igrejas falsas:
- (Apocalipse 2:9) "Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás."
- (Apocalipse 2:24) "Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: Não porei outra carga sobre vocês."
Precisamos orar clamando proteção porque Satanás sempre levantará pessoas contra os servos de Deus:
- (2 Tessalonicenses 3:1-4) (1) "Finalmente, irmãos, orem por nós, para que a palavra do Senhor se propague rapidamente e receba a honra merecida, como aconteceu entre vocês. (2) Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. (3) Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. (4) Confiamos no Senhor que vocês estão fazendo e continuarão a fazer as coisas que ordenamos."
Conhecer à Palavra de Deus e guardá-la no coração é muito importante para não sermos enganados e levados a desobediência.
- (Salmo 119:9-11) (9) "Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. (10) Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. (11) Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti."
E ela perguntou à mulher:
- A serpente iniciou a conversa com uma pergunta.
"Foi isto mesmo que Deus disse:
Em outras palavras... Fala sério, você não pode comer de nenhum fruto das árvores do jardim? Você é proibida! Deus te proibiu?
É assim que o inimigo age até hoje, levantando questionamentos...
‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?"
- A serpente iniciou a conversa questionando erroneamente o mandamento de Deus.
O mandamento de Deus estava relacionado somente com uma árvore, e eles poderiam comer livremente de qualquer árvore do jardim.
- (Gênesis 2:16,17) (16) "E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, (17) mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”."
A serpente colocou em dúvida a bondade de Deus. Deus é bom, é misericordioso, amoroso... Mas Satanás investe desde a criação do mundo para afastar o ser humano de Deus.
O alvo de Satanás é a mente do ser humano, é fazer o ser humano olhar para o que não pode fazer...
Todo mandamento de Deus é para o nosso bem, para nos proteger, para cuidar de nós, para nos abençoar...
(2) Respondeu a mulher à serpente:
- A mulher deveria ter repreendido a serpente imediatamente, mas infelizmente ela parou para dar ouvidos e ainda continuou com o diálogo.
A mulher respondeu a serpente, isso significa que a mulher não ficou surpresa de ver a serpente conversando. Não sabemos se a serpente já tinha o dom da fala, ou a mulher desconhecia que a serpente não podia falar.
Complementar:
- (1 Coríntios 15:33) Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes”.
"Podemos comer do fruto das árvores do jardim,
(3) mas Deus disse:
A mulher imitou Satanás quando referiu a Deus como Deus (Elohim) e não como Senhor Deus (Javé Elohim) como é declarado em vários versículos de Gênesis 2:2-9,15,18,19,21,22), o Deus da aliança.
‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ".
A serpente iniciou a conversa questionando erroneamente o mandamento de Deus, fazendo com que a mulher, não analisando a conversa da serpente, também citasse erroneamente o mandamento de Deus.
Vamos observar novamente o mandamento de Deus em Gênesis 2:16,17:
(Gênesis 2:16,17) (16) "E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, (17) mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”."
A mulher alterou muito o mandamento de Deus. Deus permitiu comer livremente de qualquer árvore do jardim, porque Deus é bom, Ele quer que desfrutemos da vida.
Deus não deu essa proibição: "nem toquem nele", a mulher alterou o mandamento de Deus.
Deus também não falou dessa forma: "do contrário vocês morrerão", Deus falou: certamente você morrerá.
Isso significa que todo pecado gera destruição (tristeza, dor, sofrimento em nós e nas pessoas que nos amam).
Complementar:
Muitas crianças, muitos jovens morrem cedo por causa da desobediência. Morrem afogados, queimados, sofrem acidentes porque deram ouvidos às más conversações e não deram ouvidos para o ensino dos pais, dos mais velhos explicando que algo é perigoso.
É pecado distorcer os mandamentos de Deus:
- (Deuteronômio 4:2) "Nada acrescentem às palavras que eu ordeno a vocês e delas nada retirem, mas obedeçam aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, que eu ordeno a vocês."
- (Deuteronômio 12:32) "Apliquem-se a fazer tudo o que eu ordeno a vocês; não acrescentem nem tirem coisa alguma."
- (Provérbio 30:6) "Nada acrescente às palavras dele, do contrário, ele o repreenderá e mostrará que você é mentiroso."
- (Apocalipse 22:19) "Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro."
Como a mulher deu crédito a serpente respondendo a sua pergunta, a serpente prosseguiu com a sua maldade:
(4) Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão!
A serpente mente para a mulher declarando que eles não morreriam, que Deus mentiu a respeito do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.
Essa é a Verdade que Deus declarou:
- (Gênesis 2:16,17) (16) "E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, (17) mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”."
Satanás é um mentiroso e enganou a mulher corrompendo a sua mente:
- (João 8:44) “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira."
- (2 Coríntios 11:3) "O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo."
A Palavra de Deus é a Verdade:
- (Deuteronômio 32:4) "Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é."
A mulher errou de ter continuado conversando com a serpente. Logo que ela percebeu que a serpente estava contaminando a Palavra de Deus, ela deveria ter colocado um ponto final na conversa.
- (1 Pedro 2:2) "Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação."
A mulher deveria ter priorizado os princípios estabelecidos por Deus:
- (Salmo 119:128) "Por isso considero justos os teus preceitos e odeio todo caminho de falsidade."
A Palavra de Deus protege a nossa mente contra as mentiras de Satanás:
- (Efésios 6:16) "Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno."
A Palavra de Deus é sempre verdadeira, ela é o nosso manual de vida. Devemos analisar todos os conselhos que recebemos à luz da Palavra de Deus.
- (Romanos 3:4) "De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: “Para que sejas justificado nas tuas palavras e prevaleças quando fores julgado”."
O perigo de trocar a Verdade de Deus pela mentira de Satanás:
- (Romanos 1:17-32) (17) "Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”. (18) Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, (19) pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. (20) Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; (21) porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. (22) Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos (23) e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. (24) Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si. (25) Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. (26) Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. (27) Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. (28) Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. (29) Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, (30) caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; (31) são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis. (32) Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam." Não existe neutralidade, ou Deus governa a nossa vida ou Satanás é quem governa a nossa vida. Satanás continua até o dia de hoje guiando as pessoas que não vivem de acordo com a Verdade de Deus:
- (Efésios 2:1-3) (1) "Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, (2) nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. (3) Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira."
Como resistir as tentações de Satanás?
Jesus foi tentado por Satanás e nos deixou o Seu exemplo para seguirmos os Seus passos:
(Mateus 4:1-11)
(1) "Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
Jesus foi tentado por Satanás a desobedecer à Palavra de Deus.
(2) Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
Jesus foi tentado por Satanás em todos os aspectos da vida:
Concupiscência da carne:
(3) O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães".
Satanás não tinha dúvidas de quem Jesus era, ele tentou Jesus na fragilidade do momento, para usar o poder divino em vantagem própria. Se Ele tivesse transformado as pedras em pães, teria perdido a base para derrotá-lo.
(4) Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’".
Jesus venceu a Satanás declarando à Palavra de Deus (Deuteronômio 8:3).
Jesus foi tentado por Satanás em todos os aspectos da vida:
Soberba da vida:
(5) Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse:
(6) "Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’".
Demonstra o quanto Satanás conhece a Bíblia, e ele a citou de forma distorcida e omitindo parte do versículo. Essa passagem fala em confiar em Deus e não de provar a Deus.
Satanás queria levar Jesus a independência de Deus, mas Jesus foi:
- Submisso,
- Obediente,
- Dependente de Deus.
(7) Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’".
Jesus venceu a Satanás declarando à Palavra de Deus (Deuteronômio 6:16).
Jesus foi tentado por Satanás em todos os aspectos da vida:
Concupiscência dos olhos:
(8) Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.
(9) E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar".
Satanás ofereceu a coroa sem a cruz... Agindo dessa forma Ele anularia a cruz, por meio da qual ele recuperaria todas as coisas.
Jesus com autoridade divina, ordenou a Satanás que se retirasse:
(10) Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’".
Jesus venceu a Satanás declarando à Palavra de Deus (Deuteronômio 6:13).
(11) Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram."
Jesus derrotou a Satanás como homem e não como Deus, Ele nos deixou o Seu exemplo.
Satanás usou as mesmas tentações no jardim do Éden (Gênesis 3:6):
Apresenta aqui a cobiça da carne:
- E viu a mulher que aquela árvore parecia agradável ao paladar.
Apresenta aqui a cobiça dos olhos:
Apresenta aqui a soberba da vida:
- E árvore desejável para dela se obter discernimento.
A diferença é que o primeiro Adão não resistiu às tentações e o segundo resistiu declarando a Palavra de Deus. Essa tentação foi para provar que Ele era qualificado para ser o Rei do reino dos céus.
Satanás quer que o ser humano viva longe da presença de Deus em total desobediência. Ele quer que o ser humano acredite em suas mentiras e que acredite que viver longe da presença de Deus não trará nenhuma consequência.
O conhecimento só é bom quando ele não nos afasta da presença de Deus:
(5) Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal".
- Satanás queria que a mulher desejasse ser como Deus, que agisse em total independência de Deus.
Satanás enganou a mulher a induzindo a pensar que seria uma mulher mais sábia, mais inteligente. Satanás sempre fará o pecado parecer agradável e divertido. Satanás sempre nos fará sentir que somos mais espertos quando desobedecemos, mas a colheita será sempre horrível.
Satanás tentou a mulher para que ela duvidasse da bondade de Deus, para ela pensar que Deus é egoísta e não queria que eles fossem conhecedores do bem e do mal.
Os mandamentos de Deus são para nos proteger e nos abençoar, Deus só proíbe o que leva a destruição. Precisamos aprender a confiar em Deus mesmo sem entendermos o porquê de Seus mandamentos.
- (1 João 5:3-5) (3) "Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados. (4) O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. (5) Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus."
Todas as vezes que o ser humano não aceita a Palavra de Deus como a Verdade, ele acredita nas mentiras de Satanás e sofre as consequências:
- (2 Tessalonicenses 2:10) "Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar."
O homem e a mulher decidiram o próprio caminho
Observe com atenção as atitudes da mulher: Viu, tomou, comeu e deu:
(6) Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar,
- Apresenta a cobiça dos olhos.
A tentação começa simplesmente ao olhar algo que queremos.
- (2 Timóteo 2:22) "Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor."
era atraente aos olhos e,
- Apresenta a cobiça da carne.
além disso, desejável para dela se obter discernimento,
- Apresenta a soberba da vida.
Não se deve amar o mundo
- (1 João 2:14-16) (14) "Filhinhos, eu escrevi a vocês porque conhecem o Pai. Pais, eu escrevi a vocês porque conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu escrevi a vocês, porque são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece, e vocês venceram o Maligno. (15) Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (16) Pois tudo o que há no mundo—a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens—não provém do Pai, mas do mundo."
A mulher e o homem desobedeceram ao Senhor:
A mulher comeu o fruto:
tomou do seu fruto, comeu-o
- Constitui a queda do ser humano.
Rejeitaram a Palavra de Deus e agiram em total independência de Deus. Infelizmente a humanidade continua caminhando dessa mesma forma, seguindo o seu próprio caminho.
Essa é a vontade de Deus para nós:
- (Provérbios 3:5-8) (5) "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; (6) reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. (7) Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal. (8) Isso dará a você saúde ao corpo e vigor aos ossos."
A tentação foi consumada:
- (Tiago 1:13-15) (13) "Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. (14) Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. (15) Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte."
Em Deus temos forças suficientes para resistirmos a tentação de pecar:
- (1 Coríntios 10:13) "Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar."
Complementar:
O correto é pedir ajuda para uma pessoa de confiança.
O homem comeu o fruto:
e o deu a seu marido, que comeu também.
A mulher pecou e envolveu Adão. Infelizmente a maioria das pessoas pecam e envolvem outras pessoas em seus pecados.
- (1 Coríntios 15:33) "Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes”."
Adão estava presente no momento da queda da mulher. A mulher foi seduzida ao engano, mas Adão não foi enganado:
- (1 Timóteo 2:14) "E Adão não foi enganado, mas sim a mulher que, tendo sido enganada, se tornou transgressora."
Adão pecou intencional e conscientemente. É por isso que a Palavra de Deus declara que em Adão todos morrem.
- (1 Coríntios 15:22) "Pois, da mesma forma que em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados."
- (Romanos 5:12-21) (12) "Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram; (13) pois antes de ser dada a Lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei. (14) Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir. (15) Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. De fato, muitos morreram por causa da transgressão de um só homem, mas a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só, Jesus Cristo, transbordou ainda mais para muitos. (16) Não se pode comparar a dádiva de Deus com a consequência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação. (17) Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo. (18) Consequentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens. (19) Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos. (20) A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado transbordou a graça, (21) a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor."
Complementar:
O orgulho de Satanás de desejar ser semelhante ao Altíssimo foi o principal fator de sua queda:
- (Isaías 14:14) "Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo."
O orgulho sempre vai levar à destruição:
- (Provérbio 16:18) "O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda."
Assim que pecaram cobriram-se:
O homem e a mulher perceberam sua nudez:
(7) Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.
Adão e a mulher desobedeceram ao mandamento de Deus e sentiram-se envergonhados. Deus deu ao ser humano um juiz interior chamado "consciência, quando praticamos algo errado a consciência nos acusa, quando praticamos algo correto a consciência nos aprova.
- (Romanos 2:12-15) (12) "Todo aquele que pecar sem a Lei, sem a Lei também perecerá, e todo aquele que pecar sob a Lei, pela Lei será julgado. (13) Porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem à Lei, estes serão declarados justos. (14) (De fato, quando os gentios, que não têm a Lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a Lei; (15) "pois mostram que as exigências da Lei estão gravadas em seu coração. Disso dão testemunho também a sua consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os.")
Precisamos responder com sinceridade à voz da consciência, porque rejeitá-la leva ao naufrágio da fé.
- (1 Timóteo 1:19) "Mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé."
Deus proibiu Adão de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal:
- (Gênesis 2:16,17) (16) "E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, (17) mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”."
Satanás prometeu para a mulher que se eles comessem do fruto dessa árvore eles seriam como Deus, conhecedores do bem e do mal:
- (Gênesis 3:5) "Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal."
Vamos ler novamente o versículo 7:
- (Gênesis 3:7) Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.
O resultado da desobediência foi desastroso. O homem e a mulher perderam a inocência e imediatamente perceberam que estavam nus e juntaram folhas de figueira para cobrir-se porque sentiram-se envergonhados.
Satanás enganou o ser humano para pensar que desobedecendo a Deus seriam mais livres e felizes, mas o resultado foi morte e destruição.
Ter conhecimento do mal só gerou prejuízos, o ser humano poderia ter decidido fazer a vontade de Deus, assim como Jesus decidiu:
- (João 7:17) "Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo."
A verdadeira alegria está em resistir o pecado e agradar a Deus.
- (Provérbio 14:12) "Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte."
A verdadeira sabedoria é respeitar os mandamentos de Deus:
- (Provérbio 1:7) "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina."
O ser humano foi criado para manter um relacionamento com Deus:
Eles ouviram Deus caminhando no jardim:
(8) Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia,
O ser humano foi criado para manter um relacionamento com Deus, e mesmo com a desobediência do primeiro pecado, o Senhor não se afastou deles.
E logo em seguida esconderam-se:
esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.
Depois que o pecado foi consumado, o homem e a mulher se sentiram envergonhados e culpados. Por causa do sentimento de vergonha e culpa, eles não conseguiram permanecer na presença de Deus e se esconderam.
Como o pecado afasta o ser humano de Deus! Ouviram os passos do Senhor Deus e esconderam-se entre as árvores do jardim...
Ninguém consegue se esconder de Deus:
- (Salmo 139:7-12) (7) "Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? (8) Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. (9) Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, (10) mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá. (11) Mesmo que eu diga que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, (12) verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz."
Deus está sempre pronto para nos perdoar:
Não podemos permitir que o sentimento de vergonha e culpa nos afaste de Deus, esses sentimentos são bons para percebermos que não sentimos bem em pecar, precisamos nos aproximar de Deus, confessar os nossos pecados e permitir que o Senhor tire o peso da culpa do nosso coração.
Essa deveria ter sido a atitude de Adão e a mulher:
- (1 João 1:9) "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça."
Deus está sempre pronto a perdoar o pecador:
- (Lucas 19:10) "Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido."
A obra do Espírito Santo na vida do pecador:
- (João 16:7-11) (7) "Mas eu afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei. (8) Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. (9) Do pecado, porque os homens não creem em mim; (10) da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; (11) e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado."
A primeira pergunta da Bíblia é Deus procurando o pecador:
Deus falou a eles no jardim:
(9) Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: "Onde está você?"
- A primeira pergunta da bíblia é Deus procurando o pecador.
Deus é onisciente, Ele sabe de todas as coisas. Ele faz perguntas para nos dar a oportunidade de refletir sobre as nossas atitudes, de alinhar os nossos pensamentos à Sua Palavra e confessar os nossos pecados.
Este é o caráter do nosso Deus:
- (Salmo 103:8-13) (8) "O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor. (9) Não acusa sem cessar nem fica ressentido para sempre; (10) não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades. (11) Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem; (12) e como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões. (13) Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem."
O homem confessou estar ciente de sua nudez:
(10) E ele respondeu: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi".
Olha as consequências da desobediência: primeiro eles se sentiram envergonhados, depois sentiram culpados e agora medo...
Antes do pecado eles sempre conversavam com Deus no fim do dia, mas agora o pecado fez com eles tivessem vergonha de conversar com Deus.
(11) E Deus perguntou: "Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer?"
A forma como Deus fez a pergunta a Adão elimina possíveis desculpas...
Logo em seguida um foi acusando o outro para se defenderem:
(12) Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi".
- O homem acusou a mulher para se defender, mas a atitude correta seria: "Sim, eu comi"!
Quando Deus perguntou ao homem sobre o seu pecado, ele não assumiu a sua culpa diante de Deus, primeiro ele culpou a Deus e depois culpou a mulher.
É responsabilidade do homem cuidar da sua esposa:
- (Efésios 5:25-30) (25) "Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela (26) para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, (27) e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. (28) Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. (29) Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, (30) pois somos membros do seu corpo."
(13) O Senhor Deus perguntou então à mulher: "Que foi que você fez?"
A forma como Deus fez a pergunta a mulher, elimina possíveis desculpas...
Respondeu a mulher: "A serpente me enganou, e eu comi".
- A mulher acusou a serpente para se defender, ela não assumiu verdadeiramente a sua culpa.
Quando Deus perguntou a mulher sobre o seu pecado, ela também não assumiu a sua culpa diante de Deus. Primeiro ela indiretamente culpou a Deus, porque foi Deus quem criou a serpente e em segundo lugar ela culpou a serpente.
- Quantas vezes lançamos a culpa dos nossos pecados sobre Satanás, sobre as circunstâncias, ou sobre outras pessoas?
Realmente era verdade que foi a serpente que induziu a mulher a pecar, mas a escolha de desobedecer ao mandamento de Deus foi dela.
A mulher foi enganada pela serpente, mas Adão não foi enganado, ou seja, agiu de olhos abertos:
- (1 Timóteo 2:14) “E Adão não foi enganado, mas sim a mulher, que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora.”
Os dois se comportaram totalmente errados culpando outras pessoas de seus pecados. Essa atitude só agrava o pecado diante de Deus, porque Ele é conhecedor da verdade.
Deus é o conhecedor dos corações:
(Atos 1:24,25) (24) "Depois oraram: “Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tens escolhido (25) para assumir este ministério apostólico que Judas abandonou, indo para o lugar que lhe era devido."
É dessa forma que a humanidade tem caminhado até o dia de hoje, buscando justificativas. Deus não quer ouvir justificativas, mas confissão de pecados. Deus perdoa pecados e não justificativas.
Precisamos entender espiritualmente que pecado gera morte, gera destruição:
- (Romanos 6:23) "Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor."
Essa é a atitude que agrada a Deus:
- (Salmo 51:1-12) (1) "Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. (2) Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. (3) Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. (4) Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. (5) Sei que sou pecador desde que nasci; sim, desde que me concebeu minha mãe. (6) Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria. (7) Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. (8) Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria, e os ossos que esmagaste exultarão. (9)Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. (10) Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. (11) Não me expulses da tua presença nem tires de mim o teu Santo Espírito. (12) Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer."
- (2 Samuel 2:13) "Então Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor!” E Natã respondeu: “O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá."
O que Deus espera de nós quando caímos em pecado?
- (1 João 2:1) "Meus filhinhos, escrevo a vocês estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo."
Não houve morte física imediata:
- (Gênesis 5:4,5) “Depois que gerou Sete, Adão viveu 800 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 930 anos e morreu."
No momento em que eles comeram do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal morreram espiritualmente. A morte espiritual provocou também a morte física.- (Gênesis 3:19) “Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará.”
- (Eclesiastes 12:7) “o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.”
Em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados
- (1 Coríntios 15:22) “Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.”
Adão representava a humanidade, por isso em sua desobediência, trouxe ao mundo o pecado e a morte.
Complementar:
O nosso Deus é Pai, e pai disciplina o filho que ama:
- (Hebreus 12:6) "Pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho."
A maldição por causa do pecado
(14-19)
Nenhuma pergunta é dirigida à serpente, somente um decreto de juízo:
(14) Então o Senhor Deus declarou à serpente:
"Já que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens!
Percebemos que Deus em momento algum amaldiçoou o ser humano, mas aqui ele amaldiçoa a serpente que foi usada por Satanás.
Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida.
Pelo decreto de juízo sobre a serpente, percebemos que antes da queda do ser humano, ela não rastejava. Esse decreto de juízo foi para humilhá-la.
Deus amaldiçoou a serpente e o solo:
- (Gênesis 3:17) "E ao homem declarou: “Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual ordenei a você que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida."
(15) Porei inimizade entre você e a mulher,
Inimizade entre Satanás e a mulher.
entre a sua descendência e o descendente dela;
- Inimizade entre os descendentes de Satanás e os descendentes da mulher.
Isso significa que a partir da "queda do homem", a humanidade está dividida entre aqueles que vão se levantar contra Deus e a Sua Palavra e aqueles que vão amar e obedecer a Deus.
Satanás, o grande enganador, sempre teve filhos dispostos a opor-se ao povo de Deus.
Vamos meditar nestes textos:
- A parábola do joio: (Mateus 13:24-30) (24) "Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: “O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo. (25) Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi. (26) Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu. (27) “Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: ‘O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio?’ (28) “ ‘Um inimigo fez isso’, respondeu ele. “Os servos lhe perguntaram: ‘O senhor quer que o tiremos?’ (29) “Ele respondeu: ‘Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderiam arrancar com ele o trigo. (30) Deixem que cresçam juntos até a colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro’ ”."
- A explicação da parábola do joio: (Mateus 13:35-42) (35) "Cumprindo-se, assim, o que fora dito pelo profeta: “Abrirei minha boca em parábolas, proclamarei coisas ocultas desde a criação do mundo”. (36) Então ele deixou a multidão e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e pediram: “Explica-nos a parábola do joio no campo”. (37) Ele respondeu: “Aquele que semeou a boa semente é o Filho do homem. (38) O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno, (39) e o inimigo que o semeia é o Diabo. A colheita é o fim desta era, e os encarregados da colheita são anjos. (40) “Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era. (41) O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz cair no pecado e todos os que praticam o mal. (42) Eles os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes."
Na parábola do joio Jesus afirma claramente que Satanás tem "filhos", pessoas que professam ser cristãs sinceras, mas que, na realidade, não passam de hipócritas. A parábola é bem clara, e mostra a realidade da igreja, a igreja tem filhos de Deus e filhos de Satanás. Os filhos de Deus e os filhos de Satanás convivem juntos e serão separados a colheita, no final dos tempos.
Declarações de Jesus se referindo aos hipócritas religiosos:
- (Mateus 12:34) "Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração."
- (Mateus 23:15,28,33) (15) "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês. (28) Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade. (33) Serpentes! Raça de víboras! Como vocês escaparão da condenação ao inferno?"
- (João 8:44) "Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira."
- (Mateus 7:13-15) (13) "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. (14) Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram. (15) “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. (16) Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?"
Declaração de João Batista se referindo aos hipócritas religiosos:
- (Mateus 3:7-10) (7) (7) "Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: “Raça de víboras! Quem deu a vocês a ideia de fugir da ira que se aproxima? (8) Deem fruto que mostre o arrependimento! (9) Não pensem que vocês podem dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão. (10) O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo."
Declarações de Paulo se referindo aos hipócritas religiosos:
- (Atos 20:28-31) (28) "Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os designou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue. (29) Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. (30) E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos. (31) Por isso, vigiem! Lembrem-se de que durante três anos jamais cessei de advertir cada um de vocês disso, noite e dia, com lágrimas."
este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar".
- Aqui é anunciado a vinda do Redentor da humanidade.
Vamos meditar nesses textos:
- Deus prometeu um Redentor para a humanidade: (Gálatas 4:1-4) (1) "Digo porém que, enquanto o herdeiro é menor de idade, em nada difere de um escravo, embora seja dono de tudo. (2) No entanto, ele está sujeito a guardiões e administradores até o tempo determinado por seu pai. (3) Assim também nós, quando éramos menores, estávamos escravizados aos princípios elementares do mundo. (4) Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, (5) a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos. (6) E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao coração de vocês, e ele clama: “Aba, Pai”."
- Deus prometeu guerra contra Satanás: (Romanos 16:20) "Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês."
- Deus prometeu usar a mulher para trazer ao mundo o Redentor: (1 Timóteo 2:13-15) (13) "Porque primeiro foi formado Adão e depois Eva. (14) E Adão não foi enganado, mas sim a mulher que, tendo sido enganada, se tornou transgressora. (15) Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos—se permanecer na fé, no amor e na santidade, com bom senso."
Deus pronunciou uma maldição sobre Satanás, pronunciou a sua derrota. E pronunciou a Salvação ao mundo por meio de Seu Filho Jesus Cristo, porque Ele é a semente da mulher.
Quando Deus declarou: "Você lhe ferirá o calcanhar" se refere aos intentos constantes de Satanás de derrotar a Cristo durante sua vida na terra. Quando Deus declarou: "Este lhe ferirá na cabeça", anuncia a derrota de Satanás quando Cristo ressuscitou.
Na cruz, Cristo teve seu calcanhar ferido por Satanás, mas em Sua morte e ressurreição Cristo feriu a cabeça de Satanás, esmagando seu o poder:
- (Efésios 1:17-23) (17) "Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, dê a vocês espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. (18) Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos (19) e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. (20) Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, (21) muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir. (22) Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja, (23) que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância."
- (Colossenses 2:14,15) (14) "E cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, (15) e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz."
Deus anunciou as consequências à mulher:
(16) À mulher, ele declarou: "Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos.
- Na misericórdia de Deus a mulher daria luz ao Redentor - Jesus Cristo.
Isto significa que a gravidez e o parto seriam um processo totalmente abençoado e sem complicações:
- (Gênesis 1:26-28) (26) Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”. (27) Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (28) Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”."
E o decreto de morte não seria uma morte instantânea após o pecado, porque Deus declarou que deles nasceria uma descendência:
- (Gênesis 2:16,17) (16) "E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, (17) mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.
Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará".
Antes da queda a mulher já era auxiliadora do homem, ele já era o seu líder natural. A diferença agora que com o pecado, o coração de ambos não era puro como antes. Adão não seria um líder perfeito e a mulher não submeteria a essa liderança com tanta naturalidade como antes.
Em Jesus, marido e mulher, precisam submeter o coração primeiro a Deus e a Sua Palavra e depois um ao outro para desfrutarem de um lar feliz e abençoado.
A família deve buscar o enchimento do Espírito Santo:
- (Efésios 5:18-33) (18) "Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, (19) falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, (20) dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. (22) "Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. (23) Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, (23) pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. (24) Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. (25) Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela (26) para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, (27) e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. (28) Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. (29) Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, (30) pois somos membros do seu corpo. (31) “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne.” (32) Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. (33) Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito."
- (Colossenses 3:17-19) (17) "Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. (18) Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como convém a quem está no Senhor. (19) Maridos, ame cada um a sua mulher e não a tratem com amargura."
- (1 Coríntios 7:1-6) (1) "Quanto aos assuntos sobre os quais vocês escreveram, é bom que o homem não toque em mulher, (2) mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa e cada mulher o seu próprio marido. (3) O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. (4) A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. (5) Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio. (6) Digo isso como concessão, e não como mandamento.
Pais e filhos também devem submeter o coração a Deus em primeiro lugar:
- (Efésios 6:1-3) (1) "Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. (2) “Honra teu pai e tua mãe”—este é o primeiro mandamento com promessa— (3) “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”."
- (Colossenses 3:20,21) (20) "Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. (21) Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem."
As consequências do pecado de Adão e Eva:
Uma vida na prática do pecado sempre trará consequências seríssimas:
Deus anunciou as consequências ao homem:
(17) E ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa;
- O pecado de Adão e Eva afetou a criação, incluindo o meio ambiente.
Por causa do pecado de Adão, a terra foi feita maldita dando origem aos desastres naturais. Algumas espécies de animais são inimigos do ser humano. Muitos animais também são transmissores de doenças, prejudicando assim a saúde do ser humano.
Deus não criou os animais para serem inimigos do ser humano. No princípio da criação o homem nomeou os animais:
- (Gênesis 2:19,20) (19) "Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome. (20) Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse."
com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida.
(18) Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo.
- A natureza se tornou hostil ao homem.
Espinhos e ervas daninhas são símbolos do juízo de Deus. Não precisam ser cultivados, crescem no meio da plantação dificultando o trabalho do ser humano.
No início da criação Deus tinha declarado tudo como bom:
- (Gênesis 1:31) "Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia."
Complementar:
(Oséias 10:8), (Juízes 8:7,16), (2 Samuel 23:6), (Salmo 118:12), (Isaías 32:13), (Isaías 33:12), (Jeremias 4:3), (Jeremias 12:13), (Ezequiel 28:24), (Mateus 13:7), (Hebreus 6:8).
(19) Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará".
- O alimento seria obtido com trabalho pesado e experimentaria a morte física.
Desde o início da criação Deus já tinha determinado que Adão iria cuidar e cultivar do jardim.
Só que após a queda de Adão esse trabalho seria algo penoso, Adão teria que se sustentar com o suor do seu rosto, ou seja, com o suor do seu trabalho.
O trabalho que antes seria algo mais leve e tranquilo, passou a ser um castigo porque as condições do meio ambiente mudaram e a terra não produziria com tanta facilidade.
Com o pecado eles sofreram a morte espiritual, ou seja, a separação de Deus. A morte física não foi imediata, mas foi inevitável para toda a humanidade. Essa dor todos nós temos que conviver.
Complementar:
- (Romanos 6:23) "Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor."
(20) Adão deu à sua mulher o nome de Eva, pois ela seria mãe de toda a humanidade.
- Eva significa: “vida” ou “vivente”.
Deus agiu com misericórdia com o primeiro casal, permitindo que eles multiplicassem, como havia declarado no início:
- (Gênesis 1:28) "Os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra."
Deus vestiu o casal:
(21) O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher.
Deus agiu com misericórdia os cobrindo com roupas de pele de animais.
Deus expulsou o casal do jardim e os impediu de caminhar com Ele:
(22) Então disse o Senhor Deus: "Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele também tome do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre".
Por causa do estado de rebelião, eles não puderam permanecer no jardim comendo do fruto da árvore da vida, porque viveriam eternamente separados de Deus, e esse estado seria horrível.
(23) Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado.
Deus agiu com amor e misericórdia com Adão e Eva, mas não deixou de discipliná-los.
(24) Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida.
Os querubins eram poderosos anjos do Senhor que foram incumbidos de guardar o caminho para a árvore da vida.
Conclusão:
O plano de Satanás foi...
- Fazer o ser humano questionar a Palavra e a bondade de Deus.
- Tirar os olhos do ser humano de Deus e colocar em si próprio.
- Fazer parecer que o pecado é bom e atrativo.
- Separar o ser humano de Deus.
- Fazê-lo sentir envergonhado.
Satanás é nosso inimigo, ele fará todo o possível para fazer que sigamos seu caminho de maldade e morte.
Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.