segunda-feira, 5 de junho de 2017

Exaltando à Palavra de Deus

(Deuteronômio 11)
(18) “Gravem estas minhas palavras no coração e na mente; 

A Palavra de Deus declara:
  • (Mateus 15:19) "Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias."
Devemos meditar na Palavra de Deus com o interesse de aprender e fazer dela o nosso manual de vida.
  • (Salmo 119:11) "Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti."
Todos os seus ensinamentos são de grande valor e nos direcionam para a verdadeira vida.

amarrem-nas como símbolos nas mãos e prendam-nas na testa.

Deus levantou a Sua Palavra como memorial para o povo que saiu do Egito e para a futura geração não se esquecerem de como maravilhosamente eles foram libertos do Egito, e para permanecerem fiéis aos Seus mandamentos (Deuteronômio 11:1-9).
  • As palavras eram escritas em pergaminhos e colocadas em pequenas caixas de couro pequenas e pretas chamadas filactérios. Os filactérios para a cabeça eram divididos em dois compartimentos, cada um contendo um pergaminho separado. Os filactérios de braço não tinham divisão, um único pergaminho continha as passagens bíblicas. O texto era (Deuteronômio 6:4-9), junto como (Deuteronômio 11:13-21), (Êxodo 13:1-10, 11-16).  Eram presas por tiras de couro ao antebraço esquerdo e à testa de cada homem judeu com mais de 13 anos.  (Eles usavam na oração da manhã, exceto no sábado e em dias de festa).

(19) Ensinem-nas a seus filhos, conversando a respeito delas quando estiverem sentados em casa e quando estiverem andando pelo caminho, quando se deitarem e quando se levantarem.

A palavra não é dirigida diretamente aos filhos, mas aos pais porque eles são os responsáveis por ensinarem a Palavra de Deus. E devem ensinar em todas as oportunidades...
  • (Provérbio 22:6) "Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles."
A fidelidade à Palavra de Deus de geração em geração é a garantia da bênção permanecer na família:
  • (Gênesis 18:19) "Pois eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito, para que o Senhor faça vir a Abraão o que lhe havia prometido."

(20) Escrevam-nas nos batentes das portas de suas casas, e nos seus portões,

Levantá-la em lugar visível como memorial para não se esquecerem de Deus.
  • Mezuzá - Caixa contendo um pergaminho com textos bíblicos.

Resultados:
(21) para que, na terra que o Senhor jurou que daria aos seus antepassados, os seus dias e os dias dos seus filhos sejam muitos, sejam tantos como os dias durante os quais o céu está acima da terra.

Vida longa. 

(22) Se vocês obedecerem cuidadosamente todo o mandamento que lhes mando cumprir, amando o Senhor, o seu Deus, andando em todos os seus caminhos e apegando-se a ele,
(23) então o Senhor expulsará todas essas nações da presença de vocês, e vocês despojarão nações maiores e mais fortes do que vocês.

Vitória sobre o inimigo e bens materiais.
  • (Eclesiastes 2:26) “Ao homem que o agrada, Deus recompensa com sabedoria, conhecimento e felicidade. Quanto ao pecador, Deus o encarrega de ajuntar e armazenar riquezas para entregá-las a quem o agrada. Isso também é inútil, é correr atrás do vento."

(24) Todo lugar onde vocês puserem os pés será de vocês. O seu território se estenderá do deserto do Líbano e do rio Eufrates ao mar Ocidental.

Grandes conquistas.

(25) Ninguém conseguirá resisti-los. O Senhor, o seu Deus, conforme lhes prometeu, trará pavor e medo de vocês a todos os povos daquela terra, aonde quer que vocês forem.

Vitória sobre o inimigo.
  • (Deuteronômio 28:10) “Então todos os povos da terra verão que vocês são chamados pelo nome do Senhor e terão medo de vocês."
Nós vemos... Que o sucesso dependeria primeiramente da dependência e obediência à Palavra de Deus e não da capacidade/força do exército.

(26) Prestem atenção! 

O que vai ser ensinado é de grande importância...

Hoje estou pondo diante de vocês a bênção e a maldição.
(27) Vocês terão bênção, se obedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, que hoje lhes estou dando;
(28) mas terão maldição, se desobedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, e se afastarem do caminho que hoje lhes ordeno, para seguir deuses desconhecidos."

Não vivemos debaixo da Lei de Moisés, vivemos debaixo da graça (Romanos 6; 8). Mas os princípios de Deus são os mesmos, Ele nos abençoa quando obedecemos e nos disciplina quando desobedecemos.
  • (Hebreus 12:10) "Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade."
Estamos debaixo da graça, mas não seremos abençoados se andarmos na prática do pecado:
  • (Romanos 8) "(6) "A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; (7) a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. (8) Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus."

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado