sexta-feira, 8 de junho de 2018

Do pecado para a salvação pela graça

O apóstolo Paulo destaca a nossa trajetória nessa vida, começando pelo passado, passando pelo presente e avançando para o futuro, mostrando a misericórdia e o amor de Deus por nós.

(Efésios 2:1-10)


Nossa condição antes de entregarmos a nossa vida para Jesus...
(Versículos 1-3)

(V.1) "Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,

Antes de confessarmos a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, estávamos mortos em nossas transgressões e pecados. Essa é a realidade de todas as pessoas que andam na prática do pecado:
  • (Romanos 6:23) "Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor."

Complementar:

O homem é formado:
  • Espírito (O espírito estava morto, separado da comunhão com Deus).
  • Alma.
  • Corpo.


(V.2) nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

Vivíamos debaixo do domínio das trevas, debaixo do domínio de Satanás.

  • (Colossenses 1:13) "Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado."
E todos aqueles que ainda não decidiram por Jesus, ou que andam na prática do pecado, estão debaixo do domínio de Satanás e são filhos da desobediência.

(V.3) Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carneseguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.

O padrão de Deus para os Seus filhos é viver uma vida de santidade, mas para que a santidade se torne uma prática diária, os nossos pensamentos precisam ser renovados pela Palavra de Deus:

  • (Romanos 12:2) "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
Pensamentos padrão para o cristão:
  • (Filipenses 4:8) "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas."


O que Deus fez por nós...
(Versículos 4-9)

(V.4) Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Deus é o autor da nossa mudança de vida, foi a sua misericórdia e o seu amor por nós que nos "resgatou do domínio das trevas".

(V.5) deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

Por causa do pecado de Adão (Adão representava a humanidade), todo ser humano nasce morto espiritualmente. Por isso Deus providenciou para a nós a salvação através de Jesus Cristo, para nos dar vida espiritual.

(V.6) Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,

Deus nos ressuscitou da morte espiritual. Antes estávamos espiritualmente mortos, separados da comunhão com Deus.
  • (Isaías 59:2) "Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá."
Agora estamos assentados (igreja) com Cristo nos lugares celestiais.
  • (Efésios 1:20-23) "Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir. Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância."

(V.7) para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Nada é mérito nosso.


(V.8) Pois vocês são salvos pela graçapor meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;


Nós fomos salvos pela graça por meio da fé. Graça é favor imerecido. 
Até a nossa fé para sermos salvos é dom de Deus, tudo é um presente de Deus para nós.

(V.9) não por obras, para que ninguém se glorie.

Não alcançamos a salvação por meio de obras, mas pela fé e arrependimento.

  • (2 Coríntios 10:17-18) "Contudo, "quem se gloriar, glorie-se no Senhor", pois não é aprovado quem a si mesmo se recomenda, mas aquele a quem o Senhor recomenda."

O que Deus espera de nós...

(V.10) Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obrasas quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos".
  • (Tiago 2:26) "Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta."
Mas as boas obras são os resultados da salvação que Deus já tinha preparado para que as praticássemos. Porque servindo a Deus nós vamos somar para que mais pessoas sejam resgatas do domínio das trevas.

Complementar:

  • Bíblia viva: (V.10) "Foi o próprio Deus quem fez de nós o que somos e nos deu uma vida nova da parte de Cristo Jesus; e muitos séculos atrás, Ele planejou que gastássemos essa vida em auxiliar os outros."


Conclusão:

Sabemos que Deus é o autor da vida através da obra redentora de Jesus na cruz do Calvário, mas Deus usou pessoas para trabalhar em sua obra para que nós hoje estivéssemos em Sua presença. Devemos também dedicar o nosso tempo para que através de nós outras pessoas recebam também a salvação.

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado