sábado, 26 de maio de 2018

Santidade

Introdução: A Palavra de Deus declara que Deus criou o homem a Sua imagem e a Sua semelhança para refletir a Sua natureza: Justiça e santidade (Gênesis 1:26,27; Efésios 4:22,23).

1) Deus nos chamou para sermos santos:

(1 Pedro 1) (15) "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; (16) Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo."

Deus nos chamou para santificar todas as áreas de nossas vidas, devemos responder com obediência (1 Pedro 1:14).

2) A Palavra e o Espírito Santo operam em nós a santificação:

(João 17:17) “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.”

Somos santificados pela Palavra de Deus, ela é a verdade que liberta, por isso devemos estudá-la diariamente (João 8:32,36).

É o Espírito Santo que nos convence do pecado:
  • (João 16:8) "Quando ele (Espírito Santo) vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo."

3) Para sermos santificados é necessário a nossa cooperação:

(Hebreus 12:14) "Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor."

Viver em santidade não significa que nunca vamos falhar (1 João 1:8), mas significa que devemos esforçar para conhecer e praticar a Palavra de Deus (Tiago 1:22).

4) A santificação é um ato contínuo:

(2 Coríntios 7:1) "Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus."

Devemos nos livrar de tudo o que nos contamina, tanto por fora, quanto por dentro, decidindo sempre pela obediência aos princípios bíblicos.

5) Deus nos disciplina para participarmos de Sua santidade:

(Hebreus 12:10) "Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade."

A disciplina é porque Deus não abre mão de nós vivermos uma vida santa, porque o pecado nos afasta d'Ele e a santidade nos aproxima.
  • (Isaías 59:2) “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.”  

Conclusão: A santificação é um processo e depende de nossa cooperação em nos dedicarmos ao conhecimento da Palavra de Deus e ao mover do Espírito Santo em nosso coração. Não é alcançada de um dia para o outro, mas é o único caminho que verdadeiramente agrada a Deus. Devemos ser sinceros com Ele e apresentá-Lo as nossas fraquezas e pedir para que Ele nos fortaleça. Deus jamais desampara aqueles que O buscam. 

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado