segunda-feira, 14 de maio de 2018

Salmo 139

Um salmo de confiança, sabedoria e louvor.

No que diz respeito aos atributos divino, ONISCIÊNCIA, ONIPRESENÇA e ONIPOTÊNCIA, o salmo 139 destaca-se como a pérola mais preciosa do livro de salmos.

(1) Senhor, tu me sondas e me conheces.
  • O verbo sondar significa: Examinar detalhadamente, investigar, pesquisar.
Resultado desse exame: Conhecimento perfeito.

Nossa realidade:


O Deus que nos conhece. Ele é o único que verdadeiramente nos conhece. Ele não vê somente a nossa aparência, mas também o nosso coração.
  • (1 Samuel 16:7) O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração".

(2) Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.
(3) Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos.
  • O verbo saber significa: Saber por experiência, conhecer, discernir com entendimento.
  • O verbo perceber significa: Observar.
Nossa realidade:

Deus conhece todos os detalhes da nossa rotina diária:
  • Quando me sento e quando me levanto.
  • Quando trabalho e quando descanso.
  • Conhece todos os nossos caminhos.
Percebe até os nossos pensamentos:
  • De longe percebes (observa) os meus pensamentos.

(4) Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.

Nossa realidade:

Deus conhece todos os nossos pensamentos, nada é desconhecido para Deus, nem mesmo as palavras que ainda não foram faladas. 
  • Não existem segredos com o nosso Deus.
Complementar:

Tudo está descoberto e exposto diante dos Seus olhos:
  • (Hebreus 4:13) “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar”.

(5) Tu me cercas, por trás e pela frente,
  • O verbo cercar significa: Guardar um objeto valioso.
Totalmente protegido costas e frente.

e pões a tua mão sobre mim.

Cobre de forma protetora.

Nossa realidade:

Deus protege individualmente cada filho.

(6) Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance, é tão elevado que não o posso atingir.

Davi estava maravilhado com a ONISCIÊNCIA e os CUIDADOS de Deus, da forma como Deus se relaciona com os Seus filhos, porque estava muito além do seu entendimento e de sua compreensão.

Nossa realidade:

A onisciência e os cuidados de Deus ultrapassam o entendimento humano.

(7) Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?

Davi fez duas perguntas que revelou a ONIPRESENÇA de Deus:
  • Para onde poderia eu escapar do teu Espírito?
  • Para onde poderia fugir da tua presença?
Nossa realidade:

Deus está em todas as partes, ninguém consegue escapar ou fugir d’Ele, mesmo se quisesse. Essa é uma ótima realidade para quem ama a Deus e quer viver segundo os Seus princípios.

(8) Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.

Os dois grandes extremos verticais do universo: Céu e morada dos mortos.
(9) Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar,

Os dois extremos horizontais: Leste e oeste.
(10) mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.
    Em qualquer lugar Deus é poderoso para nos guiar e nos manter firmes.

    (11)  Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor,
    (12) verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz.

    Davi sabia que Deus não era um homem comum para não enxergá-lo no escuro.

    Nossa realidade:

    Não tem como nos esconder de Deus, a qualquer hora do dia ou da noite Ele continua nos enxergando. 
    • As trevas podem nos esconder dos homens, mas nunca de Deus. Deus não é limitado como nós seres humanos.

    (13) Tu criaste o íntimo do meu ser

    Lugar das emoções e da sensibilidade moral. Vida consciente do ser humano.

    e me teceste no ventre de minha mãe.

    Davi reconheceu a participação de Deus em cada detalhe do seu desenvolvimento.

    Nossa realidade:

    Deus é a fonte da vida. Ele está presente e participa de cada detalhe do nosso desenvolvimento.

    Complementar:

    Deus participou de cada detalhe da nossa formação, como uma mãe que tece e borda a roupa do bebê que vai nascer.

    (14) Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.

    Davi louvava a Deus pela sua vida e da forma como ele maravilhosamente foi formado.

    Nossa realidade:

    Temos de aprender a louvar a Deus pela nossa vida.

    (15) Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
    • Metáfora hebraica conhecida pelos judeus.
    Davi fez uma comparação do útero materno com as profundezas da terra, ambos os lugares são escuros e oculto à visão do ser humano, mas não de Deus.

    (16) Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.

    Aqui se trata do livro onde estão escritas as obras futuras dos seres humanos.
    • (Efésios 2:10) "Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos."

    Complementar:

    Tem a ver com o chamado vocacional. Não é predestinação para a salvação, Deus quer que todos os homens sejam salvos. 
    • (1 Timóteo 2:4) "Que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade."
    Antes de nascermos, Deus já tinha estabelecido um propósito específico para cada um de nós. A escolha de vivermos segundo a Sua vontade é nossa.

    Palavra declarada ao profeta Jeremias:
    • (Jeremias 1:5) "Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações."

    (17) Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles!

    Davi considerava os pensamentos de Deus a respeito dele preciosos e numerosos.

    (18) Se eu os contasse seriam mais do que os grãos de areia. Se terminasse de contá-los, eu ainda estaria contigo.

    Mas mesmo se ele resolvesse contá-los, quando terminasse, Deus ainda estaria com ele porque Deus é onipresente.

    Nossa realidade:

    Os pensamentos de Deus a nosso respeito são preciosos e impossíveis de contar.
    • (Jeremias 29:11) "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro".
    • (Isaías 55) (8) "Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. (9) "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos."

    (19) Quem dera matasses os ímpios, ó Deus! Afastem-se de mim os assassinos!

    Complementar:
    • Alguns estudiosos acreditam que Davi estava em alguma situação de injustiça e estava afirmando inocência diante do Deus todo-poderoso que o conhecia perfeitamente.

    (20) Porque falam de ti com maldade; em vão rebelam-se contra ti.
    (21) Acaso não odeio os que te odeiam, Senhor? E não detesto os que se revoltam contra ti?
    (22) Tenho por eles ódio implacável! Considero-os inimigos meus!


    Essas pessoas zombavam de Deus com palavras e com atitudes. Davi declarou sentir ódio delas.

    Nossa realidade:

    Nós não podemos alimentar ódio contra pessoas:
    • (Mateus 5:44) "Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem."
    • (Romanos 12:14) "Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem."

    Nossa luta não é contra pessoas:
    • (Efésios 6:12) “Pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais." 

    Mas devemos sim reprovar aquilo que é mal aos olhos de Deus:
    • (Provérbio 8:13) "Temer ao Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso."
    • (Efésios 5:11) “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as."

    Ele finaliza com três pedidos:
    • Sonda-me.
    • Prova-me.
    • Dirige-me.
    (23) Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. 

    Davi pediu para o Senhor examinar o seu coração e os seus pensamentos.

    (24) Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno."

    Ele estava preocupado em ofender ao Senhor com os seus sentimentos porque o alvo dele era ser guiado pelo caminho eterno.

    Conclusão:

    Devemos ser sábios e orar a Deus pedindo que nos sonde e nos dê convicção de pecado sempre que se fizer necessário (para não andarmos na prática do pecado). E também pedir a Deus para nos guiar pelo caminho da retidão...

    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado