quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Santidade

A Palavra de Deus declara que Deus criou o homem a Sua imagem e a Sua semelhança para refletir a Sua natureza: Justiça e santidade.
  • (Gênesis 1)  (26a) "Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. (27) Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."
  • (Efésios 4) (22) "Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,  (23) a serem renovados no modo de pensar e (24) a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade."

Complementar:

Deus formou o homem à Sua imagem e semelhança, porque o projeto de Deus é ter uma família de filhos santos. Com o pecado de Adão, a imagem de Deus no homem ficou desfigurada, o homem sofreu o que chamamos de "morte espiritual". Deus enviou Jesus que pagou preço de sangue e enviou o Espírito Santo para completar à Sua obra, para que a imagem d'Ele fosse restaurada no interior do homem. Todas as pessoas nascem mortas espiritualmente e só recebem a vida de Deus quando confessam a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas e entram em um processo de santificação.

1) Deus nos chamou para sermos santos:
  • Santo - De forma metafórica: moralmente puro, reto, sem mancha no coração e na vida, virtuoso.
Uma pessoa com coração puro e atitudes puras.

(1 Pedro 1) (15) "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 
  • (1 Pedro 1:14) Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.
Deus nos chamou para santificar todas as áreas de nossas vidas, devemos responder com obediência.

(16) Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo."

Deus é santo, e nós como Seus filhos devemos ser seus imitadores, nos separando de todo o mal para viver para a Sua glória.
  • (Efésios 5:1) "Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados."
E isso inclui fugir da aparência do mal:
  • (1 Tessalonicenses 5:22) "Afastem-se de toda forma de mal."

Complementar:
  • Tudo que não tem a aprovação da Palavra de Deus deve ser abandonado.

2) A Palavra e o Espírito Santo operam em nós a santificação:

(João 17:17) “Santifica-os (tornar limpo, purificar) na verdade, a tua palavra é a verdade.”
  • João 17:17 é uma oração de Jesus por Seus discípulos.
E essa oração também nos alcançou:
  • (João 17) (20) "Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, (21) para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste."
Somos santificados pela Palavra de Deus, ela é a verdade que liberta, por isso devemos estudá-la diariamente.
  • (João 8) (32) "E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. (36) Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres."
É através do estudo perseverante e do ouvir a Palavra que a nossa mente é renovada e passamos a pensar a maneira de Deus.
  • (Romanos 12:2) "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

É o Espírito Santo que nos convence do pecado:
  • (João 16:8) "Quando ele [Espírito Santo] vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo."

3) Para sermos santificados é necessário a nossa cooperação:

(Hebreus 12:14) "Esforcem-se (disposição de ir longe para obtê-la) para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor."


Viver em santidade não significa que nunca vamos falhar (1 João 1:8), mas significa que devemos esforçar para conhecer e praticar a Palavra de Deus.
  • (Tiago 1:22) "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos." 
Só aqueles que hoje lutam pela santidade terão comunhão como o Senhor agora nessa terra e O verão na eternidade.

Complementar:

O verbo seguir é as vezes interpretado no sentido da procura de um alvo fugitivo, uma santidade que nunca poderá concretizar-se.

Todos os dias devemos esforçar para elevar o nível de santidade.

4) A santificação é um ato contínuo:

(2 Coríntios 7:1) "Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando (progredindo - progresso prático) a santidade no temor de Deus."

Em cada situação que se apresentar devemos decidir pela obediência aos princípios bíblicos.

Devemos nos livrar de tudo o que nos contamina, tanto por fora, quanto por dentro.

5) Deus nos disciplina para participarmos de Sua santidade:

(Hebreus 12:10) "Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade."
  • (Hebreus 12:6) "Pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho."
  • (Hebreus 12:8) "Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos."
A disciplina é porque Deus não abre mão de nós vivermos uma vida santa, porque o pecado nos afasta d'Ele e a santidade nos aproxima.
  • (Isaías 59:2) “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.”  

Complementar:

Deus nos corrige para que não sejamos condenados com o mundo.
  • (1 Coríntios 11:32) "Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo."

Conclusão:

A santificação é um processo e depende de nossa cooperação em nos dedicarmos ao conhecimento da Palavra de Deus e ao mover do Espírito Santo em nosso coração. Não é alcançada de um dia para o outro, mas é o único caminho que verdadeiramente agrada a Deus. Devemos ser sinceros com Ele e apresentá-Lo as nossas fraquezas e pedir para que Ele nos fortaleça. Deus jamais desampara aqueles que O buscam. 

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado