segunda-feira, 12 de junho de 2017

Passos para confissões de fé

Muitas pessoas não conseguem manter suas confissões de fé, porque alimentam pensamentos e palavras contrárias à Palavra de Deus. Com este ensino vamos aprender princípios bíblicos para um crescimento na vida de fé e na vida oração.

1º) Rejeitar pensamentos negativos:


Devemos rejeitar todos os pensamentos negativos e substituí-los pela Palavra de Deus. Pensamentos negativos nos enfraquecem e nos desanimam.

Os nossos pensamentos estão de acordo com Filipenses 4:8?

(Filipenses 4:8) "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas."

Os nossos pensamentos se manifestam através de nossas palavras e atitudes, por isso a nossa mente precisa ser renovada diariamente pela Palavra de Deus, só assim viveremos segundo os seus princípios.

  • (Romanos 12:2) "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

Somos instruídos a meditarmos na Palavra de Deus e não nos problemas:
  • (Salmo 1:2) "Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite."

2º) Não devemos confessar palavras contrárias à Palavra de Deus:
  • Nós podemos nos tornar vítimas de nossas próprias palavras.
Devemos tomar cuidado não só com o que declaramos em relação as nossas vidas, mas também com aquilo que declaramos sobre a vida dos outros.

Criticar, caluniar, amaldiçoar, declarar juízo sobre a vida dos outros, faz com que a nossa boca seja uma fonte de água amarga, impedindo assim de recebermos as respostas das nossas orações.


De uma mesma boca não pode proceder à bênção e maldição (Tiago 3:10). Ou a nossa boca é uma fonte de água doce ou a nossa boca é uma fonte de água amarga (Tiago 3:11). 


(Tiago 3:2) "Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo."
  • Quais os tipos de palavras que temos declarado? Bênçãos ou maldições?
As nossas palavras exercem uma grande influência sobre a nossa vida, porque elas são sementes da nossa futura colheita. Nunca devemos declarar aquilo que não queremos receber.

Linguagem positiva de Josué e Calebe depois de espiarem a terra de Canaã:

Linguagem em linha com a promessa de Deus...
  • (Números 13:30) "Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!"
  • (Números 14:6-9) (6) "Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes (7) e disseram a toda à comunidade dos israelitas: A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente. (8) Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós. (9) Somente não sejam rebeldes contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles!"

Linguagem negativa dos outros 10 líderes depois de espiarem a terra de Canaã:

Linguagem contrária à promessa de Deus...
  • (Números 13) (31) "Mas os homens que tinham ido com ele disseram: Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós. (32) E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura. (33) Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles."

Murmuração dos israelitas depois de serem contaminados pela linguagem negativa dos dez espias:
  • (Números 14:2) “Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: "Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto!

E eles possuíram aquilo que declararam:


Foram vítimas das suas próprias palavras...
  • (Números 14) (27) "Até quando esta comunidade ímpia se queixará contra mim? Tenho ouvido as queixas desses israelitas murmuradores. (28) Diga-lhes: ‘Juro pelo meu nome, declara o Senhor, que farei a vocês tudo o que pediram: (29) Cairão neste deserto os cadáveres de todos vocês, de vinte anos para cima, que foram contados no recenseamento e que se queixaram contra mim. (30) Nenhum de vocês entrará na terra que, com mão levantada, jurei dar-lhes para sua habitação, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. (31) Mas, quanto aos seus filhos, sobre os quais vocês disseram que seriam tomados como despojo de guerra, eu os farei entrar para desfrutarem a terra que vocês rejeitaram. (32) O cadáveres de vocês, porém, cairão neste deserto. (33) Os filhos de vocês serão pastores aqui durante quarenta anos, sofrendo pela infidelidade de vocês, até que o último cadáver de vocês seja destruído no deserto. (34) Durante quarenta anos vocês sofrerão a conseqüência dos seus pecados e experimentarão a minha rejeição; cada ano corresponderá a cada um dos quarenta dias em que vocês observaram a terra’. (35) Eu, o Senhor, falei, e certamente farei essas coisas a toda esta comunidade ímpia, que conspirou contra mim. Encontrarão o seu fim neste deserto; aqui morrerão."

E Deus registrou no Novo Testamento para advertência para nós:
  • (1 Coríntios 10) (10) "E não se queixem, como alguns deles se queixaram — e foram mortos pelo anjo destruidor. (11) Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos."

3º) Fazer declarações de fé:
  • A fé deve ser colocada em prática.
(Marcos 11:23) "Porque em verdade vos afirmo que se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, então terá o que disse."
  • Monte simboliza - problemas difíceis ou impossíveis de se resolverem.
Essa metáfora já era conhecida entre os mestres judaicos da época em relação à solução de problemas muito complicados de interpretação e aplicação prática da Lei.

Devemos declarar especificamente a saída do mal, em o nome do Senhor Jesus... e não ficarmos alimentado pensamentos negativos...

Mesmo depois de 45 anos, Calebe permaneceu com uma linguagem em linha com as promessas de Deus:
  • (Josué 14) (10) "Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade! (11) Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época. (12) Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu. (13) Então Josué abençoou Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom por herança."

Complementar:

  • (Hebreus 11:6) "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam."

Conclusão:
Devemos mudar a nossa maneira de pensar e falar, só assim teremos vitória em nossa vida de fé e em nossa vida de oração. No tempo de Deus colheremos todas as coisas boas que o Senhor tem para nós (Eclesiastes 3:1).
  • (Efésios 3:20) "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera."

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado