Translate

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Mantendo o coração puro para viver em santidade

Jesus declarou que o que torna o homem impuro está dentro do coração:
  • (Marcos 7:21-23) "Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’."

Aprendendo a guardar o coração

A) Início de tudo... Aprender a ouvir e estudar a Palavra de Deus:

(Provérbios 4)

1) Ouvir com dedicação:

(20) "Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras.

Devemos prestar atenção nas expressões:
  • Escute.
  • Preste atenção.

Está falando de uma dedicação no ouvir a sabedoria de Deus. 

Meditar: (Eu tenho prestado atenção em tudo que tenho escutado?)

Temos de aprender a identificar se a Palavra de Deus está sendo ensinada de forma íntegra:

(João 10)
(3) "O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora.
(4) Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz.
(5) Mas nunca seguirão um estranho; na verdade, fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos.
(16) Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor."


2) Estudar com dedicação:

(21) Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração,

Estudar com amor.
  • Guardar no coração para praticá-la.

Resultado dessa obediência (ouvir e estudar):
(22) pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser.

Vida e saúde...
  • Espiritual.
  • Física.

B) A importância de guardar a Palavra de Deus no coração:

(23) Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.

Meditar: (O que estou alimentando em meu coração?)

O coração precisa ser guardado com muito zelo (mantido puro), pois dele depende toda a nossa vida.
  • Todas as nossas palavras e atitudes são resultados daquilo que alimentamos em nosso coração.

O coração é a fonte de tudo o que afeta o discurso, a visão e a conduta:

 1) Discurso:

(Provérbios 4:24) "Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade."

Meditar: (As minhas palavras tem causado edificação àqueles que as ouvem?)
  • (Efésios 4:29) "Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem."

2) Visão:

(Provérbios 4:25) "Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você."

Meditar: (A minha visão está correta?)

A nossa visão deve estar firme em Jesus:
  • (Hebreus 12:2a) "Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé."

3) Conduta:

(Provérbios 4:26,27) "Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade."

Meditar: (Eu tenho andado em um caminho de retidão?)
  • (2 Coríntios 13:5) "Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!"

Conclusão:

O nosso coração deve ser conservado em um estado de retidão, para que ele não venha nos afastar da verdadeira vida, que é uma vida de justiça e santidade.

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado