Translate

quinta-feira, 21 de abril de 2016

A certeza da vitória

Introdução: Todos nós enfrentamos tribulações em nossa caminhada cristã, mas Deus é poderoso para nos conduzir em vitória. Davi teve essa certeza quando enfrentou o gigante Golias.

(1 Samuel 17)
(26b) “Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?”

Davi era um jovem corajoso e cheio de fé por isso enxergou a situação do ponto de vista de Deus, enquanto todos estavam colocando os seus olhos no gigante Golias.

Complementar:
  • Incircunciso é uma expressão para se referir a uma pessoa que não tinha uma aliança com o Senhor.
Nessa  época... Saul era o rei de Israel, se ele estivesse em comunhão com o Senhor teria obedecido às instruções de Deuteronômio 20 e conduzido o seu exército à vitória. Mas Saul era um covarde que começou o reinado escondido na bagagem (1 Samuel 10:22).

(43) “E disse a Davi: "Por acaso sou um cão para que você venha contra mim com pedaços de pau?" E o filisteu amaldiçoou Davi invocando seus deuses,
(44) e disse: "Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo!”
  • É possível que ele tenha clamado por Dagom, o deus Filisteu.

(45) E Davi disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.

Davi era um jovem rapaz que já tinha experiência em enfrentar leões e ursos para defender os rebanhos que estavam sob os seus cuidados, mas a sua confiança não estava na força do seu braço (Jeremias 17:5), e sim no Senhor (Êxodo 15:3), e Davi anunciou em alta voz (v.45).
Deus usa cada experiência que enfrentamos para provas maiores:
  • (Jeremias 12:5) "Se você correu com homens e eles o cansaram, como poderá competir com cavalos? Se você tropeça em terreno seguro, o que fará nos matagais junto ao Jordão?

(46) Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.
(47) Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos."

Antes mesmo de lutar, Davi já tinha a certeza da vitória, porque todas as lutas que ele já tinha enfrentado e vencido tinha aumentando a sua confiança em Deus (1 João 5:4) e Davi cria que do Senhor é a batalha. 
  • O nosso Deus nunca perdeu uma batalha e Ele não se limitava a força do seu povo, porque a batalha é d'Ele (v.47).

Conclusão:
Hoje nós não vencemos as nossas lutas no mundo físico e sim no mundo espiritual (Efésios 6:10,12). Quando oramos segundo a vontade de Deus (1 João 5:14,15), podemos ter a certeza, que no tempo certo (Eclesiastes 3:1), Deus nos concederá a vitória.

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado