Translate

terça-feira, 8 de março de 2016

Unção De Deus... Tempo De Deus...

Tudo tem sua hora certa
(Eclesiastes 3:1) "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu".

A espera faz parte da vida. O segredo para aprendermos a esperar, é viver um dia de cada vez.
  • (Mateus 6:34)  "... Basta a cada dia o seu mal".

Davi foi ungido rei
(1 Samuel 6:13) "Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá".

Quando Davi foi escolhido por Deus para ser ungido rei de Israel, ele era adolescente, gostava de música, era pastor de ovelhas e o caçula da família. Ele tinha 7 irmãos, todos mais velhos que ele. Seus irmãos chegaram até a impressionar o profeta Samuel por causa de suas aparências.

Deus examina os corações
(1 Samuel 16:7) "Mas o Senhor disse: Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração".

Deus estava procurando um rei íntegro. 

Mas você pensa que Davi saiu direto para o trono?
Davi não saiu direto para o trono, porque não havia chegado o tempo de Deus. Ele tinha muito de aprender, precisava desenvolver o fruto da paciência, precisa aprender a lidar com pessoas sobre as quais governaria, o seu caráter precisava ser moldado... Sua fé ainda precisava ser provada pelas adversidades da vida. 
Fé só de palavras, não é fé. Ela precisa ser provada e aprovada:
  • (1 Pedro 1:7) "Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo..."
Davi percorreu um longo caminho até o dia em que foi coroado rei sobre Israel.

Davi era trabalhador...
(1 Samuel 17) 
(34) "Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,
(35) Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.
(36) Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo".

Ele era um adolescente trabalhador, cuidava das ovelhas do seu pai, aprendendo assim a ser uma pessoa digna de confiança. 
Já era conhecido como músico, por isso foi escolhido para tocar para o rei Saul. 
Aprendeu a ser corajoso defendendo as ovelhas dos ursos e leões.
Com certeza já era um bom atirador (funda era uma arma mortal), porque se não fosse, certamente não tinha aventurado a matar golias.
Enfrentou e venceu o gigante golias, mas suas lutas só estavam começando.

Situações que Davi enfrentou...
(1 Samuel 18:11) "E Saul atirou com a lança, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes".

Por duas vezes Saul tentou matá-lo. Saul escolheu 3000 homens dos melhores para persegui-lo. O perseguiu por quase 10 anos...

Leia: (1 Samuel 19:10; 21:10).

(1 Samuel 22:2) "E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens".

Começou seu exército com 400 homens... Este grupo eventualmente formou o centro de sua liderança militar e produziu os "valentes de Davi." (2 Samuel 23:8)

(1 Samuel 24:10) "Eis que este dia os teus olhos viram, que o SENHOR hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, pois é o ungido do SENHOR".

Ele teve Saul por 2 vezes em suas mãos, mas não o matou, ele reconhecia o poder de uma autoridade, tinha um coração perdoador, amoroso.

Leia: (1 Samuel 26:23) 

(1 Samuel 30)
(17) "E feriu-os Davi, desde o crepúsculo até à tarde do dia seguinte; nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados sobre camelos, fugiram.
(18) Assim salvou Davi tudo quanto tomaram os amalequitas; também as suas duas mulheres salvou Davi. 
(19) E ninguém lhes faltou, desde o menor até ao maior, e até os filhos e as filhas; e também desde o despojo até tudo quanto lhes tinham tomado, tudo Davi tornou a trazer".

Davi feriu os amalequitas que tinha sequestrado as mulheres e filhos dos seus soldados. Eles foram libertos.

(2 Samuel 3:1) "E houve uma longa guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi; porém Davi ia se fortalecendo, mas os da casa de Saul se iam enfraquecendo".

O reinado foi conquistado com muita luta, teve de enfrentar uma forte oposição da família de Saul, que não queria abrir mão do reino. 

O segredo de Davi...
(Salmo 40:1) " Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o Senhor. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro".

Davi só começou a reinar sobre Israel aos 30 anos de idade. Tudo que ele passou, contribuiu para ser um rei íntegro, justo, sábio e amado pelo povo.
  • Esperar é difícil, mas é preciso.
A nossa fé é aperfeiçoada pelas adversidades, e tudo o que Deus nos permite passar tem relação com o propósito d'Ele em nossa vida. Fé sem ser testada não tem valor. Devemos extrair lições de vida de cada situação difícil que enfrentamos. Precisamos nos deixar amoldar pelo Deus Todo Poderoso.

Alegre-se no Senhor...
(Romanos 12:12) "Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; aguentem com paciência os sofrimentos e orem sempre".

Deus está no controle da vida das pessoas que confiam n'Ele. A nossa esperança não é em vão, ela está ancorada em um Deus cujo Reino nunca será abalado. Davi tinha a certeza que reinaria. Afinal quem garantiu foi o próprio Deus. Da mesma forma todas as promessas de Deus se concretizarão em nossas vidas, se não desanimarmos. Devemos confiar em Deus, mesmo quando tudo parece que estar ocorrendo ao contrário do que Deus prometeu. O nosso Deus é fiel:
  • (Números 23:19) "Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?"

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado