Translate

quarta-feira, 30 de março de 2016

Seja santo em todo o seu modo de viver

Introdução: Deus nos chama para sermos santos. Porém, para vivermos nesse novo padrão de vida, devemos nos entregar ao conhecimento da Palavra de Deus, para que o Espírito Santo trabalhe em nós transformando o nosso caráter.
  • (1 Pedro 1:15,16) "Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: 'Sejam santos, porque eu sou santo'."

Existe uma batalha em nosso interior

(Gálatas 5:17) "Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam."

Para vencermos essa batalha devemos nos encher da Palavra de Deus:
  • (Romanos 8:5-7) "Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo."

E fugir de todo o desejo carnal:
  • (1 João 2:16) "Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo."
Quem vive em busca de satisfação no sistema deste mundo perderá tudo, porque o mundo é passageiro. E quem perseverar em fazer a vontade de Deus viverá para sempre (Vida Eterna).

Quem se faz amigo do mundo, se faz inimigo de Deus

(Tiago 4:4) "Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus."

No mundo o pecado é considerado aceitável pelas pessoas, mas quanto mais copiarmos o comportamento do mundo, mas distantes ficaremos de Deus.

Não devemos ser participantes das obras do mundo:

(Efésios 5:11,12) "Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso."

Aqui não está ensinando o isolamento, e sim a separação do pecado. Devemos manter claro através das nossas palavras e atitudes a reprovação daquilo que desagrada a Deus.

Mas não podemos esquecer:
  • As nossas palavras devem ser de paz, amor e justiça, e não de acusação.

E fugir até da aparência do mal:

(1 Tessalonicenses 5:22) "Afastem-se de toda forma de mal."

Devemos nos afastar de todo mal, de toda situação de tentação, de tudo aquilo que entristece o Espírito Santo.

Buscando a santificação através da obra do Espírito Santo

(1 Tessalonicenses 5:23) "Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."

Ninguém consegue crescer em santidade apenas por esforço humano. É Deus, através da pessoa do Espírito Santo, que separa o cristão do pecado para a santidade.

Conclusão:
Aprendemos que é da vontade de Deus que seus filhos sejam santos. Mas não podemos esquecer, a santidade acontece de forma progressiva (Colossenses 3:1-10).

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado