Translate

segunda-feira, 21 de março de 2016

Pais espirituais: espelhos de ânimo, integridade e firmeza na Palavra (6)

Texto: (1 Coríntios 4:15,16).

Introdução: Paternidade espiritual é gerar o evangelho de Cristo na vida de uma pessoa, através do ensino da Palavra de Deus e do exemplo. É ser instrumento da sua conversão para uma nova vida espiritual.
  • (1 Tessalonicenses 2:10-12) "Tanto vocês como Deus são testemunhas de como nos portamos de maneira santa, justa e irrepreensível entre vocês, os que creem. Pois vocês sabem que tratamos cada um como um pai trata seus filhos, exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória."

Ajudando o filho espiritual a entender as tribulações
  • (Atos 14:22) "Renovando o ânimo dos discípulos e os encorajando a perseverar na fé, ensinando: "É necessário que em meio a muitas aflições ingressemos no Reino de Deus."

1. Renovando o ânimo dos discípulos: 

(Lucas 5:1-6) "...Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca". Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes..."

Não existe nada nesta Terra que renova mais o nosso ânimo do que a Palavra de Deus. Os pescadores já estavam cansados, desanimados, haviam pescado à noite inteira... Mas ao ouvirem Jesus ensinar (Romanos 10:17) tiveram fé... E a fé gerou obediência à Palavra de Jesus. Resultado da obediência: Foram grandemente abençoados.

2. Encorajando a perseverar na fé: 

(Hebreus 6:11) ”Desejamos, contudo, que cada um de vós demonstre o mesmo esforço dedicado até o fim, para que tenhais a plena certeza da esperança."

São muitos os cristãos que desistem no meio do caminho, mas a orientação é para caminharmos com o mesmo esforço dedicado até o fim.

3. Ensinando que é necessário que em meio a muitas aflições ingressemos no Reino de Deus:

(Tiago 1:12) "Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam."

O homem que enfrenta as provações com coragem e gozo é mais feliz, porque as recompensas são muito maiores que as provações.

Conclusão: É responsabilidade dos pais espirituais projetar ânimo e ensinarem os filhos espirituais a permanecerem firmes na Palavra de Deus.
  • (João 8:31) “Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: 'Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos'."

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado