Translate

terça-feira, 15 de março de 2016

Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se...

Manter o temor a Deus:
(1 Coríntios 10:12) "Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!"

Essa é uma advertência para todos os cristãos, porque o nosso inimigo anda ao redor rugindo e procurando a quem possa devorar (1 Pedro 5:8). E a queda que o apóstolo Paulo declara aqui não é simplesmente sair da comunhão com Deus por um período de tempo, mas perder a salvação eterna. 
  • (2 Coríntios 2:11) "Porque não ignoramos os seus ardis."
Tudo que o inimigo precisa é de uma pequena brecha, para ele ter o direito legal de nos atingir. Devemos estar atentos a toda cilada e andar corretamente para evitarmos tropeçar.
  • Significado da palavra ardil (grego) - percepção mental, pensamento, propósito vil, aquilo que pensa, mente, pensamentos ou propósitos.


Vigilância e oração:
(Marcos 14:38) "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca."

Aqui temos uma ordem e não uma sugestão. A nossa natureza carnal (força pessoal) é fraca, precisamos diariamente buscar a presença de Deus através da Palavra de Deus e oração. É preciso andar vigilante para evitar a tentação.


Coração firme no Senhor:
(Hebreus 3)
(12) "Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.
(13) Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado,
(14) pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio".


Observe o início do versículo 12: "Cuidado, irmãos..." Essa palavra foi dirigida para pessoas salvas.

"...para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo..." Não devemos permitir que a incredulidade ou o desejo de pecar nos dominem.

"...que se afaste do Deus vivo..." A única coisa que nos afasta do Deus vivo é o pecado:
  • (Isaías 59:2) "Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça."
"...encorajem-se uns aos outros todos os dias..." Quem se afasta do Deus vivo, sofre sérias consequências. Devemos servir de suporte para as pessoas que estão mais fraca do que nós. E pedir ajuda quando estivermos nos sentindo fracos.

"...passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio..."  Os que permanecerem fiéis até o fim, serão participantes com Cristo no Seu Reino.


As consequências de abandonar o Senhor:
(2 Pedro 2) 
(20) "Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio.
(21) Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido".

"...tendo escapado das contaminações do mundo..." Essa palavra é específica para as pessoas que conheceram a Palavra de Deus e deixaram de praticar as obras da carne.

"encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados..." E depois voltaram para o pecado.

"...estão em pior estado do que no princípio..." Quando recebemos a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, o Espírito Santo de Deus passa a fazer morada em nossos corações, passamos a ser "a casa" do Espírito Santo. Então o Espírito Santo através da Palavra de Deus, nos liberta e nos cura. Quando voltamos para a prática do pecado, abrimos uma brecha para os demônios voltarem e agirem em nossa vida.

"...Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça..." Conhecimento sem obediência é muito perigoso traz consequências sérias aqui e eternamente.


(Mateus 12:43-45) 
(43) "Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso e não encontra,
(44) e diz: ‘Voltarei para a casa de onde saí’. Chegando, encontra a casa desocupada, varrida e em ordem.
(45) Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim acontecerá a esta geração perversa".


Se uma pessoa mudar suas atitudes sem mudar os seus pensamentos acabará praticando pecados em níveis maiores ainda. A transformação do caráter deve começar na mente (Romanos 12:2). 

As nossas atitudes decidem aonde vamos passar a eternidade:
(Hebreus 9:27) "Cada pessoa tem de morrer uma só vez depois ser julgada por Deus."

É aqui nessa vida com as nossas atitudes, que vamos decidir sobre a eternidade. Todos aqueles que rejeitarem a Jesus Cristo aqui nessa Terra vão enfrentá-lo como juiz diante do grande trono branco (Apocalipse 20:11-15).

(Salmo 9:17) "Eles acabarão no mundo dos mortos; para lá irão todos os que rejeitam a Deus."

As pessoas que rejeitam a Deus estão condenadas ao inferno (João 3:18).

(Mateus 10:28) "Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo."

Muitas pessoas temem ao homem, mas devemos temer a Deus. O destino da pessoa que rejeita a Deus é o inferno.

Para meditar:
  • (Gálatas 6:7,8) "Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna."

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado