Translate

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Que Valor E Que Importância Eu Tenho Dado À Palavra De Deus Em Minha Vida?

Para começarmos a entender o valor da Palavra de Deus, devemos prestar atenção no versículo 2 do salmo 138 com muita atenção:
  • (Salmo 138:2) “Voltado (Davi) para o teu santo templo eu me prostrarei e renderei graças ao teu nome, por causa do teu amor e da tua fidelidade; pois exaltaste acima de todas as coisas o teu nome e a tua palavra”.
Deus deu a maior honra possível a Sua Palavra, Ele a tornou grande, importante...

Jesus também fez declarações a respeito da Palavra de Deus. Vamos ver a declaração registrada no livro de Mateus:
  • (Mateus 4:4) “Jesus respondeu: "Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas (viverá) de toda palavra que procede da boca de Deus".
Jesus vivia pela Palavra de Deus e não pela vontade de sua carne. Ela é a única fonte de vida.

Só existem vida e crescimento espiritual através da Palavra de Deus:
  • (1 Pedro 2:2) “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo”.
Nada pode substituir o ensino íntegro da Palavra de Deus. O crescimento espiritual está apoiado no conhecimento da Palavra de Deus.

A busca pela Palavra de Deus deve ser uma prioridade em nossa vida

(Josué 1:8) “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido”.

Para Josué ser totalmente abençoado por Deus, a Palavra de Deus deveria ser prioridade na vida dele:
  • Falar.
  • Meditar.
  • Obedecer.
Quando priorizados a Palavra de Deus em nossa vida, conservamos o nosso homem interior fortalecido e os pensamentos de pecados e derrotas bem distantes de nossa alma.

Complementar: Os judeus tinham o hábito de ler as Escrituras em voz alta (Atos 8:26-40) e falar sozinhos e uns com os outros.

Palavra de Deus deve habitar em nós
(Fazer parte do nosso interior)

(Colossenses 3:16) “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações”.
  • Significado da palavra habitar: Metáfora – Viver em alguém (mente e coração) e influenciá-lo para o bem.
Quando a Palavra de Deus habita ricamente no cristão, ele age totalmente governado por ela.
  • Ensina e aconselha em toda a sabedoria.
  • Canta salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração e não da boca para fora.
Essas características se manifestam em todas as áreas da vida do todo aquele que se enche da Palavra de Deus.

Complementar: As maiorias dos hinos não são escritos por pessoas cheias da Palavra de Deus, por isso tem muitas heresias e muitos são totalmente voltados para o homem. A glória de Deus só se manifesta em hinos espirituais!

A Palavra de Deus deve ser a nossa fonte de satisfação

(Salmo 1)
(1) Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!

Não existe vida abençoada sem renúncia daquilo que não glorifica a Deus:

Andar segundo o conselho dos ímpios.
  • Pessoas deliberada e persistentemente perversas.

Imitar a conduta dos pecadores.
  • São pessoas que erram os alvos determinados por Deus, mas não se importam com isso.

Assentar na roda dos zombadores.
  • Fazem pouco das leis de Deus e ridicularizam aquilo que é sagrado.

(2) Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.
  • Meditar - (hagah) - verbo que significa rugir, gemer, suspirar, murmurar, falar; usado figuradamente: meditar, considerar.
A satisfação na Palavra e a meditação sobre a Palavra andam juntas.

É muito mais que uma simples alegria, é o desejo de obediência motivado pelo amor à Palavra de Deus.

O desejo pela Palavra de Deus deve está acima de todos os outros desejos...

Complementar: Os judeus ortodoxos quando lêem as Escrituras meditam e oram.
  • Judeus ortodoxos são aqueles que seguem fielmente um princípio, uma norma ou uma doutrina.
Resultado:
(3) É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!

O cristão que faz da Palavra de Deus a sua satisfação e nela medita dia e noite é como uma árvore plantada à beira de águas correntes... Ou seja... Em todo o tempo são cheios de VIDA.

Ela deve ocupar um lugar de honra em nossa vida/família

(Deuteronômio 11)
(18) “Gravem estas minhas palavras no coração e na mente; amarrem-nas como símbolos nas mãos e prendam-nas na testa.

Deus levantou a Sua Palavra como memorial para o povo que saiu do Egito e para a futura geração não se esquecerem de como maravilhosamente eles foram tirados do Egito, e não se esquecessem de nenhum dos seus ensinamentos (Deuteronômio 11:1-9).
  • As palavras eram escritas em pergaminhos e colocadas em pequenas caixas, chamadas filactérios. O texto era Deuteronômio 6:4-9, junto como Deuteronômio 11:13-21, Êxodo 13:1-10, 11-16.  Eram presas por tiras de couro ao antebraço esquerdo e à testa de cada homem judeu com mais de 13 anos.  (Eles usavam na oração da manhã, exceto no sábado e em dias de festa).

(19) Ensinem-nas a seus filhos, conversando a respeito delas quando estiverem sentados em casa e quando estiverem andando pelo caminho, quando se deitarem e quando se levantarem.

A palavra não é dirigida diretamente aos filhos, mas aos pais porque eles são os responsáveis por ensinarem a Palavra de Deus.

A fidelidade à Palavra de Deus de geração em geração é a garantia da bênção permanecer na família...

(20) Escrevam-nas nos batentes das portas de suas casas, e nos seus portões,

Levantá-la como memorial para não se esquecerem de Deus.
  • As palavras eram escritas em pergaminhos e colocadas em um recipiente pequeno. O texto era Deuteronômio 6:4-9, junto como Deuteronômio 11:13-21, Êxodo 13:1-10, 11-16. Era afixado aos batentes das portas.
Resultados:
(21) para que, na terra que o Senhor jurou que daria aos seus antepassados, os seus dias e os dias dos seus filhos sejam muitos, sejam tantos como os dias durante os quais o céu está acima da terra.

Vida longa. 

Complementar: Alguns cristãos morrem cedo, mas não cabe a nós julgarmos.

(22) Se vocês obedecerem cuidadosamente todo o mandamento que lhes mando cumprir, amando o Senhor, o seu Deus, andando em todos os seus caminhos e apegando-se a ele,

(23) então o Senhor expulsará todas essas nações da presença de vocês, e vocês despojarão nações maiores e mais fortes do que vocês.

Vitória sobre o inimigo e bens materiais.
  • (Eclesiastes 2:26) “Ao homem que o agrada, Deus recompensa com sabedoria, conhecimento e felicidade. Quanto ao pecador, Deus o encarrega de ajuntar e armazenar riquezas para entregá-las a quem o agrada. Isso também é inútil, é correr atrás do vento”.

(24) Todo lugar onde vocês puserem os pés será de vocês. O seu território se estenderá do deserto do Líbano e do rio Eufrates ao mar Ocidental.

Grandes conquistas.

(25) Ninguém conseguirá resisti-los. O Senhor, o seu Deus, conforme lhes prometeu, trará pavor e medo de vocês a todos os povos daquela terra, aonde quer que vocês forem.

Vitória sobre o inimigo.
  • (Deuteronômio 28:10) “Então todos os povos da terra verão que vocês são chamados pelo nome do Senhor e terão medo de vocês”.
Nos vemos... Que o sucesso dependeria primeiramente da dependência e obediência à Palavra de Deus e não da capacidade/força do exército.


Conclusão
(Salmo 119:11) “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti”.
  • Significado da palavra guardar: esconder, entesourar, armazenar. Ou seja... Aprender.
A Palavra de Deus é um tesouro precioso, por isso devemos guardá-la em nosso coração para colocarmos em prática diariamente, ela deve ser o nosso manual de vida.

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado