Translate

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Manto De Justiça - Proteção De Deus

O sangue de Jesus é que nos torna justos aos olhos de Deus

Quando Adão pecou... A humanidade sofreu morte espiritual...
Deus preparou um presente... Ele ofertou Seu próprio filho para morrer em lugar do pecador e cobri-lo com o manto de JUSTIÇA...
  • (Romanos 5:19) "Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos".
Esse manto só recebe quem nasce de novo... Ou seja... Para quem confessa Jesus como Senhor e Salvador... 
  • (Romanos 3:22,23) "Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus".
...E passa da morte para vida... E a morte espiritual não tem mais controle sobre ele.
  • (João 5:24) "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida".
Deus não mais o vê como velho pecador Adão... Ele olha para o pecador e vê Jesus... Ele vê a JUSTIÇA de Jesus...

1) Jesus se fez pecado por nós, para nos fazer justiça de Deus:
(2 Coríntios 5:21) "Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus".
Na cruz do Calvário Jesus tornou-se o que o homem realmente é, assumindo sua culpa e Se tornando pecado em seu lugar para que ele fosse feito n'Ele JUSTIÇA de Deus.
Agora todas as vezes que Deus olha para o homem que passou pelo novo nascimento, Ele vê Jesus. Assim como Ele olhou para a cruz e viu nela o pecador.
Jesus experimentou o abandono e o desespero que resultou do derramamento da ira divina sobre ele como aquele que levava sobre si o pecado.
  • (Mateus 27:46) "E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"
O pecado da humanidade foi colocado na conta de Jesus pela Sua morte sacrificial... E todo aquele que crê em Jesus recebe o manto da JUSTIÇA ( Declarado justo: recebe perdão da culpa e do castigo pelo pecado).
  • (Isaías 53:5) "Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados".

2) Fomos cobertos com o manto de JUSTIÇA:
(Isaías 61:10) "Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias".
O manto de JUSTIÇA nos protege da condenação eterna. 
Ele simboliza:
  • Perdão dos pecados - Essência da nova aliança.
No antigo testamento o pecado era apenas coberto. Hoje somos perdoados, a culpa dos pecados é removida e o coração santificado pela Palavra de Deus.

3) Recebemos esse manto gratuitamente:
(Romanos 3:24) "Sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus".
Não é por obras... É pela graça por meio da fé...
Deus declara um pecador justo somente com base no sacrifício de Jesus. 

Para nós é gratuito... Mas Jesus pagou alto preço... Preço de sangue... Jesus sofreu a penalidade que merecíamos... 


Redenção: Libertação dos pecados e de suas penalidades pelo pagamento do preço. O preço foi o sangue de Jesus.


Leia: (Romanos 4:1-25)


4) Mas com um propósito: Vivermos para justiça:
(1 Pedro 2:24) "Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados".
Não somente fomos declarados justos e o castigo por nossos pecados foi pago, mas ressuscitamos para andar numa nova vida pelo poder do Espírito Santo.
  • Não existe JUSTIÇA sem arrependimento e mudança de vida...
Couraça da JUSTIÇA:
(Efésios 6:14b) "Vestindo a couraça da justiça".
Esse versículo tem dupla aplicação:
  • Jesus é a nossa JUSTIÇA.
  • Nossa obediência a Palavra de Deus.
Nos protege:
  • Contra Satanás e suas artimanhas.


5) Justiça e santidade andam juntas:
  • Vida cristã radicalmente distinta da velha vida.
(Efésios 4:24) "E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade."
Nós devemos revestir do novo homem... Ou seja... Andar diariamente em justiça e santidade...
  • (Romanos 6:22) "Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna".
Devemos colocar esse novo estilo de vida em prática logo após termos recebido o manto da JUSTIÇA.
  • (Colossenses 3:9,10) "Pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou".


6) Se pecarmos... Temos um advogado:
(1 João 2:1) "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo."
(Romanos 8:32-34) "Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós."
  • (1 João 1:9) "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça".
Deus é fiel à Sua Palavra... Ele prometeu nos perdoar e nos purificar todas as vezes que reconhecermos os nossos pecados... Mas não nos deu carta branca para vivermos na prática do pecado.


Conclusão:

Nós não podemos esquecer que o manto da JUSTIÇA não é recebido por obras... É pela fé... É um favor imerecido de Deus. Foi comprado com o precioso sangue de Jesus para que nós vivêssemos para lhe agradar, isto é... Uma vida santa...


Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

2 comentários:

  1. A graça não tem condicionantes.

    fica na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz amado...

      Glória a Deus pelo sacrifício de Jesus na cruz do Calvário, Ele morreu em nosso lugar.

      A Salvação é pela graça por meio da fé...

      Mas isso não significa que podemos viver na prática do pecado.

      (1 Pedro 2:24) "Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados."

      É necessário morrer para os pecados e viver para a justiça.

      Glória a Deus... Quem realmente nasce de novo tem o prazer de viver uma vida separada para Deus.

      (1 Pedro 1:22,23) "Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração. Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente."

      (2 Coríntios 5:15) "E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou."

      Excluir

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado