Translate

domingo, 1 de março de 2015

Sendo ousado e confiante na oração

(Lucas 11:5-10)

(V.5) Então lhes disse: "Suponham que um de vocês tenha um amigo e que recorra a ele à meia-noite e diga: ‘Amigo, empreste-me três pães,
(V.6) porque um amigo meu chegou de viagem, e não tenho nada para lhe oferecer’.
(V.7) E o que estiver dentro responda: ‘Não me incomode. A porta já está fechada, e meus filhos estão deitados comigo. Não posso me levantar e lhe dar o que me pede’.
(V.8) Eu lhes digo: embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu amigo, por causa da importunação se levantará e lhe dará tudo o que precisar.
(V.9,10) Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta."

Jesus nos ensinou 4 lições práticas:

1ª lição: Devemos nos aproximar de Deus com ousadia para orar por aquilo que precisamos.
  • (V.5) "Então lhes disse: Suponham que um de vocês tenha um amigo e que recorra a ele à meia-noite e diga: Amigo, empreste-me três pães."
Dois exemplos de orações ousadas:

1) Oração de Josué:
Oração em favor de uma nação. Josué estava debaixo da vontade de Deus.
  • (Josué 10:12) “E então Josué falou ao Senhor no dia que o Senhor entregou os Amorreus diante dos filhos de Israel, e disse na presença dos Israelitas: Sol, detem-te em Gibeom; e tu, Lua no vale de Ajalom."
  • Resposta de Deus: (Josué 10:13) "O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs."
Foi um dia duplo: Deus fez com que o sol e a lua parassem por causa da oração de um homem. Deus é um Deus que opera milagres. A bíblia inteira mostra um Deus de milagres do início ao fim.

2) Oração de Jabez:
  • (1 Crônicas 4:9,10) “Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: "Com muitas dores o dei à luz". Jabez orou ao Deus de Israel: "Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores."
  • Resposta de Deus: (I Crônicas 4:10:b) "E Deus lhe concedeu o      que lhe pedira."
Jabez foi considerado mais respeitado de sua  família... Porque ele confiava em Deus...
  • Jabes significa: ele causará dor/fazer sofrer (Maldição)
O nascimento de Jabez causou dor a sua mãe, e com certeza esse nome trazia dor ao seu coração toda vez que era declarado. 

Ele tinha duas escolhas:
  • Ou afundar na amargura.
  • Ou clamar a Deus para mudar a sua história.
Ele orou a Deus (4 pedidos):
  • Abençoa-me,
  • Aumenta as minhas terras,
  • Que a tua mão esteja comigo,
  • Guardando-me de males e livrando-me de dores.
E Deus lhe concedeu o que tinha pedido.
Deus é um Deus de milagres... De bênçãos... Podemos apresentar a Ele todas as nossas tristezas e dificuldades e Ele nos responderá...


Deus não responde orações com desejos egoístas:
  • (Tiago 4:3) “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites."

2ª lição: Devemos nos aproximar de Deus pelas necessidades dos nossos irmãos.
  • (V.6a) "Porque um amigo meu chegou de viagem"...
(Tiago 5:16b) "A oração de um justo é poderosa e eficaz."
Jesus mostra a nossa responsabilidade como cristãos de orarmos fervorosamente pelos nossos irmãos e por suas necessidades. E Deus atenderá as nossas orações...

Na bíblia vemos muitos intercessores:
  • Moisés - (Êxodo 32.30-35) 
  • Samuel - (1 Samuel 12.23) 
  • Salomão - (2 Crônicas 6.19-42) 
  • Jeremias - (Jeremias 14:11-22) 
  • Daniel - (Daniel 9.3-19) 
  • Paulo - (Colossenses 1.9-11)
  • Jesus - (João 17) 

A intercessão nasceu no coração de Deus:

1) Jesus é o nosso intercessor no céu
  • (Romanos 8:34) "Quem os condenará? Pois é CRISTO quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de DEUS, e também intercede por nós."
2) O Espírito Santo é o nosso intercessor na terra: 
  • (R0manos 8.26,27) "E da mesma maneira também o ESPÍRITO ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo ESPÍRITO intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do ESPÍRITO; e é ele que segundo DEUS intercede pelos santos."

3ª lição: Devemos nos aproximar de Deus quando formos pego de surpresa em uma dificuldade.
  • (V.6b) ..."E não tenho nada para lhe oferecer".
(2 Crônicas 20:9) "Se alguma desgraça nos atingir, seja o castigo da espada, seja a peste, seja a fome, nós nos colocaremos em tua presença diante deste templo, pois ele leva o teu nome, e clamaremos a ti em nossa angústia, e tu nos ouvirás e nos salvarás."
  • Hoje temos livre acesso a Deus... Hoje somos templo do Espírito Santo (1 Coríntios 3;16).
Salomão havia feito essa mesma oração muitos anos antes (capítulo 6;28), e Deus tinha prometido que responderia a oração do povo, se eles cumprissem as exigências que Ele colocou:
  • (2 Crônicas 7:14) “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra."
Deus impôs 4 condições para responder o clamor:
  • Humildade
  • Oração
  • Arrependimento
  • Afastar do mal

4ª lição: Ser insistente na oração.
  • (V.8-10) Eu lhes digo: embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu amigo, por causa da importunação se levantará e lhe dará tudo o que precisar. Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.
(1 João 5:14,15) "Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos."
Conhecendo os princípios bíblicos, nós vamos saber o que é e o que não é da vontade de Deus.

Conclusão
Jesus não iria falar tanto de oração, se Deus não quisesse respondê-las...

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado