Translate

terça-feira, 17 de março de 2015

Deus Levantou Sua Palavra Como Memorial

"...Amarrem-nas como símbolos nas mãos e prendam-nas na testa..."

(Deuteronômio 11:18-20) "Gravem estas minhas palavras no coração e na mente; amarrem-nas como símbolos nas mãos e prendam-nas na testa. Ensinem-nas a seus filhos, conversando a respeito delas quando estiverem sentados em casa e quando estiverem andando pelo caminho, quando se deitarem e quando se levantarem. Escrevam-nas nos batentes das portas de suas casas, e nos seus portões".
A geração que saiu do Egito, viu os milagres com os próprios olhos, receberam as orientações e os mandamentos de obediência direto de Deus através da vida de Moisés.
E Deus não queria que nada se perdesse... E que as gerações futuras vivessem em seus corações tudo o que Ele tinha feito... Como eles foram tirados do Egito com "mão poderosa" e "braço forte"...
Por isso Deus levantou a Sua própria Palavra como um "MEMORIAL" para que todos os Seus feitos não fossem esquecidos por eles e pelas novas gerações...
  • Sabe por que Deus levantou Sua própria Palavra como "Memorial"?
Deus levantou Sua própria Palavra como memorial... Porque o ser humano diante do pecado, da dificuldade, das tribulações... Tem a tendência de esquecer todo o bem que Deus tem feito... Precisa estar constantemente ouvindo... Falando... Meditando... Lendo à Palavra de Deus.
No primeiro discurso de Josué como líder ele declarou:
  • (Josué 1:13) "Lembrai-vos da palavra que vos mandou Moisés [...]"
Às vezes eles já poderiam estar esquecendo da Palavra de Deus ensinada por Moisés.
E o profeta de Lamentações também declarou:
  • (Lamentações 3:21) "Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança".
E o que pode trazer mais esperança ao ser humano que lembrar da Palavra de Deus? Lembrar os milagres que Deus tem feito na nossa vida?
  • Significado da palavra lembrar: Trazer a memória... Fazer um memorial... Recordar...
Resultado pela obediência a Palavra de Deus:

(Deuteronômio 11:21-25) "Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra. 

  • Vida longa... 
Porque se diligentemente guardardes todos estes mandamentos, que vos ordeno para os guardardes, amando ao SENHOR vosso Deus, andando em todos os seus caminhos, e a ele vos achegardes, Também o SENHOR, de diante de vós, lançará fora todas estas nações, e possuireis nações maiores e mais poderosas do que vós.
Riquezas...

Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé será vosso; desde o deserto, e desde o Líbano, desde o rio, o rio Eufrates, até ao mar ocidental, será o vosso termo.
  • Grandes conquistas...
Ninguém resistirá diante de vós; o SENHOR vosso Deus porá sobre toda a terra, que pisardes, o vosso terror e o temor de vós, como já vos tem dito."
  • Vitória sobre o inimigo.
Conselho de Josué:
  • (Josué 1:8) "Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido".
"Cultue a Deus e dedique-lhe tempo. Guarde seus sentimentos em Deus para que eles não sejam colocados no que é indevido". Mattew Henry

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado