Translate

terça-feira, 17 de março de 2015

Como Vencer A Murmuração?

  • Qual o significado da palavra murmurar? Soltar queixumes; Criticar; Dizer mal de, Formar mau juízo a respeito de.
(1 Coríntios 10:10,11) "E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegado os fins dos séculos".
Depois que os israelitas foram libertos do Egito através da vida de Moisés... Foram separados 12 homens (líderes) para observar a terra de Canaã por 40 dias em missão de reconhecimento. 
  • (Números 13:1-3) "E o Senhor disse a Moisés: Envie alguns homens em missão de reconhecimento à terra de Canaã, terra que dou aos israelitas. Envie um líder de cada tribo dos seus antepassados. Assim Moisés os enviou do deserto de Parã, conforme a ordem do Senhor. Todos eles eram chefes dos israelitas".
  • (Números 3:17-20) "Quando Moisés os enviou para observarem Canaã, disse: Subam pelo Neguebe e prossigam até a região montanhosa. Vejam como é a terra e se o povo que vive lá é forte ou fraco, se são muitos ou poucos; se a terra em que habitam é boa ou ruim; se as cidades em que vivem são cidades sem muros ou fortificadas; se o solo é fértil ou pobre; se existe ali floresta ou não".
  • (Números 13:25) "Ao fim de quarenta dias eles voltaram da missão de reconhecimento daquela terra".
Dez dos doze homens voltaram com um espírito murmurador e contaminaram todo o povo. 
  • (Números 3:3-33) "Mas os homens que tinham ido com ele disseram: Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós. E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura. Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles".
  • (Números 14:2-4) "Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto! Por que o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito? E disseram uns aos outros: Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito!"
Por causa disso, Deus não permitiu que eles entrassem na terra e os fez andar em círculo por 40 anos até que o último murmurador morresse.
  • (Números 14:2-23) "No entanto, juro pela glória do Senhor que enche toda a terra, que nenhum dos que viram a minha glória e os sinais miraculosos que realizei no Egito e no deserto, e me puseram à prova e me desobedeceram dez vezes — nenhum deles chegará a ver a terra que prometi com juramento aos seus antepassados. Ninguém que me tratou com desprezo a verá".
  • (Numeros 4:27) "Até quando esta comunidade ímpia se queixará contra mim? Tenho ouvido as queixas desses israelitas murmuradores."
  • (Números 4:29-37) "Cairão neste deserto os cadáveres de todos vocês, de vinte anos para cima, que foram contados no recenseamento e que se queixaram contra mim. Nenhum de vocês entrará na terra que, com mão levantada, jurei dar-lhes para sua habitação, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. Mas, quanto aos seus filhos, sobre os quais vocês disseram que seriam tomados como despojo de guerra, eu os farei entrar para desfrutarem a terra que vocês rejeitaram. O cadáveres de vocês, porém, cairão neste deserto. Os filhos de vocês serão pastores aqui durante quarenta anos, sofrendo pela infidelidade de vocês, até que o último cadáver de vocês seja destruído no deserto. Durante quarenta anos vocês sofrerão a conseqüência dos seus pecados e experimentarão a minha rejeição; cada ano corresponderá a cada um dos quarenta dias em que vocês observaram a terra'. Eu, o Senhor, falei, e certamente farei essas coisas a toda esta comunidade ímpia, que conspirou contra mim. Encontrarão o seu fim neste deserto; aqui morrerão. Os homens enviados por Moisés em missão de reconhecimento daquela terra voltaram e fizeram toda a comunidade queixar-se contra ele ao espalharem um relatório negativo; esses homens responsáveis por espalhar o relatório negativo sobre a terra morreram subitamente de praga perante o Senhor".
Esse acontecimento foi registrado no Novo Testamento para nos servir de aviso... Para nós não imitarmos os seus comportamentos. Eles murmuram e pereceram pelo destruidor.


Cuidado com a murmuração!

A murmuração é um sinal visível de:
  • Incredulidade.
  • Ingratidão. 
Só conseguiremos paralisá-la:
  • Com o estudo perseverante da Palavra de Deus.
  • Oração.
  • Ações de graças.
Devemos orar e descansar em Deus, crendo nas suas promessas, poque Deus trabalha em favor daqueles que confiam n'Ele e reverte toda situação contrária em bênção.
  • (Romanos 8:28a) "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus".

"Podemos considerar como regra da vida cristã o fato de que, quanto mais formos cheios do Espírito Santo, mais glorificaremos o Senhor Jesus".

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado