Translate

segunda-feira, 2 de março de 2015

Começando uma nova vida com Cristo

  • Qual o significado da palavra passado? Que passou ou decorreu. Concluído, terminado. 
Isso significa que o passado não tem vida. A menos que fiquemos injetando vida nele o tempo todo. Não devemos concentrar no que já passou. Principalmente:
  • Tristezas, 
  • Decepções, 
  • Ofensas, 
  • Tragédias... 
Se não contaminaremos o nosso presente e o nosso futuro. Porque é impossível termos pensamentos dolorosos e continuarmos a nos sentir bem.

1º Passo: Arrependimento e confissão dos pecados.



(2 Samuel 12:7-13) 
(7) "Então Natã disse a Davi: "Você é esse homem! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Eu o ungi rei de Israel, e livrei-o das mãos de Saul.
(8) Dei-lhe a casa e as mulheres do seu senhor. Dei-lhe a nação de Israel e Judá. E, se tudo isso não fosse suficiente, eu lhe teria dado mais ainda.
(9) Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele.
(10) Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher’.
(11) "Assim diz o Senhor: ‘De sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia.
(12) Você fez isso às escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia’ ".
(13) Então Davi disse a Natã: "Pequei contra o Senhor! " E Natã respondeu: "O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá."

Nós não podemos ignorar o nosso pecado...

Davi cometeu o pecado de adultério com Bate-Seba e colocou o seu marido à frente de uma batalha para que ele fosse morto... Tentando encobrir o seu pecado.

Podemos até esconder dos homens por algum tempo... Mas de Deus ninguém consegue esconder...

  • (Hebreus 4:13) "E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar." 
Davi permitiu que o tempo passasse sem confessar o seu pecado diante de Deus... Todo pecado seja ele qual for... Deve ser confessado e abandonado, só assim conservaremos nossa comunhão com Deus.
  • (Isaías 59:2) "Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça."
Fica uma lição para nós da vida de Davi: Nós escolhemos os pecados mas não temos controle sobre suas consequências... A colheita é sempre bem maior que a semeadura...


Deus perdoou o pecado de Davi, mas não o poupou das consequências:

Urias foi morto violentamente pela espada do inimigo = A casa de Davi seria afligida continuamente pela violência. Mortes violentas de três filhos:

  • Amnom (2 Samuel 13:28-29).
  • Absalão (2 Samuel 18:14-15).
  • Adonias (1 Reis 2:24-25).
  • O filho do adultério com Bate-Seba faleceu antes de receber um nome (2 Samuel 12:18,19).
Fez mal à família de outro homem (2 Samuel 11:27) = Recebeu o mal em sua própria família.
  • Violação de sua filha Tamar por Amnom seu filho (2 Samuel 13:1-14).
  • Revolta de Absalão contra a sua própria vida (2 Samuel 15:1-12). 
Apropriou da esposa de outro homem = Apropriaram de suas concubinas.
  • Apropriação pública de Absalão seu filho de suas concubinas durante sua revolta (2 Samuel 16:21-22). 

Pecado não confessado traz consequências sérias.

(Salmo 32)

(3) "Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.

(4) Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Pausa

(5) Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado."
  • (Provérbios 28:13) "Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia."
Davi escondeu os seus pecados por vários meses e sofreu muito por causa disso... Porque pecado não confessado e abandonado traz consequências: 
  • Físicas
  • Emocionais 
  • Espirituais... 
Quando confessou... Sua comunhão com Deus foi restaurada. A confissão e abandono do pecado produz: 
  • Paz. 
  • Alegria. 
2º passo: Resolver os problemas que os pecados causaram para vivermos uma vida cristã transparente.

(Lucas 19) 
(8) "Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais".
(9) Jesus lhe disse: 'Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão'."

  • ( Hebreus 12:1) "Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta..."
A fé verdadeira sempre resulta em mudança de conduta...

Não tem como começarmos uma nova história sem resolver os problemas que foram criados por causa do nosso pecado.

Temos responsabilidade a cumprir:

  • Dívidas 
  • Falta de perdão 
  • Inimizades 
  • Mentiras 
  • Adultério...

3º passo: Esquecer os erros passados (Nossos e dos outros)


(Filipenses 3:12-14)
(12) "Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.
(13) Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,
(14) prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus."


O que devemos esquecer:
  • Pecados (Aceitar o perdão de Deus)
  • Ofensas (Perdoar as pessoas que nos magoaram - o perdão tira nossa alma da prisão)
  • Tragédias, enfermidades...
O ensinamento de Paulo é para não mais permitirmos que as circunstâncias do passado exerçam influências negativas sobre o nosso presente e futuro... Quebrar o poder do passado sobre o futuro...
Não é possível mudar o passado, mas mudar o seu significado é algo que se pode fazer...
Quando olhamos para o futuro rompemos com poder do passado...
"Equecendo-me das coisas que atrás ficam" devem ser deixadas no passado, e "avançando para as que estão diante de mim" devem ocupar os nossos pensamentos...
  • (2 Coríntios 5:17) "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!"
Devemos mudar os nossos valores e prioridades... Viver em função da eternidade com Deus e não das coisas passageiras...

4º Declare a Palavra de Deus sobre o seu futuro (Parar de falar do passado e começar a falar do futuro)


(Isaías 55)(10) "Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come,
(11) assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei."


Quando profetizamos a Palavra de Deus, ela primeiramente cumpre em nossa vida antes de voltar para Deus...
Tão certo como a chuva dá nova vida a terra, a Palavra de Deus restaura a nossa vida...
  • (Romanos 4:17) "Como está escrito: "Eu o constituí pai de muitas nações". Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem."
O nosso Deus é um Deus que chama a existência das coisas que não são como se já fossem... E Ele nos formou a Sua imagem e semelhança... 
E esse princípio... O de profetizarmos bençãos sobre o nosso futuro é um princípio poderoso... Para rompermos com uma vida inteira de pecados...
Devemos pensar e falar do nosso futuro de acordo com a Palavra de Deus, e não de acordo com o que já vivemos ou ainda estamos vivendo...

Conclusão


(Hebreus 6:19) "Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura."

Nossa esperança em Cristo é como âncora para a nossa alma, porque está ancorada em um Reino inabalável. O Reino de Deus.
  • (Hebreus 12:28) "Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor."
Ela é segura e imutável... Porque Deus não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa (Números 23:19), devemos nos apropriar da Palavra de Deus com total confiança. 
No novo testamento o termo mais usado para esperança é:
  • Elpis (de elpo, antecipar, esperar com expectativa positiva).
É algo certo que ainda não aconteceu, por isso podemos esperar com alegria sabendo que Deus jamais desampara aqueles que esperam n'Ele.

Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado