quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Vivendo cheio do Espírito Santo

Palavra de Deus, Santificação e Oração: Andam de mãos dadas
Viver cheio do Espírito Santo é uma ordem de Deus para nós e deve ser uma experiência diária na nossa vida, mas para isso acontecer temos que cumprir três princípios fundamentais que não podemos negligenciar:
  • Crescimento na Palavra de Deus.
  • Santidade.
  • Oração.
Ser cheio: Não é uma opção é uma ordem
(Efésios 5:18) "Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem mas deixem-se encher pelo Espírito Santo".
  • Significado da expressão cheio (grego) do Espírito Santo: Ser "dirigido" , "controlado",  "fortalecido" pelo Espírito Santo...
Quando Paulo falou "Não se embriaguem com o vinho"... Ele estava dizendo... Não seja controlado pelo álcool...  Não seja controlado pelos desejos da carne...
  • (1 Pedro 4:2) "Não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para satisfazer a vontade de Deus."
Mas... Enchei-vos do Espírito: O enchimento do Espírito não se completa em um única vez... Deve fazer parte de uma experiência diária...  Continuamente... Conforme ordenado aqui... 
As nossas atitudes preparam o caminho para recebermos a plenitude do Espírito Santo. É o Espírito Santo que nos enche...

Como ser cheio do Espírito Santo?
1) Buscando crescimento na Palavra de Deus:
(Colossenses 3:16-17) "Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações. Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai".
Significado da palavra habitar: "Morar em" ou "estar em casa".
A Palavra de Deus deve controlar o cristão de forma rica... Abundante... Pensamentos... Palavras... e Ações... 
Esse conceito de ser cheio da Palavra (Colossenses 3:16,17) é semelhante ao de ser cheio do Espírito Santo (Efésios 5:18-21), e os resultados de cada um são os mesmos, porque o Espírito Santo enche a vida daquele que é controlado pela Palavra de Deus.
Nunca podemos deixar a obediência a Palavra de Deus de lado em uma caminhada "Vivendo cheio do Espírito Santo"...
  • (2 Timóteo 3:16) "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça."
  • (2 Coríntios 3:6) "O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica."

2) Buscando a santidade: 
(Gálatas 5:16-23) "Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei. Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei".
  • (Colossenses 3:8-10) "Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador".
Nós vamos tirar o velho homem como se tira uma roupa velha e jogar fora... A responsabilidade é nossa... 
Não tem como ser cheio do Espírito Santo estando cheio de pecados...

3)Oração:
(Lucas 11:13) "Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir!"
Se um pai humano dá o que é melhor para os seus filhos, quanto mais Deus dará o Espírito Santo aqueles que lhe pedirem...
  • (Atos 4:29-31) "Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus. Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus".


Resultado de uma vida cheia do Espírito Santo:
  • (Efésios 5:18) "Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito Santo...
1)Alegria:
(Efésios 5:19) "Falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor".
O nível de nossa conversa faz a diferença...
O que não se pode falar:
  • (Efésios 5:3-4) "Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convém; mas antes, ações de graças."
As conversas devem ser em linha com a Palavra de Deus:
  • Falando entre si com Salmos [Salmo do AT], hinos [louvores compostos por cristãos]...
Cantar também faz a diferença:
  • Cânticos espirituais [louvores inspirados pelo Espírito Santo] ... Cantando e louvando de coração... O louvor alegra o Espírito Santo...
Nós cristãos temos que entender que se entristecermos o Espírito Santo ficaremos tristes também... Se vivermos uma vida de santidade... Alegramos o Espírito Santo e ficamos alegres também...
Não existe alegria no pecado...

2) Gratidão:
(Efésios 5:20) "Dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo".
O Espírito Santo se alegra com um coração agradecido... E com isso Ele vai nos enchendo...
Nunca seremos cheios do Espírito Santo com um coração murmurador...
  • (I Coríntios 10:10) "E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram, pelo destruidor."
3) Humildade:
(Efésios 5:21) "Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo".
O cristão cheio do Espírito Santo é conhecido pela sua humildade e submissão, ele não tem necessidade de se impor sobre os outros e tem prazer em servir no Reino de Deus...
  • Não busca seus próprios interesses e sim os interesses do Reino de Deus...
  • Não busca ser servido...
  • Serve de livre e espontânea vontade...
Cada cristão serve no Reino de Deus com seus dons e talentos... 

4) Ousadia: 
(Atos 1:8) "Mas recebereis poder, aos descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra".
  • Significado da palavra testemunha (grego): "Pessoa que dá a vida pela sua fé".
A pessoa cheia do Espírito Santo tem ousadia ao ponto de se precisar entregar a sua vida por Deus e pelo Seu Reino ela vai entregar...


Não entristecendo o Espírito Santo:
(Efésios 4:30) "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção".
(1 Tessalonicenses 5:19) "Não extingais o Espírito".
O Espírito Santo de Deus se entristece quando não abrimos mão da velha vida de pecados pela vida justa de Deus...
Quando entristecemos o Espírito Santo não vivemos na sua plenitude... E podemos até extingui-Lo (apagá-Lo) em nossa vida.
O Espírito Santo deve ter liberdade de nos convencer de todo pecado, e ocupar não apenas uma parte do nosso coração, mas todo o coração.

Conclusão:
  • (Isaías 59:2) "Mas as suas maldades separam vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá".
Devemos buscar o enchimento do Espírito Santo na busca pela Palavra de Deus, na oração, mas não podemos esquecer da santificação, porque o pecado nos separa de Deus. Somente vivendo uma vida de obediência, viveremos cheios do Espírito Santo. Por isso é necessário que toda a vez que pecarmos, devemos pedir perdão a Deus e prosseguirmos em uma vida de santidade.


Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado