Translate

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Santidade

  • (Gênesis 1:26,27) "Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão". Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou".
Deus nos formou à Sua imagem e semelhança, porque o projeto de Deus é ter uma família de filhos santos. 
Mas, com o pecado de Adão, a imagem de Deus em nós ficou desfigurada... O homem sofreu o que chamamos de "morte espiritual".
Mas Deus enviou Jesus que pagou preço de sangue por nós e enviou o Espírito Santo para completar à Sua obra, para que a imagem de Deus fosse restaurada em nosso interior...
Estávamos mortos espiritualmente e recebemos de Deus vida (quando aceitamos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas), recebemos de Deus a Salvação e entramos em um processo de santificação...
  • (Efésios 2:1,10) "vos vivificouestando vós mortos em ofensas e pecadosPorque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas".
E nos tornamos coparticipantes de Sua natureza divina:
  • (2 Pedro 1:4) "Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem coparticipantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça".

Qual o significado da palavra SANTIDADE?

Santidade (grego) = Separação para Deus.

1) Devemos viver em SANTIDADE:
(1 Pedro 1:15-16) "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viverPorquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo".
Deus é santo e deseja que sejamos santos em toda a nossa maneira de viver:
  • Palavras
  • Comportamentos
  • Pensamentos
  • Roupas
E até...
  • (1 Tessalonicenses 5:22) "Afastem-se de toda forma de mal".


Porque...
  • (2 Coríntios 3:2) "Vocês mesmos são a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos".

2) Deus nos disciplina para andarmos em SANTIDADE:
  • (Salmos 119:67) "Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra".
(Hebreus 12:10) "Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade".
  • (Hebreus 12:6) "Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho".
A disciplina é porque Deus não abre mão de nós vivermos uma vida santa, porque o pecado nos afasta Dele.
  • (Isaías 59:2) “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.”  

3) Alcançamos a SANTIDADE pelo estudo perseverante da Palavra de Deus:
(João 17:17) Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.”
  • (João 8:32) " E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". 
Somos santificados pela Palavra de Deus, ela é a verdade que liberta, por isso devemos estudá-la diariamente... 
É através do estudo da Palavra que nossa mente é renovada e passamos a pensar da maneira de Deus... O nosso padrão de vida é a Bíblia.
  • (Romanos 12:2) "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".
É a Palavra que nos dá temor, alegria e força para viver uma vida de santidade... Devemos guardá-la em nosso coração:
  • (Salmo 119:11) "Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti".

4) A SANTIDADE só é alcançada com esforço:
(Hebreus 12:14) "Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor".
A decisão pela santidade deve ser diária:
  • (Deuteronômio 30:19) "Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência".
E muitas das vezes gera em nós um conflito interior:
  • (Gálatas 5:17) "Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis."
Por isso o Senhor nos manda fugir dos desejos da carne: 
  • (2 Timóteo 2:22) "Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor".
Para ser eficaz a nossa luta contra a carne, devemos lutar não só externamente, mas também internamente...
  • (Filipenses 4:8) "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas."

5) A SANTIDADE deve ser aperfeiçoada:
(2 Coríntios 7:1) "Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando [progredindo] a santidade no temor de Deus".
A responsabilidade de purificação é totalmente nossa... Nós é que abandonamos o pecado.
  • (Efésios 4:22-24) "Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e revestir-se do novo homem, que segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade provenientes da verdade".


Conclusão:
A santidade é um processo... É responsabilidade nossa... E não é alcançada de um dia para o outro, mas é o único caminho, que verdadeiramente agrada a Deus. Devemos ser sinceros com Deus e apresentá-lo as nossas dúvidas, fraquezas e dificuldades e pedir que Ele nos fortaleça para vivermos uma vida segundo o que Ele sonhou para nós. Deus jamais desampara aqueles que o buscam. 
A santidade tem sua recompensa... A mais importante é a Vida Eterna com Deus... Mas alcançamos nesta vida muitas bençãos por causa da nossa obediência a Deus...
  • (João 12:25) "Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna."
  • (João 15:10-11) “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo”.
  • (Deuterônomio 28:1-14) "E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus" [...]
  • (João 15:7) "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito".


"Um cristão que não é santo é uma contradição de tudo o que a Bíblia ensina". (John Blanchard)


Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado