segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Os patriarcas da fé: Abraão, Isaque e Jacó

Qual o fundamento da Fé dos Patriarcas?
  • O próprio Deus;
  • O seu chamado;
  • E a promessa que receberam de Deus.
Sendo que a promessa começou em Abraão... Depois confirmada a Isaque... Depois a Jacó...
Todos eles CRERAM, ABRAÇARAM e CAMINHARAM em direção a promessa... Mesmo sabendo que seus descendentes é que herdariam a terra:
  • (Gênesis 15:13-16) "Então o Senhor lhe disse: "Saiba que os seus descendentes serão estrangeiros numa terra que não lhes pertencerá, onde também serão escravizados e oprimidos por quatrocentos anosMas eu castigarei a nação a quem servirão como escravos e, depois de tudo, sairão com muitos bens. Você, porém, irá em paz a seus antepassados e será sepultado em boa velhice. Na quarta geração, os seus descendentes voltarão para cá, porque a maldade dos amorreus ainda não atingiu a medida completa".


Promessa de Deus:
Deus fez uma aliança com Abraão...

(Gênesis 12:1-3)
(V.1) "Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.
(V.2) Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.
(V.3) Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados".


(Gênesis 13:14-16) "E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente; Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre. E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada".


(Gênesis 15:5) "Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência".
Bençãos prometidas à Abraão:
  • Farei de você um grande povo;
  • Abençoarei;
  • Tornarei famoso o seu nome;
  • Você será uma bênção;
  • Abençoarei os que o abençoarem;
  • Amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; 
  • E por meio de você todos os povos da terra serão abençoados.
Mas para que a promessa se cumprisse, Deus ordenou:
  • Sai da sua terra;
  • Sai do meio dos seus parentes;
  • Sai da casa de seu pai;
  • Vá para a terra que eu lhe mostrarei.
Hoje, para que o propósito de Deus se cumpra em nossa vida... Para recebermos as bênçãos de Deus... Nós não podemos nos prender a nada que nos impeça de viver uma vida santa (separação da IDOLATRIA):
  • (2 Coríntios 6:14)  "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?"
  • (2 Coríntios 7:1) "Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus".
Abraão respondeu a Deus com FÉ e OBEDIÊNCIA, por isso que as promessas de Deus se cumpriram na vida dele:
  • (Gênesis 12:4,5) "Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Levou sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam acumulado e os seus servos, comprados em Harã; partiram para a terra de Canaã e lá chegaram".
  • (Hebreus 11:8-10) "Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.  Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa.  Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus".

Deus reafirmou a Sua aliança com
Isaque...

(Gênesis 26) 
(V.2) "O Senhor apareceu a Isaque e disse: "Não desça ao Egito; procure estabelecer-se na terra que eu lhe indicar.
(V.3) Permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei. Porque a você e a seus descendentes darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a seu pai Abraão".
(V.4) Tornarei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e lhes darei todas estas terras; e por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados,
(V.5) porque Abraão me obedeceu e guardou meus preceitos, meus mandamentos, meus decretos e minhas leis".
(V.24) "Naquela noite, o Senhor lhe apareceu e disse: "Eu sou o Deus de seu pai Abraão. Não tema, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes por amor ao meu servo Abraão".
E Isaque pode herdar a promessa por causa da obediência do seu pai Abraão... 
  • "Porque Abraão me obedeceu e guardou meus preceitos, meus mandamentos, meus decretos e minhas leis".
Os filhos são grandemente abençoados por causa da obediência dos pais...
  • (Provérbios 20:7) "O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele."
  • (Salmo 112:2) "Seus descendentes serão poderosos na terra, serão uma geração abençoada, de homens íntegros."
A promessa só chegou a Isaque por causa da fé e da obediência de Abraão... E Isaque só iria desfrutar da promessa se ele continuasse na mesma obediência...

...E depois com Jacó.

(Gênesis 28) 
(V.10) "Jacó partiu de Berseba e foi para Harã.
(V.11) Chegando a determinado lugar, parou para pernoitar, porque o sol já se havia posto. Tomando uma das pedras dali, usou-a como travesseiro e deitou-se.
(V.12) E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.
(V.13) Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: "Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado.
(V.14) Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência.
(V.15) Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi".
Bênçãos prometidas a Jacó e a nós também, porque é o próprio Deus que cuida para que as suas promessas se cumpram em nossas vidas:
  • Estou com você;
  • Cuidarei de você, aonde quer que vá;
  • Eu o trarei de volta a esta terra; 
  • Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi.
De Jacó nasceu os 12 patriarcas... 
  • (Atos 7:8) "E deu a Abraão a aliança da circuncisão. Por isso, Abraão gerou Isaque e o circuncidou oito dias depois do seu nascimento. Mais tarde, Isaque gerou Jacó, e este os doze patriarcas."
E deles procederam a Bíblia e o Salvador Jesus Cristo, cumprindo assim a aliança que Deus fez com Abraão: 
  • (Atos 3:25,26) "E vocês são herdeiros dos profetas e da aliança que Deus fez com os seus antepassados. Ele disse a Abraão: ‘Por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados’ Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vocês, para abençoá-los, convertendo cada um de vocês das suas maldades".

A fé sempre leva em direção a promessa:

Perseveraram na promessa:
(Hebreus 11) 
(V.13) "Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra."
(V.14) Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria.
(V.15) Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.
Os patriarcas: 
A fé consegue enxergar as promessas mesmo há uma longa distância... Morreram antes de tomar posse da terra, mas não desanimaram e persistiram na fé. 
Eles tinham a certeza que as promessas eram verdadeiras... E seriam cumpridas... E por isso as abraçaram... E declaravam que eram estrangeiros e peregrinos.
Eles tiveram a oportunidade de voltar de onde eles saíram... Mas prosseguiram...
  • (Hebreus 10:38) "Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele".
Nós:
  • (I Pedro 2:11) "Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma".
  • (Hebreus 12:1,2) "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está propostaOlhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus'.
(V.16) Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade".
Eles visualizaram a pátria celestial...
    Patriarcas:
    Eles não tinham vergonha de Deus e Deus não tinha vergonha de dizer que era o Deus deles:
    • (Êxodo 3:6) "Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus".
    Nós:
    Aquele que não se envergonha de Jesus, Deus não se envergonhará dele:
    • (Lucas 9:26) "Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos".

    Deixaram o exemplo de fé para
    os seus filhos

    (Hebreus 11)
    (V.20) "Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles.
    (V.21) Pela fé Jacó, à beira da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou a Deus, apoiado na extremidade do seu bordão".
    Eles abençoaram os seus filhos porque creram em Deus, em Sua Palavra e na promessa ensinada por Abraão... Creram no futuro invisível que Deus lhes havia prometido...
    • (Provérbios 22:6) "Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles".

    Conclusão:
    Aprendemos:
    • A verdadeira fé sempre responde com obediência a Deus e a Sua Palavra. 
    • Deus firma um compromisso conosco para que o propósito DEle se cumpra em nossas vidas.
    • Somos abençoados por Deus para trabalharmos em Sua obra como canal de bênçãos na vida das outras pessoas.
    • Temos a responsabilidade de sermos exemplos de fé e de integridade para os nossos filhos.
    • Deus trabalha em favor daqueles que esperam n'Ele (Isaías 64:4).

    "A fé em Deus sempre será coroada". William S. Pumer


    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    6 comentários:

    1. Paz irmão postagem muito edificante, que Deus continue a usar o senhor como ferramenta a levar as boas novas.

      ResponderExcluir
    2. A paz do senhor Jesus Cristo, que nosso bondoso Deus lhe conceda sabedoria e discernimento espiritual para continuar essa obra.

      ResponderExcluir
    3. Graça e paz irmão, que estudo excelente edificante Espírito Santo falou muito comigo através de sua reflexão e textos da Bíblia, o mais incrível é que bateu tudo com que venho entendido pra minha vida, e hoje tive oportunidade de evangelizar para uma pessoa. 🙏🏻

      ResponderExcluir
    4. Amém! Glória a Deus! Que o Senhor nosso Deus e Pai celestial continue te usando como vaso de honra nessa terra.

      ResponderExcluir

    Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado