quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Novo nascimento

O que é o novo nascimento?

O novo nascimento ou regeneração (Tito 3:5) é o ato pelo qual Deus concede uma vida espiritual àqueles que recebem a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. 

O novo nascimento é o início de tudo, é o início da nova vida com Deus, porque somos transformados espiritualmente pelo Espírito Santo, e passamos da morte espiritual para a vida espiritual. No novo nascimento nos tornamos filhos de Deus.
  • (1 Coríntios 2:9-16) (9) "Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam"; (10) mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. (11) Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. (12) Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. (13) Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. (14) Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. (15) Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois (16) "quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? " Nós, porém, temos a mente de Cristo."

Sem o novo nascimento ninguém entra no Reino de Deus:
  • (João 3:5) "Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus"."


Religião não é novo nascimento


(João 3:1-10)
(V.1) "Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. 

Nicodemos era totalmente instruído de acordo com a lei e teologia judaica, ele era um fariseu, poderoso entre os judeus. Fazia parte do corpo governante de Israel.
  • (V.10) Foi chamado pelo Senhor Jesus de "mestre de Israel".
  • Os fariseus eram o grupo mais religiosamente rigoroso dentre todos os grupos judaicos.

(V.2) Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.

Ele tinha certeza que Jesus era mestre vindo de Deus e que os milagres que Ele fazia eram verdadeiros.


(V.3) Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

O termo nascer de novo significa que ele já havia passado pelo nascimento natural, mas agora precisava de um outro nascimento, o nascimento espiritual.

Nicodemos precisava:
  • Nascer do alto, nasce do céu.
  • Nascer para uma vida de comunhão com Deus.

(V.4) Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

Nicodemos não entendeu nada. Jesus estava falando de um nascimento espiritual.


(V.5) Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 

Pelo contexto... O nascer da água e do Espírito, está afirmando que para uma pessoa entrar no Reino de Deus ela precisa de dois nascimentos:
  • Natural.
  • Espiritual. 

Complementar:

Não existe um acordo entre os teólogos para explicar o significado "nascer da água":
  • Alguns veem como o nascimento natural do ser humano.
  • Alguns veem como o batismo nas águas.
  • Alguns veem como o nascimento pela Palavra de Deus.


(V.6) O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 

Aqui Jesus confirma o versículo anterior:

A carne não tem relação nenhuma com o Espírito, ainda que ele nascesse cem vezes da sua mãe, seria carne.
  • (João 6:63) "O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida."
Nascer do Espírito é "nascer do alto", que é outra maneira de dizer "nascer de Deus que está no alto".


(V.7) Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.

Nicodemos ficou surpreso! Jesus afirmava que era necessário um novo nascimento. Ele precisava de ter vida espiritual.


(V.8) O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. 

Como Jesus gostava de falar através de linguagem simbólica, é bem provável que estava ventando naquele horário.

Não se pode explicar o vento, não sabemos de onde ele vem e nem para onde ele vai, mas conseguimos ver a poeira e folhas que ele carrega, e até o efeito devastador dos furacões.

Da mesma forma não tem como explicar de forma racional o que acontece com a pessoa que nasce do Espírito, mas podemos ver a transformação em sua vida.
 
(V.9) Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto? 

Nicodemos queria entender como ele poderia passar pelo novo nascimento.
  • (1 Coríntios 2:14) "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."

(V.10) Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?

Ele como mestre das Escrituras hebraicas conhecia as passagens bíblicas do Antigo Testamento sobre o novo nascimento:
  • (Ezequiel 36:26,27) "E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis."
  • (Ezequiel 37)

(João 3:16-18) (16) "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (17) Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. (18) Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus".


Jesus é o único caminho, somente quem crê n'Ele passará pelo novo nascimento.


Complementar:

Nicodemos cresceu em fé:
  • (João 7:50,51) (50) "Nicodemos, um deles, que antes tinha procurando Jesus, perguntou-lhes: (51) "A nossa lei condena alguém, sem primeiro ouvi-lo para saber o que ele está fazendo?"
  • (João 19:39) "Ele estava acompanhado de Nicodemos, aquele que antes tinha visitado Jesus à noite. Nicodemos levou cerca de trinta e quatro quilos de uma mistura de mirra e aloés."


Por que precisamos nascer de novo?


(Efésios 2:1-9) 

(V.1) "Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados.

Quando Adão pecou, entrou no mundo a morte espiritual, e todas as pessoas passaram a nascer mortas espiritualmente, separadas de Deus.

(V.2) nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

Vivíamos debaixo do domínio das trevas, debaixo do domínio de Satanás.
  • (Colossenses 1:13) "Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado."
E todos aqueles que andam na prática do pecado, estão debaixo do domínio de Satanás e são filhos da desobediência.

Complementar:
Porque Satanás encabeça o sistema deste mundo.


Éramos merecedores da ira de Deus...

(V.3) Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.

A ira de Deus está sobre todos os filhos da desobediência, aqueles que andam na prática do pecado, e a única solução é Jesus e a cruz.


E ninguém por si mesmo pode mudar esta condição:

(V.4) Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Por causa da misericórdia e do amor de Deus, Ele preparou para nós o caminho que nos leva a Sua presença.


(V.5) deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

Deu-nos vida:
  • Salvação através de Jesus.
Recebemos vida quando confessamos Jesus, quando nascemos de novo. O nosso espírito que antes estava morto espiritualmente, agora recebe vida.

Jesus é a porta que nos traz vida:
  • (João 14:4) "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim."

(V.6) Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,

Da mesma forma que Deus ressuscitou a Jesus da morte, e O fez assentar nos lugares celestiais, Ele nos ressuscitou quando confessamos Jesus como o nosso Senhor e Salvador. Espiritualmente todo cristão está assentado nos lugares celestiais.
  • (Romanos 6:3-5) "Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição".
  • (Efésios 1:20-23) "Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir. Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância". 

(V.7) para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Nada é mérito nosso.


(v.8) Pois vocês são salvos pela graçapor meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

Fomos salvos pela graça por meio da fé. Graça é favor imerecido. Até a nossa fé para sermos salvos é dom de Deus. Tudo é um presente de Deus para nós.


(V.9) não por obras, para que ninguém se glorie".

Não alcançamos a salvação por meio de obras, mas pela fé e arrependimento.
  • (2 Coríntios 10:17-18) "Contudo, "quem se gloriar, glorie-se no Senhor", pois não é aprovado quem a si mesmo se recomenda, mas aquele a quem o Senhor recomenda."


Alguns sinais do novo nascimento:

  • (2 Coríntios 5:17) "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."

1) Prazer na Palavra de Deus:

(Romanos 7:22) "Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus."

Esse prazer leva o cristão a alinhar com a nova natureza que recebeu com o novo nascimento.


2) Aversão ao pecado:

(1 João 3:9) "Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus."

A pessoa que verdadeiramente nasceu de novo, recebeu a semente de Deus, o "Espírito Santo", por isso ela não consegue viver na prática do pecado.


3) Mudança de direção: 

(Colossenses 3:1-2) (1) "Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. (2) Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas."

Mantenham o pensamento nas coisas do altoBusca constante pela Palavra de Deus, pela vontade de Deus.
  • (Salmo 84:10) “Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade."


4)  Busca pela santidade:

(Efésios 4:24) "A revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade."

Abandona os velhos hábitos e adquiri novos hábitos compatíveis com a nova natureza.


5) Amor fraternal:

(1 João 4:7) "Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus."

Ama os irmãos em Cristo, e os trata como gostaria de ser tratado.
  • (Lucas 6:31) "E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também".

6) Pratica a justiça:

(1 João 2:29) "Se vocês sabem que ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele."
  • Deus é um Deus justo.
Conhecemos uma pessoa nascida de novo quando ele caminha na justiça, ou seja, ela anda na prática da Palavra de Deus.


7) Humildade:

(Efésios 4:2) "Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor."
  • Jesus andou em humildade.
O cristão verdadeiro também anda em humildade.


8)  Vitória sobre o mundo:

(1 João 5:4,5) "O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus."

Escolhe sempre a obediência à Palavra de Deus:
  • (Deuteronômio 30:19) "Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência."

Conclusão:

  • (Romanos 10:9,10) "Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação."

Oração: 

Pai, eu acredito em Sua Palavra e aceito Jesus como Senhor e Salvador da minha vida. Eu creio em meu coração que o Senhor O ressuscitou dentre os mortos. Quero viver a minha vida em dependência total do Seu Espírito. Perdoa os meus pecados e me encha da Tua presença.


Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

2 comentários:

  1. Palavra abençoada que produz um grande aprendizado sobre o novo nascimento... tremendo! direto do alto. Sabias palavras Pastora Angela muito querida

    ResponderExcluir

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado