Translate

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Livro Da Vida

O LIVRO DA VIDA  é um Memorial de fidelidade onde estão registrados os nomes dos fiéis... Das pessoas que afastaram de toda a forma de mal... Onde estão registrados os nomes das pessoas que passarão a VIDA ETERNA com Deus...
  • (Apocalipse 21:27) "Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro".


Haverá dois tipos de julgamentos:
(Os julgamentos serão com muita sabedoria e seriedade)
  • Tribunal de Cristo
  • Grande Trono Branco
Os dois julgamentos terão semelhanças:
  • As pessoas comparecerão diante do juiz
  • Todos os fatos serão levados em consideração
Tribunal de Cristo: 
Julgamento dos salvos... Suas obras passarão pelo fogo... Haverá perdas de galardões e privilégios...

Grande Trono Branco:
Julgamento dos não salvos... As pessoas serão julgadas segundo as suas obras... Haverá grau de punição...

Jesus Cristo será o Juiz de todos os homens
(Hoje Jesus Cristo é o Salvador)
(João 5:22,27,29) 
(V.22) "Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho
(V.27) E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.
(V.29) E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação".

Tribunal de Cristo
(Julgamento dos cristãos por suas obras)
Todos os cristãos enfrentarão o Tribunal de Cristo... Não é para condenação... Porque os cristãos não serão julgados pelos seus pecados...
  • (João 5:24) "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida".
  • (Romanos 8:1) "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito".
É para julgar as obras (serviços) de cada um... 
  • (2 Coríntios 5:10) "Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más (vãs)". 
Obs.: A palavra comparecer no grego significa: Ser revelado... Mostraremos o que somos... Não haverá fingimentos...(vai muito além de apresentar-se, aparecer...)

(I Coríntios 3:11-15) 

(V.11) "Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo.
O alicerce da igreja (pregação) deve ser o evangelho de Jesus Cristo.
  • (1 Coríntios 2:1-2) "Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloquente nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus. Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado".
(V.12) Se alguém constrói sobre esse alicerce, usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha,
Ouro, prata e pedras preciosas:
  • Ensino íntegro
  • Vida fiel (Santidade)
  • Trabalho com excelência... Tudo feito para honra de Deus...
Madeira, feno ou palha:
  • Ensino inadequado
  • Estilo de vida que contradiz a Palavra de Deus (Sem santidade)
  • Trabalho sem excelência... Ou por motivação errada...
(V.13) Sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um.
O tribunal de Cristo será um lugar de revelação... O fogo revelará a qualidade das obras de cada um...
  • (1 Coríntios 4:5) "Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor".
(V.14) Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa.
As obras praticadas com fidelidade a Deus serão a base das recompensas por toda a eternidade...
  • (Apocalipse 22:12) "Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez".

(V.15) Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo".
Todas as obras passarão pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada cristão... As obras que não foram feitas com santidade, com excelência e para honra de Deus... Serão queimadas... O cristão será salvo... Mas terá perdas de galardões.
  • (Mateus 6:20) "Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam".

Grande Trono Branco
(Julgamento dos incrédulos por suas obras)
Este julgamento não é para os cristãos... É para os não salvos... E é para condenação...
Haverá:
  • Juiz... Mas não haverá júri.
  • Acusação... Mas não haverá defesa.
  • Sentença... Mas ninguém poderá se defender.
(Apocalipse 20:11-15) 
(V.11) "Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.
Grande trono branco - A cor branca simboliza a santidade, pureza e transparência do julgamento...
Juiz - Jesus
Terra / Céu fugiram da sua presença - Fugiram da presença do juiz sentando no grande trono branco...

(V.12) Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertosOutro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.
Mortos, grandes e pequenos mortos espirituais que morreram sem Cristo que estavam no lugar de tormento...
Livros foram abertos: 
A Palavra de Deus estará presente... O livro das obras dos homens... O Livro da Vida.
  • (João 12:48) "Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia.
  • (Romanos 2:16) "Isso acontecerá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho". 
Os não salvos serão julgados "segundo as suas obras". 
  • (Romanos 12:6) "Deus "retribuirá a cada um conforme o seu procedimento".
Alguns pecados que receberão mais duro juízo: 
  • Pessoas que rejeitaram a Palavra de Deus: (Lucas 10:10-16) "Mas em qualquer cidade, em que entrardes e vos não receberem, saindo por suas ruas, dizei: Até o pó, que da vossa cidade se nos pegou, sacudimos sobre vós. Sabei, contudo, isto, que já o reino de Deus é chegado a vós. E digo-vos que mais tolerância haverá naquele dia para Sodoma do que para aquela cidade. Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco e cinza, se teriam arrependido. Portanto, para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te levantaste até ao céu, até ao inferno serás abatida. Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou."
  • (Romanos 2:8) "Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça".
  • Mestres que não ensinaram e viveram com integridade: (Tiago 3:1) "Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo." (Mateus 23:13) "Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando".
    • Hipócritas que usaram do meio "FÈ" para roubar: (Mateus 23:14) "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo".
    • Pessoas que se desviaram da fé: (Hebreus 10:29:31) "De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo".

    (V.13) O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito.

    O mara morte e  o Hades entregaram os mortos... Ninguém escapará do juízo final de Deus... 
    Cada um será julgado de acordo com o que pratica nesta vida - Haverá grau de castigo... Isso mostra a justiça de Deus.

    (V.14) Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.
    Até a morte e o Hades serão lançados no lago de fogo... Que é chamado a segunda morte... Porque é condenação eterna...

    (V.15) Se o nome de alguém não foi encontrado no LIVRO DA VIDA, este foi lançado no lago de fogo".
    Jesus como juiz justo... Confere se o nome está escrito no LIVRO DA VIDA... E se não for achado será lançado no lago de fogo...
    • (Filipenses 2:9-11) "Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai".

    Conclusão:
    • (Hebreus 3:13,14) "Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até o fim".
    Temos que conhecer a Palavra de Deus e observar HOJE se ela está nos justificando ou condenando... Porque consciente ou inconsciente seremos julgados por ela... 
    Deus não honra e nunca honrará uma conduta pervertida... 
    Deus é um Deus justo... E não se esquece daqueles que temem o Seu Nome...
    • (Apocalipse 3:5) "O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos".

      "Este mundo é nossa passagem, não nossa porção." Mathew Henry


      Graça e paz,
      Pra. Angela Caldas.

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

      Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado