Translate

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Do Pecado Para A Salvação Pela Graça

O apóstolo Paulo destaca a nossa trajetória nessa vida... Começando pelo passado, passando pelo presente e avançando para o futuro... Mostrando a misericórdia e o amor de Deus por nós...

(Efésios 2:1-10)

Nossa condição antes de entregarmos a nossa vida para Jesus...
(Versículos 1-3)

(V.1) "Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,
Antes de aceitarmos a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas estávamos mortos em nossas transgressões e pecados... Essa é a realidade de todas as pessoas que andam na prática do pecado:
  • (Romanos 6:23) "Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor".


(V.2) nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
Vivíamos debaixo do domínio das trevas... Debaixo do domínio de Satanás... 
  • (Colossenses 1:13) "Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado".
E todos aqueles que ainda não decidiram por Jesus... Ou que andam na prática do pecado... Estão debaixo do domínio de Satanás e são filhos da desobediência...

(V.3) Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carneseguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
O padrão de Deus para os seus filhos é viver uma vida de santidade, mas para que a santidade se torne uma prática diária... Os nossos pensamentos precisam ser renovados pela Palavra de Deus:
  • (Romanos 12:2) "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".
Pensamentos padrão para o cristão:
  • (Filipenses 4:8) "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas".


O que Deus fez por nós...
(Versículos 4-9)

(V.4) Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,
Deus é o autor da nossa mudança de vida... Foi a sua misericórdia e o seu amor por nós que nos "resgatou do domínio das trevas"...

(V.5) deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.
Por causa do pecado de Adão (Adão representava a humanidade)... Todo ser humano nasce morto espiritualmente...
Por isso Deus providenciou para a nós a salvação através de Jesus... Para nos dar vida...

(V.6) Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,
Deus nos ressuscitou da morte espiritual... Antes estávamos mortos espirituais... Separados de Deus...
  • (Isaías 59:2) "Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá".
Agora estamos assentados (igreja) com Cristo nos lugares celestiais...
  • (Efésios 1:20-23) "Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,
    muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir. Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância".

(V.7) para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
Nada é mérito nosso...

(V.8) Pois vocês são salvos pela graçapor meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

Fomos salvos pela graça por meio da fé... Graça é favor imerecido... 
Até a nossa fé para sermos salvos é dom de Deus...
Tudo é um presente de Deus para nós...

(V.9) não por obras, para que ninguém se glorie.
Não alcançamos a salvação por meio de obras... Mas pela fé e arrependimento...
  • (2 Coríntios 10:17-18) "Contudo, "quem se gloriar, glorie-se no Senhor", pois não é aprovado quem a si mesmo se recomenda, mas aquele a quem o Senhor recomenda".

O que Deus espera de nós...

V.10) Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obrasas quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos".
  • (Tiago 2:26) "Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta".
Mas as boas obras são os resultados da salvação... Que Deus já tinha preparado para que as praticássemos... Porque servindo a Deus nós vamos somar para que mais pessoas sejam resgatas do domínio das trevas.

"Aquele que nos deu a sua imagem quer necessariamente ver sua imagem em nós". Agostinho



Graça e paz,
Pra. Angela Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado