Translate

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Aprendendo a priorizar a Palavra De Deus:

Jesus prometeu para nós uma “Vida Com Abundância”, mas para desfrutarmos dessa vida, primeiramente temos que passar pela porta da salvação... E Jesus é essa porta:

(João 10:9,10) “Eu sou a porta.
  • (1 Timóteo 2:5) “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”.
  • (João 14:6) “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.
Se alguém entrar por mim, será salvo,
O verbo salvar significa:
  • Livrar de perigo... Entregar em segurança...
entrará, e sairá,
  •  Liberdade.
  • Proteção na caminhada cristã.
e achará pastagem.
  •  Alimento.
O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir;
  • Grego - kleptes: Defraudador, ratoneiro; o nome é transferido para falsos mestres, que não cuidam em instruir homens, mas abusam de sua confiança para o seu próprio ganho.
    Ladrão: Em sentido figurado, sobre falsos ensinadores ou enganadores, que tiram os homens do caminho da Verdade; aqueles que roubam os homens em relação à Verdade. Por trás dos falsos ensinadores está Satanás.
    • (Mateus 23:13) “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o Reino dos céus; e nem vós entrais, nem deixais entrar aos que estão entrando”.
    Roubam, matam e destroem... Porque roubam a Verdade dos homens...
    Jesus estava falando dos falsos ensinadores da sua época (Escribas e fariseus – líderes religiosos)
    Os falsos ensinadores querem garantir seus próprios interesses.

    São avarentos:
    (Que ou quem tem avareza; mesquinho; pão duro; sovina).
    • (Lucas 16:14) “E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas essas coisas e zombavam dele”.

    São gananciosos:
    (Que só tem em vista o lucro excessivo. Que tem ambição de ganho).
    • (Marcos 12:40) “Que devoram as casas das viúvas e isso, com pretexto de largas orações. Estes receberão mais grave condenação”.
    eu vim
    (Jesus veio entre os homens)

    para que tenham vida,
    • Corrigir tudo o que estava errado em relação às verdades divinas,
    • Dar vida individualmente (perdoar, santificar, libertar, curar, prosperar...)
    • Ensinar o caminho da vida eterna... A vida sem morte...

    e a tenham com abundância”.
    Abundância:
    •  Vida além da medida.
    •  Ter mais do que o suficiente.
    Se quisermos viver verdadeiramente essa “Vida Com Abundância” temos que buscar conhecimento da Palavra de Deus, para não sermos enganados por falsos ensinadores...
    E também... Para aprendermos a lutar contra o nosso verdadeiro adversário: Satanás.

    O que está destruindo o povo de Deus
    é a ignorância

    (Oséias 4:6) “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”.
    Mas não é a ignorância de apenas não conhecer a Palavra de Deus... Eles estavam rejeitando o conhecimento...
    E o que é pior...
    Essa rejeição começava pelos sacerdotes (liderança)...
    É conhecimento no sentido de:
    •  Conhecimento por experiência com Deus.
    Porque conhecer intelectualmente, sem praticá-la é desprezar ainda mais a Deus.

    O rei Salomão, o rei mais sábio que existiu...
    • (1 Reis 3:12) “Farei o que você pediu. Eu lhe darei um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você”.
    Declarou:
    (Provérbios 4:7) “A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento”.
    • Devemos priorizar a sabedoria.
    • Adquire pois a sabedoria (conhecimento correto da Palavra de Deus com prática).
    • Emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento (conhecimento com sabedoria e discernimento - conhecimento correto).
    Em outras palavras... Investir:
    • Tempo
    • Dinheiro
    • Oração... Para crescer em entendimento...

    Conhecendo o valor da Palavra de Deus

    1) A Palavra de Deus é viva:

    (Hebreus 4:12) “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz (ativa, que vivifica), e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”.
    A Palavra de Deus é a própria vida... E é a geradora de vida...
    • Muda o nosso caráter.
    • Muda a nossa circunstância.
    Porque é o Espírito Santo que a vivifica.
    • (João 6:63) “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida”.
    • (2 Coríntios 3:6) "O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica".

    2) A Palavra de Deus é a fonte de Vida

    (Mateus 4:4) “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: nem só de pão viverá o homem, mas (viverá) de toda a palavra que sai da boca de Deus”.
    A Palavra de Deus é a única fonte de vida...

    3) Deus exaltou a Sua Palavra:

    (Salmo 138:2) "Voltado para o teu santo templo eu me prostrarei e renderei graças ao teu nome, por causa do teu amor e da tua fidelidade; pois exaltaste acima de todas as coisas o teu nome e a tua palavra".
    • Qual o valor que estamos dando à Palavra de Deus?
    • A ela atribuímos prioridade em nossas vidas?
    Deus se revela a nós de muitas maneiras... Mas Ele se revela mais claramente através da Sua Palavra.

    O nome de Deus significa: Sua reputação e caráter por Sua fidelidade e Sua bondade.

    A Palavra de Deus significa:  Sua promessa que é a verdade.

    4) A Palavra de Deus é eterna:

    (Marcos 13:31) “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”.
    A Palavra de Deus vai permanecer para sempre.

    5) A Palavra de Deus não falha:

    (Ezequiel 12:25a) “Eu, o Senhor, falarei, e a palavra que eu falar se cumprirá”.
    O próprio Deus garante o cumprimento de Sua Palavra.

    (Jeremias 1:12) “E me disse o Senhor: Viste bem; porque Eu velo sobre a Minha Palavra para a cumprir”.
    • Velar: Estar alerta; sem sono; fazer vigilância...

    Graça e paz,
    Pra. Angela Caldas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado