Translate

segunda-feira, 19 de março de 2012

Cuidado Com Os Escândalos!

(Mateus 18:7) "Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropeçar!"

O cristão é uma carta viva e lida por todos, por isso ele deve permanecer sempre em vigilância, não fugindo apenas do mal... Mas também de sua aparência... 
É responsabilidade nossa como cristãos conhecedores da Palavra de Deus promovermos a edificação, sendo exemplos não apenas em palavras, mas principalmente em atitudes, para um crescimento forte e saudável da igreja.
Procurando também preocuparmos com as necessidades dos outros, retirando do nosso meio toda pedra de tropeço.
Temos que vigiar não apenas no nosso meio, mas principalmente dando bom testemunho aos que são de fora... Muitos cristãos são "grandes" exemplos dentro da igreja, mas não se comportam de forma santa no meio de ímpios, esquecendo que o ímpio de hoje pode ser um cristão de amanhã, trazendo assim, escândalos para dentro da igreja. Sem contar também que o "mal comportamento" fora da igreja, pode causar escândalos no mundo, ridicularizando o nome da igreja e do próprio Senhor Jesus. 
  • Como você se sentiria se a pessoa que você dá mau exemplo hoje, se convertesse e fosse para sua igreja? Você sentiria vergonha? Você teria algum crédito como cristão para ensinar a Palavra de Deus para ela?
Medite nesse ensinamento: Você é a única Bíblia que alguns incrédulos lerão, e a sua vida está sendo examinada todos os dias. O que os outros aprendem com você? Eles vêem uma imagem correta do seu Deus? (John MacArthur)
  • Definição da palavra escândalo: Coisa indecorosa, contrária aos bons costumes. Estado de perplexa indignação suscitado por palavra ou ato reprovável: com grande escândalo do auditório. Procedimento desabrido que causa vexame ou constrangimento; altercação, querela; algazarra, tumulto: dar escândalo em público.
  • Definição da palavra escândalo no grego: Armadilha, cilada, tropeço, qualquer impedimento colocado no caminho e que faz alguém tropeçar ou cair; pedra de tropeço; ocasião de tropeço; qualquer pessoa ou coisa pela qual alguém se torna presa ou afoga-se no erro ou pecado. 

(Mateus 18:7-9) "Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem! Se a sua mão ou o seu pé o fizerem tropeçar, corte-os e jogue-os fora. É melhor entrar na vida mutilado ou aleijado do que, tendo as duas mãos ou os dois pés, ser lançado no fogo eterno. E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o e jogue-o fora. É melhor entrar na vida com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no fogo do inferno".
No mundo os escândalos são frequentes... e de certa forma até esperado. 
Mas a Palavra de Deus declara: Ai... do mundo, por causa dos escândalos...
A palavra ai significa: vocês são amaldiçoados.
As pessoas que causam escândalos serão castigadas por causa disso.
A nossa conduta como cristão deve ser totalmente diferente...
Deus nos instrui através da Sua Palavra, a nos preocuparmos com a fé de nossos irmãos em Cristo...
Devemos viver de forma a andar em integridade diante de Deus e dos homens.
Jesus nos advertiu a respeito do escândalo porque ele é uma pedra de tropeço que impedem as pessoas de se converterem, ou faz com que elas saiam da presença de Deus.
É muito perigoso para os pais, fazerem os seus filhos tropeçarem por causa do mau exemplo... Esses pais (desobedientes) vão ter que prestar contas a Deus.
  • (Mateus 18:6) "Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar".

Devemos evitar comportamentos que fazem 
os nossos irmãos tropeçarem... 
(Romanos 14:13,19,21) "Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão. Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua. É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair".
(Romanos 15:2) "Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo".
(I Coríntios 8:13) "Portanto, se aquilo que eu como leva o meu irmão a pecar, nunca mais comerei carne, para não fazer meu irmão tropeçar".

"Dizem que se aprende mais com o que é observado do que com o que é ensinado. [...] Embora seja importante transmitir a Palavra de Deus didaticamente, é o que as pessoas veem em nossa vida que respalda as nossas palavras. [...] Se vamos ensinar a Palavra de Deus efetivamente, devemos viver a Palavra de Deus simultaneamente". (Gene Getz)

Graça e paz,
Angela Caldas. 

2 comentários:

  1. isso é muito forte... fazia tempo que eu não ouvia ou lia uma palavra embasada neste versículo... MUITO BOM!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade...
      O pecado já é ruim... Porque nos afasta de Deus...
      Mas o escândalo é pior...
      Shalom.
      Angela Caldas.

      Excluir

Registre e compartilhe conosco uma experiência vivida ou um comentário de bênção. Obrigado